Banco de Dados - MySQL

Como instalar o Mysql no Windows Vista

O objetivo deste artigo é explicar passo a passo e de forma simples como instalar o SGBD Mysql no sistema operacional Windows Vista.

por Matheus Rosendo



1 - Downloads

Baixe o instalador do Mysql: Mysql 5

2 - Configuração

Primeiro faça com que o Windows Vista pare de pedir confirmação a cada nova ação.

a) Vá em Iniciar -> Settings -> Control Panel -> User Accounts, clique em "Turn User Account Control on or off" e desabilite esta opção.



b) Caso já tenha tentado instalar o Mysql anteriormente, certifique-se de que não existe a pasta C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 5.0, caso exista, delete-a.

c) Execute o instalador do Mysql, avance com as configurações padrão até chegar ao último passo mostrado na imagem abaixo.

Atenção: Desmarque a opção "Configure MySQL Server now".

Após ter desmarcado esta opção clique em finish e conclua a instalação.



3 - Configuração

Devido ao esquema de permissões do Windows Vista é necessário alterar uma linha de código e recompilar o arquivo executável responsável pela configuração da instancia do banco de dados. Para que você não tenha que fazer isso o arquivo previamente recompilado está disponível para download aqui.

a) Coloque este arquivo no lugar do original C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 5.0\bin\MySQLInstanceConfig.exe
OBS: Caso queira você mesmo recompilar o arquivo siga as instruções de acordo com este artigo.

b) Execute o MySQLInstanceConfig.exe e avance com as configurações padrão até chegar a etapa mostrada na figura abaixo. Selecione a opção "Add firewall exception for this port" e prossiga normalmente com a instalaçao até o final.



c) Agora é só verificar se o Mysql já está rodando, vá em Iniciar -> Settings -> Control Panel -> Administrative Tools -> Services e veja se o status do Mysql está definido como "Started" ou "Iniciado" , em caso positivo o seu SGBD Mysql já está instalado, rodando na sua máquina e pronto para ser utilizado.

4 - Dicas para iniciantes

Não deixe de utilizar ferramentas para administração, consulta, migração e modelagem de dados. Recomendo as próprias ferramentas da Mysql. Caso ainda não tenha feito, baixe e instale o Mysql GUI Tools que contém o Mysql Administrator, Mysql Query Browser e Migration Toolkit, instale também a ferramenta de modelagem Mysql Workbench.

OBS: Nunca utilize o Windows Vista com o Mysql rodando sistemas em produção, afinal este sistema operacional não provê robustêz e confiabilidade para tal tarefa.

Espero ter ajudado, sucesso a todos!

Matheus Rosendo
Matheus Rosendo

Matheus Rosendo - Mestre em Informática pela UFPR na linha de pesquisa de Inteligência Computacional. Graduado em Tecnologia em Informática pela UFPR. Atualmente é pesquisador do LACTEC. Atua na área de sistemas interativos 3D, engenharia de software e metaheurísticas. Possui experiência com o desenvolvimento de sistemas web multicamadas. [Currículo Lattes]