Desenvolvimento - Java

Desenvolvimento Java em Projetos Offshore - Parte 2

A tecnologia da Sun continua sendo uma das mais usadas nessa modalidade de negócios e o Brasil pode estar entre os 4 gigantes dessa área em menos de 8 anos.

por Eric C M Oliveira



A tecnologia da Sun continua sendo uma das mais usadas nessa modalidade de negócios e o Brasil pode estar entre os 4 gigantes dessa área em menos de 8 anos. Segundo o Gartner, por exemplo, um número muito grande de empresas esta fazendo, planejando ou irá fazer projetos offshore. Em 2003, havia em torno de 360 mil profissionais de IT envolvidos em projetos offshore. Hoje já se ultrapassou o patamar de 1 milhão de profissionais. Estima-se que 30% de posições de trabalho em IT nos Estados Unidos serão levados para projetos offshore em 2015, liderado pela China como principal destino.

Mas toda estimativa tem sua margem de erro. O proprio Gartner, em 2004, citava os seguintes paises como os futuros gigantes do Offshore: India, China, Israel, Africa do Sul, Irlanda, Republica Tcheca, Polonia, Hungria e Russia. O Brasil não era sequer citado. Um novo estudo, aponta nosso país como futuro 4º colocado em 2014, e ja adiciona também Mexico e Argentina.

Falando em números mais atuais, uma recente pesquisa da InformationWeek, publicada em setembro passado, trouxe novos dados para o mercado de offshore. Em um universo de 500 empresas pesquisadas, 66% estão envolvidas em atividades offshore (em 2004 esse número era de 43%). O percentual de empresas usando visto norte-americano para trazer profissionais de IT para os EUA está em 59%, contra 43% na primeira pesquisa. Em termos de países, 24% expandiram suas operações de IT para China, India ou outros paises da Asia.

Como comentamos na Parte 1 desse artigo ja publicado aqui no Linha de Código (http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=1212), o Brasil, em relação a projetos offshore, tem capacidade de concorrer com os lideres asiáticos. E, como vimos acima na estimativa do Gartner, parece ja estar conquistando mais do que um lugar ao sol como provedor de serviços de IT para outros países.

A tecnologia Java se destaca neses projetos offshore e o desenvolvedor do Brasil já conta com uma boa fama, resultado de participações em projetos Open Source e de premiações em grandes eventos, como o JavaOne.

O país é sem duvida um das referências da tecnologia. Dados da Sun mostram que temos o maior número de JUGs (Grupo de Usuários Java) ligados ao site java.dev.net no mundo, totalizando mais de 40. Segundo o DF-JUG (Grupo de Usuários Java do Distrito Federal) estimam que, atualmente, o Brasil conta com mais de 70 mil profissionais ligadas à programação Java. A estimativa mundial é de que haja aproximadamente 4,5 milhões de profissionais Java, entre analistas e programadores.

Em termos de certificações Java, um item que se torna rapidamente um diferencial por um lugar ao sol em um projeto offshore, existem cerca de 18 mil programadores Java certificados no Brasil. Novamente, dados da Sun, informam que nos últimos anos, a procura por certificações no Brasil foi semelhante a demanda da Índia.

Mas acredite, não é só conhecer a tecnologia que conta num processo de seleção. As empresas estrangeiras buscam profissionais experientes com conhecimento em áreas especificas de negócio, como o mercado financeiro ou setor automotivo. Isto sem citar o idioma, que deve ser fluente, independente de ser o inglês, alemão ou outros.

Referências:

Eric C M Oliveira

Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).