Desenvolvimento - Delphi

Delphi – MyBase

Salve Delphianos este é meu 1º artigo no Linha de Código onde espero poder contribuir e agregar para está incrível comunidade, hoje irei apresentar a vocês um dos inúmeros recursos que este incredível componente ClientDataSet tem a nos oferecer.

por Marcel Vieira do Nascimento



Salve Delphianos este é meu 1º artigo no Linha de Código onde espero poder contribuir e agregar para está incrível comunidade, hoje irei apresentar a vocês um dos inúmeros recursos que este incredível componente ClientDataSet tem a nos oferecer.

Este recurso, ou melhor, esta tecnologia que é conhecido como MyBase, muitos de vocês podem ser perguntar, mas o que é o MyBase? O MyBase é um recurso muito interessante e poderoso no qual nós podemos tirar grande proveito e ele está cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Suas características: Leveza, portabilidade, rapidez, descarta a utilização de um servidor SQL e com isso temos pesquisas mais ágeis, a aplicação pode trabalhar Off-line na rede, sem falar que ainda podemos trabalhar com campos calculados, agregados, Master-Details e outros. Tudo isso é possível através deste incrível componente chamado ClientDataSet.

Chega de conversa e vamos ao que interessa!!!

1 - Abaixo uma aplicação simples com um DataSource ligado ao ClientDataSet, DBEdit´s e DBNavigator para podemos utilizar o recurso Mybase:

2. De um duplo clique no ClientDataSet ou clique com o botão direito e escolha a opção Fields Editor:

3 - Clique novamente com o botão direito no FieldsEditor e escolha a opção New Field, e com isso adicionaremos os Fields que precisamos:

Cód_Func - AutoInc Nome - String - 45 Cargo - String - 25 Idade - SmallInt Sexo - String - 1

4 - Agora clique novamente com o botão direito no ClientDataSet e escolha a opção CreateDataSet para criamos a estrutura em memória:

Caso queira recriá-la ou apagá-la clique novamente com o botão direito no ClientDataSet e escolha a opção Clear DataSet

Agora associe os DBEdit´s aos Fields correspodentes do ClientDataSet e adicione a biblioteca MidasLib no Uses da Unit, pois com isso não precisaremos carregar a Midas.dll junto com a aplicação.

Em seguida adicione dois botões onde um deles iremos salvar as informações cadastradas em Xml ou em fomato Binário através do método SalveToFile do ClientDataSet.

Onde no código do botão Salvar em formato Xml utilizaremos o código abaixo:

E no código do botão Salvar em formato Binário utilizaremos o código abaixo:

Agora é só cadastramos algumas informações e salvarmos conforme nossa escolha:

Como podermos ver abaixo estão os arquivos salvos no diretório da sua aplicação em formato Binário e XML:

E da mesma maneira na qual gravamos as informações é possível carregadas e manipulas através do método LoadFromFile do ClientDataSet.

Bom acho que com isso vocês já devem conhecer um pouco melhor o que é o MyBase e como funciona este ótimo recurso que temos ao nosso favor.

Observações: O recurso MyBase além de muito eficaz e útil, não é necessário configuração alguma para carregarmos a aplicação, pois ela não precisa de nenhum servidor SQL, nenhuma dll e nada de BDE !!! = )

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Rm 5.8 - Mas Deus prova seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Marcel Vieira do Nascimento

Marcel Vieira do Nascimento - Formando em Ciência da Computação na Universidade Metodista de São Paulo, atua como Analista Desenvolvedor, com experiência e conhecimentos em Delphi, Oracle, PL/SQL, SQL Server 2000, FireBird, InterBase, C, Eng. de Software e UML.