Desenvolvimento - Java

Java / Web com Eclipse (WTP) e Tomcat – Parte II (Struts)

Nosso objetivo será adicionar o Framework MVC Struts e os plugins adicionais GEF e Amateras ao nosso ambiente integrado Eclipse /Tomcat.

por Eric C M Oliveira



Nosso objetivo será adicionar o Framework MVC Struts e os plugins adicionais GEF e Amateras ao nosso ambiente integrado Eclipse /Tomcat.

Além da instalação do framework Struts, vamos instalar também um plugin para trabalhar com Struts no Eclipse, assim como um editor HTML. Ambos são provenitentes do Projeto Amateras, que incluiu vários plugins open source, regidos pela Eclipse Public License. Para o correto funcionamento desses 2 plugins, será necessário a instalação de um terceiro plugin, o GEF (Graphical Editing Framework).

Já vimos que o uso do Eclipse Web Tools Platform (WTP) tem como principal atrativo o fato de termos um ambiente de desenvolvimento Web e JEE já configurado no Eclipse. Esse novo artigo é um complemento ao artigo já publicado aqui no Linha de Codigo (http://www.linhadecodigo.com.br/colunas.asp?id_colunista=98). Assim sendo, este artigo citado ("Java na Web com Eclipse (WTP) e Tomcat Integrados") é pré-requisto para essa versão que incorpora o Struts, assim como a necessidade do Java JDK e Tomcat presentes em sua maquina.

O framework Struts é um projeto open source mantido pela Apache Software Foundation, sob a licença da Apache Software License. Trata-se de uma implementação "clássica "do design pattern MVC (Model-View-Controller), que tem como objetivo a separação entre as camadas de apresentção e negócio, com uso do Modelo2. Não é nosso objetivo explicar o funcionamento do Struts, pois há um vasto número de publicações na web abordando esse framework. Inclusive aqui no próprio Linha de Código ("Java: Struts na prática de ponta a ponta" - ver referências).

O primeiro passo será a instalação do Struts. Podemos utlizar a versão 1.3.8, última versão estavel do Struts 1, ou, com mesmo procedimento, utlizar as versões do Struts2, como o struts-2.0.6.
Faça o download do zip struts-1.3.8-all.zip ou do struts-2.0.6-all.zip na URL abaixo:

http://struts.apache.org/download.cgi

Após o download, descompacte o zip, em por exemplo, C:. É necessário adicionar a variável de ambiente STRUTS_HOME ao seu sistema. Pode ser necessário também adicionar o jar do Struts ao seu Classpath.

Para testar sua instalação do Struts, copie o arquivo Struts_root/webapps/struts-blank.war no diretório webapps do Tomcat ( TOMCAT_root/webapps). Reinicie o servidor e acesse:
http://localhost:8080/struts-blank

Você deverá carregagar em seu browser uma tela de "Welcome" do Struts.

Agora iniciaremos a instalaçao de alguns plugins para faciliar no desenvolvimento de aplicações utilizando Struts / Eclipse / Tomcat.

Primeiramente, vamos fazer o download de cada um dos plugins conforme URLs abaixo:
tk.eclipse.plugin.struts_2.0.4.zip:
http://sourceforge.jp/frs/index.php?group_id=858

tk.eclipse.plugin.htmleditor_2.0.4.zip:
http://sourceforge.jp/frs/index.php?group_id=858

GEF-ALL-3.2.2.zip:
http://download.eclipse.org/tools/gef/downloads/drops/R-3.2.2-200702081315/index.php

Após o download, descompacte os dois primeiros arquivo zip. Copie o diretório extraido no diretório de plugins do eclipse, que pode ser encontrado em root\eclipse\plugins\.

Para o plugin GEF, o processo tem alguns passos adicionais. Descompacte o arquivo zip num diretório. Note que você terá duas pastas, Features and Plugins. Copie o conteudo de cada uma na sua respectiva pasta dentro do diretório de instalação do Eclipse (root\eclipse\plugins\ e root\eclipse\features\).

Então reinicie o eclipse. Abra Window \ Show View \ Others. Você deverá estar apto a ver o folder "Amateras", com "Image" e "Palette".

Caso você não consiga visualizar o "Amateras", acesse o Update Manager em Help\ Software Updates \ Find and Install.

Após o searching e os updates, seu Eclipse deverá estar configurado pra desenvolvimento Struts.

Referências:

http://www.eclipse.org/
http://www.eclipse.org/gef/
http://amateras.sourceforge.jp/cgi-bin/fswiki_en/wiki.cgi?page=EclipseHTMLEditor
http://struts.apache.org/
http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=1045&sub=9

Eric C M Oliveira

Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).