Banco de Dados - SQL Server

SQL SERVER 2005 – breve visão de alguns novos recursos

Sempre há expectativa com relação a novas versões de produtos, é certo que algumas trazem bastante mudança, outras nem tanto, porém com o novo SQL Server 2005, tudo indica que será um separador de águas com relação ao SQL SERVER 2000.

por Thiago Pastorello Gervazoni



Sempre há expectativa com relação a novas versões de produtos, é certo que algumas trazem bastante mudança, outras nem tanto, porém com o novo SQL Server 2005, tudo indica que será um separador de águas com relação ao SQL SERVER 2000.

Estas são as novas versões do SQL Server 2005:

  • Enterprise Edition
  • Standard Edition (32-bit and 64-bit)
  • Workgroup Edition
  • Developer Edition (32-bit and 64-bit)
  • Express Edition
  • Express Manager


Figura 1. Entrada do SQL 2005

Vamos ver alguns recursos novos.

1) Uso de TRY CATCH em Stored Procedures.


Figura 2. É gerado um erro por divisão por zero e em seguida capturado

2) Management Studio. Substitui o antigo Query Analyzer e Enterprise Manager, é possível gerenciar todos os servidores por aqui, parece até o .NET, gerencia-se tudo de um único ambiente agora, no quadrante central abaixo existe o Registered Servers, em ordem de ícones temos:

= Databases (OLTP)
= Analysis Server (OLAP)
= Reporting Services
= SQL Server Mobile
= Integration Server


Figura 3. Management Studio

3) Suporte nativo a CLR (Common Language Runtime). É possível utilizar o costumeiro Transact-SQL, mas também poderá criar objetos (Procedures, funções ou triggers) utilizando linguagem do .NET (VB.NET, C#). Sem dúvida alguma o T-SQL continua sendo a linguagem padrão e, este novo recurso para utilização específica em casos pontuais.

4) Indexação On-Line. Você pode me perguntar "mas no SQL SERVER 2000 já tínhamos isto com o INDEXDEFRAG?" este era o objetivo proposto pela Microsoft, porém este recurso no SQL 2000 não estava estável e esta indexação causava alguns problemas com usuários que estavam utilizando o banco de dados, tudo resolvido agora com o SQL 2005.

5) Service Broker. Antes com tarefas que necessitavam atualizar vários servidores e databases em seqüência, tínhamos que utilizar o BEGIN DISTRIBUTED TRANSACTION que deixavam a transação em linha até a conclusão ou rollback da mesma, hoje contamos com o BROKER que recebe estas chamadas assíncronas e gerencia tudo localmente como fila de processamento.


Figura 4. Object Explorer

6) Replicação Ponto-a-ponto. Na antiga versão tínhamos a replicação SNAPSHOT, MERGE e TRANSACIONAL apenas. Agora contamos com a replicação ponto a ponto.

7) Fast Recovery. Usuários antigamente teriam que esperar enquanto o recovery estava sendo executado.

8) Query Notification. Pode ligar e desligar este recurso se ao executar uma query o SQL notifica que este comando acabou de ser executado e retornou um resultado diferente do executado minutos atrás.


Figura 5: Query notification

9) MARS. Permite ter mais de uma pendência por conexão, a aplicação pode utilizar o modelo simples row-at-time sem comprometer a performance.

10) Web Serice Suport. Poderá desenvolver XML Web service na camada de dados (uauuuu !!!) fazendo com que o SQL 2005 "ouça" HTTP, isto caracteriza um novo modelo de acesso a dados.

11) XQuery. É o XML query language, pode-se rodar queries de busca em colunas e variavéis do tipo de dado XML, associado ao (WC3), mas uma grande opção para XML em camada de dados.

Logo mais veremos outros recursos do SQL 2005, existem muitos recursos novos, mas você pode ir se atualizando por este site, www.microsoft.com/sql/yukon/productinfo/

Até mais.

Thiago Pastorello Gervazoni

Thiago Pastorello Gervazoni - Pós graduando pela FGV em MBA-TI Aplicada a Gestão Estratégica dos Negócios, Bacharel e formado em Matemática e Ciências da Computação pela São Camilo. Líder de projetos na Deloitte, desenvolve com plataforma .NET. Possui certificação MCDBA (Microsoft Certified Database Administrator), MCAD (Microsoft Certified Application Developer) e ministra palestras pela Microsoft.

TheSpoke: http://br.thespoke.net/MyBlog/Tpastorello/MyBlog.aspx