Desenvolvimento - Java

Certificação de Programador Java (SCJP) – Overview

Trata-se de mais tradicional certificação Java e habilita o candidato como programador com conhecimento nos fundamentos do Java - JSE (Java Standard Edition).

por Eric C M Oliveira



Trata-se de mais tradicional certificação Java e habilita o candidato como programador com conhecimento nos fundamentos do Java - JSE (Java Standard Edition).

A certificação de programador Java da Sun está dentre as certificações de TI mais procuradas mundialmente pelo mercado. No Brasil, não é diferente, afinal temos dois dos maiores grupos de usuários Java do mundo, além de só perdermos para China em número de desenvolvedores Java. Ambos dados fornecidos pela própria Sun.

O título oficial da certificação é Sun Certified Programmer for Java, e tem variações quanto a versão do Java a ser avaliada. Estão disponiveis atualmente as seguintes provas:

- Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform, Standard Edition 5.0 (CX-310-055)
- Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform, Standard Edition 5.0 Upgrade Exam (CX-310-056)
- Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform, Standard Edition 1.4 (CX-310-035)
- Sun Certified Programmer for the Java 2 Platform, Standard Edition 1.4 Upgrade Exam (CX-310-036)

Esta certificação deixou de ser o primeiro nível de certificação da tecnologia com a criação da SCJA, mas continua sendo pré-requisito para as certificações mais específicas, como as de desenvolvedor web ou de arquiteto Java, como pode ser visto na figura abaixo:

Para se preparar, o candidato à SCJP tem várias opções. Vale lembrar que em relação a cursos, as certificações Java diferem num ponto chave em relação a certificações de outras tecnologias presentes no mercado. O candidato a uma certificação Java não é obrigado a cursar treinamento oficial da Sun para prestar a prova. A Sun oferece vários treinamentos, mas não são pré-requisitos para o exame. Assim sendo, o candidato tem a opção de buscar outros centros de treinamento, que são inúmeros e até especializados em certificação, ou mesmo estudar por conta própria.

Outra fonte de estudos podem ser livros especializados nas provas. Há alguns anos, só era possivel encontrar nas livrarias obras em inglês. Hoje já temos autores nacionais especializados no assunto. Também é comun encontrar profissionais que estudaram por conta própria e fizeram uso de listas de discussão especializadas atraves dos JUGs, grupos de usuários Java.

O exame é oferecido em 8 idiomas, inclusive português, e apresenta no formato de questões de multipla escolha e também "drag and drop". São um total de 72 questões, com tempo limite de 175 minutos. É necessário acertar 59% das questões, isto é, 43 do total de 72. A imensa maioria das questões usa trechos de código em Java, assim, deve-se mesclar a parte teória com muita prática, isto é, "programando, programando e ..programando".

O custo da prova é de 200 dólares e para agendar o exame, o candidato deve, primeiramente, comprar o voucher junto à SUN. Logo depois, deve agendar o exame em um dos centros Prometric. Todo o exame é feito via PC, como na maioria das certificações de outras tecnologias. E o resultado é entregue logo após a finalização da prova.

Os tópicos abordados na prova de SCJP são:

1. Declarações e Escopo
2. Controle de Fluxo
3. Conteúdo das APIs
4. Concorrência / Threads
5. Conceitos OO
6. Collections / Generics
7. Fundamentos

Maiores detalhes de cada seção, podem ser encontrados em:
http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-055.xml

Após ser aprovado na certificação, o candidato irá receber um kit, que contem o "certificado em si", além de uma cartão com nome e título da certificação, um pin e a licença de uso do logo da certificação e, por consequência, do Java e da Sun.

Se o candidato falhar na prova, deve esperar pelo menos 2 semanas se quiser tentar fazer uma nova tentativa.

Todas as certificações Sun são baseadas em versões da tecnologia e não apresentam mais dada de validade, como acontecia no passado. A Sun recomenda aos profissionais já certificados, que mantenham-se sempre certificados na versão mais atual do Java, já que mudanças muito significativas na tecnologia, podem tornar seu certificado obsoleto.

Finalizando, como visto no artigo já publicado aqui no Linha de Código (ver referências), há inúmeros sites que disponibilizam, gratuitamente ou não, o conteúdo das provas, assim como testes on line. Logo há um vasto material de boa qualidade disponível na web.

Referências:

http://www.sun.com/training/certification/
http://www.sun.com/training/certification/java/scjp.xml
http://www.sun.com/training/certification/objectives/index.xml
http://forum.java.sun.com/forum.jspa?forumID=553
http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=931
http://www-128.ibm.com/developerworks/java/library/j-scjp/
http://www-128.ibm.com/developerworks/java/library/j-scjp/sidebar-scjp.html

Eric C M Oliveira

Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).