Desenvolvimento - Java

Aplicações Java na Web – Administração no Tomcat

Nesse artigo vamos abordar como administrar suas aplicações Java para web via browser no Tomcat, disponibilizando aplicações de forma fácil e ágil, além de um ótimo gerenciamento de serviços como start, stop, deploy e update.

por Eric C M Oliveira



Nesse artigo vamos abordar como administrar suas aplicações Java para web via browser no Tomcat, disponibilizando aplicações de forma fácil e ágil, além de um ótimo gerenciamento de serviços como start, stop, deploy e update.

Esse novo artigo vem somar a dois outros artigos sobre aplicações Java em servidor Tomcat já publicados aqui no Linha de Código ("Java Server Pages e Servidor Tomcat" e "Páginas Java JSP - Instalando Tomcat no Linux", ver referencias). Ambos tratam da instalação inicial do Tomcat e são pré-requisitos para esse artigo, cada qual de acordo com seu ambiente, Linux ou Windows.

O primeiro passo, após iniciar seu servidor, é acessar a página inicial do Tomcat em: http://localhost:8080. A interface web para administração do Tomcat é encontrada à esquerda, na box Administration / Tomcat Manager.

Ao clicar no link, deve ser exibida uma mensagem de erro Status 403, informando que esse acesso ao recurso foi negado. Por default, o acesso a administração de webapps é restrita a usuários do tipo "admin" e/ou "manager". E esses usuários, por razões de segurança, não estão ainda setados em seu recem instalado Tomcat. Esses usuários são definidos no arquivo xml encontrado em rootTomcat / conf/tomcat-users.xml.

O próximo passo será localizar esse arquivo xml e abri-lo em um editor de texto de sua preferencia. Antes de alterarmos essa configuração, é uma boa prática darmos um stop em nosso servidor.

Após parado, localize o arquivo xml. Trata-se de uma alteração simples, mas uma outra boa prática e fazer um backup do arquivo a ser alterado. Ao abri-lo para edição, seu conteúdo deve ser semelhante ao encontrado abaixo:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<tomcat-users>
  <role rolename="tomcat"/>
  <role rolename="role1"/>
  <user username="tomcat" password="tomcat" roles="tomcat"/>
  <user username="role1" password="tomcat" roles="role1"/>
  <user username="both" password="tomcat" roles="tomcat,role1"/>
</tomcat-users>

Vamos acrescentar a linha abaixo no arquivo:

<user username="adminLC" password="linhadecodigo" roles="admin,manager"/>

Onde Username é o nome de um usuário, Password é a senha deste usuário, e Roles, os profiles/funções permitidas para esse usuário.

Salve o arquivo XML e reinicie seu servidor. Na pagina default do Tomcat, acesse novamente o link Tomcat Manager e agora será requisitado user e password. Entre com os mesmos dados que você adicionou no arquivo xml. No nosso caso, "adminLC" e "linhadecodigo".

Então você tera acesso a página de administração de aplicações, conforme abaixo:

Logo abaixo de Applications, é possivel visualizar o path de cada aplicação instalada no seu servidor, além do status atual em "Running" (true, aplicação rodando) e os comandos de Iniciar, Parar, Reload e Remover.

Com essa interface web de administração, a instalação de uma WAR file de uma aplicação Java torna-se simples, bastando apenas fazer o upload do pacote WAR, logo abaixo de "Applications ", em "Install", conforme figura abaixo:

Depois de clicar em "Install" e se tudo estiver ok, a aplicação já deverá estar disponível e poderá ser acessada em sua URL home. Temos assim uma maneira segura e fácil de adminsitrar aplicações Java no servidor Tomcat.

Referências:

http://tomcat.apache.org/
http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=452
http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=814

Eric C M Oliveira

Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).