Desenvolvimento - Java

Overview do Sun Java Studio Creator 2

A IDE da Sun promete facilitar principalmente o desenvolvimento web corporativo e tem como pontos fortes o suporte grafico a AJAX, JSF e Portlets Java.

por Eric C M Oliveira



A IDE da Sun promete facilitar principalmente o desenvolvimento web corporativo e tem como pontos fortes o suporte grafico a AJAX, JSF e Portlets Java.

Conhecido inicialmente como Rave Project, o Java Creator combina componentes padronizados de Java com técnicas de desenvolvimento visual do tipo WYSIWYG para oferecer mais produtividade no desenvolvimento de aplicações em Java/JEE. Além disso se caracteriza pelo grande número de recursos drag and drop. Seu foco é claramente declarado pela Sun para o desenvolvimento corporativo de aplicações web.

Desenvolvida com e para o Core da Plataforma Java, é 100% puro Java e se utiliza da plataforma do NetBeans na sua mais recente versão, a 4.1. Tem suporte a integração com sistemas de controle de versão, refactoring e debug, suporte a EJB, API JSF (JavaServer Faces), AJAX, integração automática para geração de Javadoc, além de uma vasta biblioteca de componentes, que vão de simples componentes HTML, passando por calendários, upload e download de arquivos, até ordenação de elementos, layouts com usos de trees, etc. O IDE ainda conta com o Sun Java System Application Server para atividades de deploy e teste, e com um banco de dados implementado também todo em Java.

O look and feel do Sun Studio Java Creator lembra e muito as mais recentes IDEs da concorrente Microsoft, sobretudo na plataforma .NET. A similaridade também no nome do IDE mostra as intenções da Sun. Já os mais acirrados defensores do Java mantém suas opniões frente a larga vantagem de IDEs mais tradicionais, como o Eclipse e o próprio NetBeans. Além disso, a geração de código produz em alguns casos o que muitos definem como "código com lixo".

A IDE da Sun não está dentro do licensiamento de OpenSource, mas é free para os menbros da SDN, rede de desenvolvedores da Sun. Para fazer o download, é necessário se registrar no SDN (ver referencias) e então acessar o link abaixo:

http://developers.sun.com/prodtech/javatools/jscreator/downloads/

A instalação não tem segredos e é necessário que seu PC tenha uma JVM instalada. O look and feel é intuitivo. Ao iniciar um novo projeto (File /New Project) , é dada a opção de escolha de diversos tipos de projetos:

Nos tipos de projetos, podemos notar os dois principais diferenciais desse IDE, que são a criação de aplicações web no padrão JSF e o desenvolvimento de projetos com uso de portlets para serem usados em portais Java. Quanto ao desenvolvimento de portlets, como não poderia deixar de ser, é compativel com a JSR 168, que padronizou o desenvolvimento Java para portais. Trata-se de uma ferramenta com um enorme número de recursos gráficos para o desenvolvimento de projetos para portais, de maneira clara e simples. Em poucos minutos o desenvolvedor pode criar um portlet Java e roda-lo no servidor e na engine de um portal embutidos no Java Creator.

Referências:

SDN: http://developers.sun.com/
http://developers.sun.com/prodtech/javatools/jscreator/index.jsp
http://developers.sun.com/prodtech/javatools/jscreator/learning/bookshelf/index.html
http://developers.sun.com/prodtech/javatools/jscreator/downloads/
http://java.sun.com/developer/technicalArticles/WebServices/jscoverview/

Eric C M Oliveira

Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).