Infra - Windows

Windows Vista – Desafios de uma implantação/migração

Toda vez que há um lançamento de um sistema operacional Microsoft, vimos uma verdadeira histeria e gente apontando para todos os lados quando vão instalar ou migrar para o novo sistema.

por Alexandro Prado



Toda vez que há um lançamento de um sistema operacional Microsoft, vimos uma verdadeira histeria e gente apontando para todos os lados quando vão instalar ou migrar para o novo sistema.

Com o Windows Vista, não tem sido diferente. Eu mesmo estou me preparando (acho que demorei muito para isso!). O sistema é estável, preciso, inovador, com recursos de interface muito atraentes, e claro, um sistema com muitos recursos de segurança.

Ao migramos ou implantarmos um novo sistema operacional nos deparamos com algumas situações, que muitas vezes nos deixam desconfortáveis. Não é o caso do Windows Vista.

Muito tem sido falado no que se refere aos requisitos de hardware, contudo a exigência (ou recomendação) não tem sido empecilho para uma migração ou proposta de instalação. Vejamos as recomendações de hardware:

  • Um computador com velocidade de clock de processador de um gigahertz ou superior é recomendado (sistema de processador único ou duplo); processador da família Intel Pentium/Celeron ou da família AMD Athlon/Duron ou compatível ou processadores Intel ou AMD de 64 bits. (Até com um processador de 850 mhz já ouvi muitos falarem que instalaram!)

  • 512 MB ou mais de RAM são recomendados

  • 10 GB de espaço disponível no disco rígido

  • Um adaptador de vídeo com capacidade de suporte aos drivers WDDM (Windows Display Driver Model) usados no Windows Vista

  • Uma unidade de DVD

(fonte: http://www.microsoft.com/brasil/technet/colunas/windowsvista/library/1a3fbe72-9de8-4b94-b254-586a61843a04.mspx)

Vale lembrar que a questão em torno de requisitos de hardware, baseia-se numa máxima, de que o "hardware exigido é muito caro", mas muitos esquecem que a maioria dos usuários atuais, ou até mesmo profissionais, já tem pelo menos 01 Gigabite de memória e pelo menos 1 ghz de processador. Os outros itens, eu nem vou mencionar por que é irrelevante.

Mas, há algo que muitos estão deixando de lado, devido à ansiedade para instalar o Vista, que é a Implantação ou Migração e seus caminhos para isso. Vamos discutir antes de falarmos mais isso, sobre os temas que são na verdade as melhores características do sistema operacional.

  1. Segurança e conformidade: Com recursos de criptografia, como o BitLocker, não há mais desculpas para não realizar a criptografia de disco. Aliado a UAC - User Account Control (ou Controle de conta de usuário), que permite definir as diretivas de grupo, impedindo transferências entre mídias, sem autorização, além de monitorar e inibir as atividades diárias, como o acesso e a navegação na web, além de outros temas que eram dor de cabeça para muitos. Não podemos nos esquecer da segurança do IE&,com filtro antiphising e seu modo protegido.

    Controlar a instalação de dispositivos, O Windows Firewall, Windows Defender e outros recursos, também são pontos chaves da segurança do Vista.

  2. Real necessidade de migrar para o Windows Vista: Em conversa com amigos e profissionais, tenho notado uma certa resistência quando falamos em migração em um ambiente corporativo, principalmente, devido ao lançamento do Windows Server 2008. Muitos têm alegado que não há motivo imediato para migração, pois o antecessor, Windows XP, alcançou um nível de maturidade muito grande, e que tem proporcionado bons resultados aliados ao Windows Server 2003/2003 R2.

Com a chegada do Windows Server 2008 (provavelmente ainda em 2007), começa uma verdadeira maratona visando uma migração em peso para o Vista.

Tanto o Vista quanto o Windows Server 2008, tem sua trajetória em paralelo. A infra estrutura Cliente-Servidor fornecerá mais vantagens quando implantada em conjunto.

Obs: Recomendo a leitura do artigo Windows Vista e Window Server 2008- Muito Melhores Juntos!, no site:
http://www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2008/better-together.mspx

Durante meus estudos, voltados para implantação/migração do Windows Vista em alguns clientes (e até mesmo em casa!), me deparei com alguns artigos que tenho analisado e estudado, visando uma decisão que seja a mais acertada possível. Segue abaixo uma lista de artigos e seus link, para a consulta:

Alexandro Prado

Alexandro Prado - IT Pro Community Brazil - Analista de Suporte