Gerência - Metodologias e Processos

Estrutura organizacional da Metodologia

O processo de desenvolvimento de sistemas abrange não somente a área de tecnologia, mas abrangem outras áreas ou dependendo do tamanho do projeto pode até envolver toda a organização.

por Thiago Pastorello Gervazoni



O processo de desenvolvimento de sistemas abrange não somente a área de tecnologia o que muitas pessoas imaginam, mas abrangem outras áreas ou dependendo do tamanho do projeto pode até envolver toda a organização,ou pelo menos deveria ocorrer assim, por isto à participação de pessoas chaves de outras áreas, e a adoção de uma metodologia e estrutura organizacional torna-se fundamental, para que todo o processo tenha um rumo.

A nomeação de pessoas também é algo muito importante na especificação do projeto, porque ao meio dele você pode ficar parado à espera de respostas que além de não saber o que fazer, não sabe quem vai responder às dúvidas do negócio.

Para tornar viável a adoção de uma metodologia e para a consecução dos objetivos propostos, é preciso que se defina uma estrutura organizacional sobre qual atuará a metodologia.

Exemplo :


Esquema 1: A administração deve controlar o processo de desenvolvimento do sistema

A seguir é mostradas uma idéia de estrutura com suas principais atribuições ou responsabilidades

Gerência do Departamento de sistemas

  • Apreciar e atribuir prioridades às solicitações de usuários, colocando-as na pauta do projeto ou de manutenção, após o estudo de viabilidades.
  • Manter controle do andamento dos projetos em custo
  • Zelar pela aplicação da metodologia em vigor
  • Definir, em conjunto com a gerência de divisões, um "Plano de trabalho" adequado ao projeto que se inicia, baseado na metodologia
  • Solucionar as pendências/impasses for não for da alçada da gerência de divisão

Gerência de Divisão

  • Solucionar as pendências da equipe ou propor alternativas de soluções, indicando ferramentas e técnicas que julgar mais conveniente
  • Elaborar as atas das reuniões e a proposta do projeto para obtenção da aprovação
  • Zelar pela aplicação da metodologia em vigor
  • Manter organizadas e atualizadas as pastas de projeto

Coordenador

  • Coordenar a execução das atividades pertinentes à sua áera, previstas no cronograma
  • Acompanhar a geração dos itens de documentação, bem como as suas atualizações
  • Reportar-se à gerência de divisões nos assuntos: cumprimento dos prazos, pendências, contatos extradepartamentais e atas de reunião
  • Manter organizadas e atualizadas as pastas de sistemas

Equipe de Projeto (Analistas e programadores)

  • Executar as atividades previstas no cronograma do projeto, sob a coordenação do Coordenador
  • Planejar as atividades sob sua responsabilidade, resportando-se ao Coordenador quanto a:
    1. Previsto
    2. Realizado
    3. Pendências
    4. Motivos de não-realização do que estiver planejado

Devemos ter em mente que quando estamos formando uma equipe, a primeira tarefa é procurar ativamente o comprometimento dos recursos das pessoas na forma de membros da equipe. Em geral, é verdade que não teremos a opção de selecionar todas as pessoas que gostaríamos e necessitaríamos para a elaboração e a realizalção de um determinado projeto. Podemos e devemos usar toda a influência para oferecer fortes sugestões sobre exatamente quem serão os membros da equipe. Aqui estão alguns itens a lembrar para reunir uma equipe :

  • A equipe consistirá em representantes de todas as áreas envolvidas
  • É útil obter representação na maior quantidade possível de projetos
  • Utilizar as informações já reunidas como a definição de que é a pessoa chave em cada grupo de projeto individual
  • Aceitar a opção de comprometimento sem representação

Uma equipe bem estruturada e motivada funciona como um time de futebol onde cada um faz a sua parte da melhor maneira possível, a fim de chegar a um objetivo em comum, o gol.

Na criação de sistemas deve acontecer à mesma coisa, quanto mais a equipe estiver entrozada melhor para a obtenção de resultados, as pessoas não se limitam apenas a fazer a sua parte o melhor possível, mas ajudar aqueles que estão com alguma dificuldade, este é o melhor componente que pode conter em uma equipe e não é contemplado em nenhuma metodologia o humanware.

Por mais simples que uma estrutura possa ser, é fundamental ter estas definições para o bom andamento do projeto, abstendo-se disto, eu compararia a uma pessoa que foi fazer uma viagem e não tem o endereço de destino, apenas a cidade, informação esta que deveria estar com o motorista desde o início da viagem.

Até mais.

Thiago Pastorello Gervazoni

Thiago Pastorello Gervazoni - Pós graduando pela FGV em MBA-TI Aplicada a Gestão Estratégica dos Negócios, Bacharel e formado em Matemática e Ciências da Computação pela São Camilo. Líder de projetos na Deloitte, desenvolve com plataforma .NET. Possui certificação MCDBA (Microsoft Certified Database Administrator), MCAD (Microsoft Certified Application Developer) e ministra palestras pela Microsoft.

TheSpoke: http://br.thespoke.net/MyBlog/Tpastorello/MyBlog.aspx