Infra - Content Management Server

Desbravando o Content Management Server 2002- Parte I

A falta de gerenciamento no conteúdo da Web resulta em um prejuízo significante para toda a organização, como o Content Management Server 2002 reduz drasticamente o tempo necessário para construir e implantar websites orientados a conteúdo e como ele proporciona escalabilidade, confiabilidade e performance extremamente altas para estes sites.

por Maycol Sneider Romelli



Gerenciamento de Conteúdo, Uma decisão de negócio

Content Management Server 2002

Figura 1: Content Management Server 2002

É com grande satisfação que ínicio uma grande jornada dentro das páginas do site www.linhadecodigo.com.br, o objetivo é trazer informação e mostrar mais um servidor da plataforma .NET. "Desbravando o Content Management Server 2002" será uma coluna mensal, onde irá explorar o gerenciamento de conteúdo. Nesta viagem, num mundo desconhecido para alguns, mas nem tanto para outros, teremos a oportunidade de conhecer, demonstrar e principalmente dominar todas as funcionalidades do CMS 2002.

A Evolução do E-Business

Logo após o estouro da bolha da internet a primeira fase dessa evolução ocorreu quando necessitávamos estar presente (publicar informação), logo depois vivemos uma segunda fase que foi a necessidade de trazer receita e transacionar dados o famoso B2C e agora a terceira fase a interação e integração de dentro para fora, como de fora para dentro das empresas, o B2B e B2E.

Evolução do e-business

Figura 2: Evolução do e-business

O E-Business Hoje

Com esta evolução, o e-business trouxe algumas necessidades dentro das corporações aonde os sites devem ser desenvolvidos e disponibilizados rapidamente, os conteúdos precisam ser atualizados frequentemente e a experiência do usuário deve ser personalizada.

E-business hoje

Figura 3: E-business hoje

Porque Gerenciar Conteúdo?

A falta de gerenciamento no conteúdo da Web resulta em um prejuízo significante para toda a organização.Temos então três focos a serem analisados, Technical Manager, Business User e Business Manager.

Technical Manager

Mudanças no site necessitam de um desenvolvedor, com isso processos manuais de atualização são efetuados, desviando o foco dos desenvolvedores em novos projetos, tendo então a dificuldade em personalizar o conteúdo.

Business User

Todas atualizações precisam passar pelo grupo de TI, com isso acontecem em um lead-time irreal, faltando assim controle.

Business Manager

Dificuldade em agir em novas oportunidades acabam afetando os negócios, com isso a uma experiência pobre do usuário e um relacionamento enfraquecido com parceiros e clientes.

A Solução da Microsoft

Como o Microsoft Content Management Server 2002 aliviaria os problemas?

Technical Manager

Democratizaria a criação da Web, os recursos de desenvolvimento seriam liberados, com isso teríamos um controle central do processo de publicação fornecendo facilmente um conteúdo dinâmico.

Business User

Gerenciamento do próprio conteúdo, sem necessidade de enviar o conteúdo ao grupo de TI podendo então alterar o conteúdo imediatamente.

Business Manager

Visualização e execução de novas oportunidades de negócios, com isso os sites se tornariam mais úteis, fortalecendo então o relacionamento com parceiros e clientes, tendo então uma experiência mais positiva nos sites.

Microsoft Content Management Server 2002

O CMS 2002 é a nova versão do CMS 2001, que estará no mercado em breve trazendo grandes inovações para facilitar ainda mais o gerenciamento de conteúdo nas organizações, trazendo novas características como, ambiente de desenvolvimento integrado, integração com o Visual Studio.NET, ambiente de desenvolvimento RAD, galerias de placeholder extensíveis, ferramentas de depuração integradas, controle de código de fonte utilizando Visual SourceSafe, utilização de .NET Framework, arquitetura ASP.NET, ambiente de desenvolvimento novo e mais poderoso, suporte a Web Services, Common Language Run-Time, ASP/COM e ASP.NET.

Benefícios do Microsoft Content Management Server 2002

O CMS 2002 traz deployment através do Application Center Server, administração e interoperabilidade com a infra-estrutura web, facilidade no desenvolvimento de sites, integração com Visual Studio .NET, Office XP, Sharepoint Portal Server, Commerce Server e implementação incremental ou total.

Fornece suporte a XML e Web Services, com facilidade em agregar conteúdo e integrar dados através do Biztalk Server.

Sua arquitetura de interoperabilidade tem suporte nativo a formatos de XML, com facilidade de conexão com o uso de XML e Web Services e compatibilidade total com o CMS 2001 e ASP.

O CMS 2002 traz um ambiente de publicação end-to-end, aonde sabendo Word XP, você pode publicar informação de dois modos; a primeira baseada em tarefas repetitivas e a segunda baseada em assistente com opções para usuários avançados.

Sua ferramenta de autorização para a publicação é baseada em browser com publicação de conteúdo baseado em template e conteúdo separado do formato.

Após a criação do conteúdo o CMS 2002 utiliza um Workflow para aprovação, aonde podemos agendar a publicação utilizando também meta-dados para pesquisa tendo assim um processo de publicação automatizado.

Dessa forma o CMS 2002 disponibiliza desenvolvimento de sites para Internet, Intranet, Extranet, PDA e Telefones Celular dando assim total suporte a vários segmentos internos dentro das empresas.

CMS 2002

Figura 4: CMS 2002

Na parte II começaremos a abordar a administração do CMS 2002 dentro de uma corporação, mostrando passo a passo desde a criação do site ao template até a publicação de um conteúdo, "Seja bem vindo ao Gerenciamento de Conteúdo".

Maycol Sneider Romelli

Maycol Sneider Romelli - Integrante de D&PE da Microsoft Brasil, aonde ministra palestras na área de desenvolvimento, é também escritor de várias revistas e sites no Brasil como: Revista MSDN Magazine, Revista Desenvolvedor, Revista SQL Magazine, Revista Developers Magazine, Site MSDN Brazil, Site Linha de Código e Site Portal Web Mobile. Colaborou também com as extintas revistas .NET Magazine e VSPJ.