Desenvolvimento - Modelagem

UML - Unified Modeling Language - Esteriótipo Table, Esteriótipo Call, Esteriótipo Create

Continuando com a séria de artigos vamos conhecer um pouco mais sobre esteriótipos.

por Admilson Nogueira



Esteriótipo Table

Definição

Este Esteriótipo é simplesmente uma classe com características de uma entidade de banco de dados, onde os atributos fazem o papel dos campos da Tabela, e as operações são as Triggers e índices.

Exemplo

Veja abaixo um exemplo de Table. Repare que os Atributos (campos) possuem seus tipos de dados, e alguns são marcados como chaves primárias ou chaves estrangeiras:

Neste caso ainda existe uma chave estrangeira [CodigoTipo] na Tabela [Cliente], que corresponde ao Tipo do Cliente, onde cada um dos Clientes pode ser de um Tipo apenas, e cada Tipo pode ser usado por vários Clientes.

Esteriótipo Call

Definição

Este Esteriótipo especifica que a operação de origem chama a operação de destino.

Exemplo

Veja abaixo um exemplo de Call. Veja o sentido da seta no Relacionamento:

Neste exemplo a Classe clsPrincipal do Projeto "chama" a operação "abrirTela" nela mesma. Logo depois a Classe clsPrincipal "chama" a operação "executaCadastro" dentro de uma outra Classe do Projeto chamada "clsModulo". Este tipo de diagrama nós vamos estudar mais à frente, a idéia aqui é exemplificar o esteriótipo Call.

Esteriótipo Create

Definição

Este Esteriótipo especifica que o objeto destino é criado, pelo evento ou pela mensagem, do objeto origem.

Exemplo

Veja abaixo um exemplo do Create:

Neste exemplo a Classe clsPrincipal "cria" o objeto da Classe clsModulo, abre a tela, e "chama" a operação "executaCadastro" dentro da Classe criada. Este tipo de diagrama nós vamos estudar mais à frente, a idéia aqui é exemplificar o esteriótipo Create.

Agora que você já tem uma pequena noção do que é um Esteriótipo Create na UML, no próximo Artigo vamos abordar Diagramas, iniciando pelo Diagrama de Atividade.

Admilson Nogueira

Admilson Nogueira - Empresário, estudioso da Língua Japonêsa, Certificado Intel, Graduado em Matemática com Licenciatura em Física, Analista de Sistemas e Programador. Como especialista Unified Modeling Language e Capability Maturity Model, atuou ativamente em diversos Projetos em empresas como: Infraero, Ministério da Aeronáutica, Embraer, Alcoa, Telefonica, Banco do Brasil (Mainframe), entre outras. Atualmente atua como Analista de Negócios da BM&FBOVESPA em São Paulo, focado em BPM (Business Process Management).
Blog:
http://nogueirajr.spaces.live.com.