Desenvolvimento - Visual Basic .NET

Trabalho colaborativo com Visual Studio 2005 Team System (parte 3) - Viajando pelo Work Item Tracking

Nas duas primeiras partes, falamos sobre os recursos do Team System e fizemos um Overview pelos seus recursos. Agora, precisamos entender como vai funcionar essa estrutura dentro de cada cenário.

por Marcus Garcia



Nas duas primeiras partes, falamos sobre os recursos do Team System e fizemos um Overview pelos seus recursos. Agora, precisamos entender como vai funcionar essa estrutura dentro de cada cenário. Nas próximas partes, vamos explorar alguns "print-screen" do produto, lembrando sempre que, estamos abordando um produto em fase Beta, portanto, muitas alterações podem ocorrer até a data do lançamento.

Work Item Tracking

Como vimos na teoria, na 2º parte do artigo, trata-se de um dos principais recursos da ferramenta. Através dele, podemos definir regras a um item, por exemplo: Método de teste para ser efetuado antes de um Check-out no projeto.

O item 1 mostra a lista de Work Itens, que foram definidas. Mostra o Status atual, o tipo de prioridade, título, etc. Você pode customizar sua visualização também.

O item 2 mostra os detalhes de cada Work Iten, listado e no qual você esta em foco. Todo o gerenciamento pode ser feito através dele. Notem que a interface é bem simples e bem comum aos nossos olhos. Nenhuma grande dificuldade em administratar

O Item 3 lista os Work Itens e define categorias publicas e privadas

Como seu chefe pode visualizar o Status?

Como falado anteriormente, existem algumas maneiras para que Diretores e Gerentes visualizem a situação real e instantânea sem ter que recorrer diretamente a quem tem que estar programando. Vejam:

No Excel

Na tela acima, vemos uma forma de visualizar o Status do projeto, nesse caso, em formato de planilha. Notem que, existem detalhes de cada fase do projeto na coluna A, sua situação na coluna B, Status na D, etc. Novamente, tudo configurável.

No Project

Temos a total integração também com o Project, notem que é bem semelhante com o que acabamos de ver na tela anterior em Excel. Portanto, se seu Gerente de Projetos utiliza o Project, será realmente uma excelente integração.

Conclusão

Vai ficar fácil e totalmente integrado, deixando de lado aquelas indesejáveis reuniões de Status onde perdemos o nosso precioso tempo justificando bug"s, atrasos, testes, etc., etc. e etc.

No próximo artigo, vamos ver mais detalhes dessa incrível e revolucionária ferramenta.

Visite meu blog: http://br.thespoke.net/MyBlog/marcusgarcia/MyBlog.aspx

[] "s a todos!
Marcus Garcia

Marcus Garcia

Marcus Garcia - Foi Microsoft MVP entre 2004 a 2009, faz gestão de Desenvolvimento de Software na Submarino (Grupo B2W), é autor de inúmeros artigos técnicos e livros, além de ter proferido treinamentos e palestras por todo o Brasil. Atualmente, um dos sócios do Centro de Treinamentos Profissionais Actiongroup (www.actiongroup.com.br) . Pode ser encontrado pelo e-mail marcus.garcia@actiongroup.com.br ou pode ser seguido pelo @marcusgarcia