Infra - Redes

Tutorial de TCP/IP – Parte 33 – Integração do DNS com o Active Directory

Nesta parte desta segunda série de tutoriais, mostrarei como configurar um servidor DNS para atuar como Cache de DNS.

por Júlio Cesar Fabris Battisti



Introdução

Prezados leitores, esta é a décima terceira parte, desta segunda etapa dos tutoriais de TCP/IP. As partes de 01 a 20, constituem o módulo que eu classifiquei como Introdução ao TCP/IP. O objetivo do primeiro módulo (Parte 01 a 20) foi apresentar o TCP/IP, mostrar como é o funcionamento dos serviços básicos, tais como endereçamento IP e Roteamento e fazer uma apresentação dos serviços relacionados ao TCP/IP, tais como DNS, DHCP, WINS, RRAS, IPSec, Certificados Digitais, ICS, compartilhamento da conexão Internet e NAT. Nesta segunda parte da série, que irá da parte 20 até a parte 40 ou 50 (ou quem sabe até 60), apresentarei as ações práticas, relacionadas com os serviços DNS, DHCP e WINS no Windows 2000 Server.

Nesta parte desta segunda série de tutoriais, mostrarei como configurar um servidor DNS para atuar como Cache de DNS.

Configurando um servidor DNS somente Cache

Um servidor DNS somente cache é um servidor que não tem nenhuma zona configurado. A função deste servidor é resolver consultas utilizando um dos métodos descritos nas lições anteriores (forwareders, recursão, interação, etc) e armazenar os resultados obtidos no cache do servidor DNS. O cliente envia a consulta para o servidor DNS somente cache, este servidor se utiliza de outros servidores DNS para resolver o nome. O nome é armazenado no cache do servidor DNS somente Cache e a resposta é retornada para o cliente que fez a consulta. Futuras consultas a este mesmo nome, dentro do período de expiração, serão respondidas com base nas informações do cache do servidor DNS.

O servidro DNS somente cache deve ter quantidade suficiente de memória RAM para exercer esta função, pois toda a informação do cache do DNS é criada e mantida na memória RAM do servidor. Para limpar o cache do DNS você pode usar o console Serviços (na opção Ferramentas administrativas) para parar e iniciar novamente o serviço DNS ou utilizar o comando dnscmd /clearcache. O servidor DNS somente cache não armazena nenhuma zona e não é autoridade para nenhum domínio.

Para instalar um servidor DNS como sendo um servidor somente cache, basta seguir os passos indicados a seguir:

1. Instale o serviço DNS no servidor.

2. Não configure o servidor DNS (como você faria normalmente) para carregar quaisquer zonas. Ou seja, nenhuma zona será criada no servidor DNS somente cache.

3. Verifique se os root hints (descritos anteriormente) estão configurados e atualizados corretamente.

4. Pronto, está configurado o servidor DNS somente cache. Os clientes podem ser configurados para utilizar este servidor.

Conclusão

Neste parte do tutorial você aprendeu a criar um servidor DNS somente cache.

Júlio Cesar Fabris Battisti

Júlio Cesar Fabris Battisti