Desenvolvimento - Java

JBoss: Um Servidor Open-Source Java de Sucesso

Trata-se de um dos servidores de aplicação JEE de maior sucesso. Sob a licença de projeto open-source, briga de frente com gigantes como o IBM Webshere.

por Eric C M Oliveira



Trata-se de um dos servidores de aplicação JEE de maior sucesso. Sob a licença de projeto open-source, briga de frente com gigantes como o IBM Webshere.

O JBoss existe desde 1999, inicialmente conhecido como EJBoss ou EJB Open Source Server. Motivos legais o fizeram ser renomeado para JBoss. Ganhou fama junto com Tomcat na briga de servidores Java. O resultado dessa "fama", foi o anuncio de que a Red Hat assinou um acordo definitivo para adquirir a fornecedora de software de código aberto JBoss por cerca de 350 milhões de dólares em dinheiro e ações, em abril passado. Isto depois de alguns meses de especulações de que a gigante Oracle estaria negociando a aquisição da JBoss.

Distribuído sob a licensa GNU, com status de totalmente free, o JBoss é implementado 100% Java. O custo zero não é o principal diferencial desse servidor Java. Há atrativos também como "hot deploy" e proxies dinâmicos. Importante notar o fato do JBoss ser relativemente leve, com consumo baixo de memória e espaço em disco, sem comprometer sua performance.

O download do Jboss esta disponivel no endereço abaixo:
http://www.jboss.com/downloads/index

É importante que se tenha a JVM e o JDK instalados.

No inicio da instalação é dada a opção de escolha de idioma, incluindo Português, com direito a bandeira brasileira:

Durante a instalação há alguns passos importantes, como a figura abaixo, onde é lhe apresentado o tipo de instalação:

Há também a opção de escolha dos pacotes Java a serem instalados:

Ao fim da instalação é necessário configurar a variável de ambiente do JBoss, tendo como valor o seu diretório principal:

Inicie seu servidor clicando no arquivo run.bat dentro do folder bin e seu servidor deve ser inicializado. Para verificar se seu JBoss esta rodando corretamente acesse as URLs abaixo:

http://localhost:8080/web-console/

http://localhost:8080/jmx-console/

O processo de deployment de uma aplicação Java no JBoss é dos mais simples, sendo necessário apenas copiar o arquivo JAR para o diretório deploy de seu servidor. Normalmente, $JBOSS_HOME\server\default\deploy, caso você tenha mantido o nome default de seu server.

Referências:

  • http://www.jboss.com/
  • http://wiki.jboss.org/
  • http://www.jboss.com/downloads/index
  • http://labs.jboss.com/portal/authors/index.html?noproject=true
  • Eric C M Oliveira

    Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).