Desenvolvimento - Java

Portais Java: Instalação do Jetspeed

O projeto open source da Jakarta tem uma arquitertura componentizada e compativel com a JSR168 para desenvolvimento de Portlets Java.

por Eric C M Oliveira



O projeto open source da Jakarta tem uma arquitertura componentizada e compativel com a JSR168 para desenvolvimento de Portlets Java.

Podemos definir em linhas gerais um portal como uma aplicação que agrega várias aplicações do tipo portlet e que, além de ser apenas uma camada de apresentação, permite aos usuários customizarem essa camada.

Apache Portals é um projeto open-source de Desenvolvimento de Portais. Nele podemos encontrar o Jetspeed 1, Jetspeed 2 e Pluto, este ultimo referencia de implementação para as JSRs relativas ao Desenvolvimento de portlets.

O Jetspeed-1 é uma implementação de portal usando Java e XML. O Jetspeed 2, da qual vamos tratar aqui, tem melhorias em relação a primeira versão, como arquitetura baseada em componentes, incluindo suporte a multi-threads, RSS, e, principalmente, já compativel com desenvolvimento padrão de portlets Java.

A página web do Jetspeed-2 pode ser encontrada em:
http://portals.apache.org/jetspeed-2/

Instalação do Maven

São pré-requisitos para a instalação do portal, necessita no minimo que vc tenha o ambiente Java (ver referencias), além do Maven. O Maven, baseado em Project Object Model (POM) , tambem faz parte dos projetos open source da Jakarta e é considerado um mix de boas práticas, padrões, além de conter requisitos basicos de ferramenta de build e de gerencia de de ciclo de vida de projetos em geral.

Para instalar o Maven, faça o download na pagina abaixo:
http://maven.apache.org/maven-1.x/start/download.html

Para testar se sua instalação ocorreu com sucesso, abra o prompt e digite maven - v. Vc deve ver a tela abaixo como output. Depois de instalado, é necessário adicionar a variavel MAVEN_HOME às variaveis de ambiente, além de adicionar o diretorio lib ao path de sua máquina.

Instalação do Jetspeed

A página de download do jetspeed pode ser encontrada na URL abaixo:
http://portals.apache.org/jetspeed-2/download.html

Há duas opções de instalação. Com ou sem um banco de dados. Para fins desse artigo, vamos instalar o Jetspeed2.0-derby-install.jar. O Banco de Dados Apache Derby, incluído no Jetspeed 2, faz parte do "Apache DB Subproject", e é um banco de dados relacional open source totalmente implementado em Java.

Depois de fazer o download, clique no JAR file. Depois do "extracting", a tela abaixo de instalação irá surgir:

Logo depois virão as tradicionais telas de licença e de folder à instalar o jetspeed. Em seguida os componentes "core", além de exemplos de portlets (ver abaixo):

Finalmente clique em "Install". E espere pela mensagem de fim da instalação.

Para iniciar o servidor, acesse startup.bat dentro de bin no seu diretório raiz. Primeiro ira iniciar o Servidor Tomcat, que vem incluido no Jetspeed, e logo depois acesse a URL:

http://localhost:8080/jetspeed/

Vc deverá acessar a página inicial do seu portal:

Acesse o Portal via Login Portlet, no lado direito da tela. Os perfis previamente "settados" no Jetspeed e suas respectivas passwords são:

admin/admin
manager/manager
user/user

A figura acima mostra o portal após o logon. Uma vez logado, vc podera acessar o seu portal e conhecer um pouco mais das funcionalidades do Jetspeed, assim como compreender sobre a arquitetura de portais e de suas aplicações, os portlets Java.

Referências

http://portals.apache.org/
http://portals.apache.org/jetspeed-2/
http://portals.apache.org/jetspeed-2/getting-started.html#Requirements
http://portals.apache.org/jetspeed-2/download.html
http://db.apache.org/derby/
http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=494
http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=586
http://maven.apache.org/maven-1.x/start/quick-start.html
http://maven.apache.org/maven-1.x/start/download.html
http://wiki.apache.org/portals/Jetspeed2/DevelopersDocumentation

Eric C M Oliveira

Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).