Infra - Windows

Windows XP Service Pack 3

Nesse artigo poderemos descobrir as novas implementações de segurança e algumas mudanças na experiência com o usuário do Windows XP. O Service Pack 3 é na verdade um conjunto maior de várias atualizações realizadas desde o Service Pack 2.

por Thiago Carvalho Freitas



Este artigo aplica-se aos seguintes produtos e tecnologias:
  • Windows XP
  • Service Packs Microsoft
Introdução

Os Service Pack´s(SP) são conjuntos de atualizações de segurança, manutenção e novas implementações que o software adquiriu ou poderá adquirir. A Microsoft lança essas atualizações para que os seus usuários apliquem com maior velocidade as atualizações necessárias, e também desfrutem dos benefícios de um software que busca se adaptar as necessidades do mercado com uma maior velocidade que as ameaças de segurança.

Vejamos um exemplo, o Windows XP SP1 funcionava muito bem em todos os locais, fosse em casa, pequenas ou grande empresas, mas para aumentar a segurança e permitir uma melhor experiência com o usuário a Microsoft lançou o SP2 que trazia inúmeras inovações, como firewall e a central de segurança do sistema operacional. E com isso o Windows XP realmente tornou-se um sucesso. Hoje a central de segurança é implementada em todas as versões de Windows posteriores.

O Service Pack 3 não é diferente dos outros, ele traz todas as atualizações de segurança e hotfixes (correções de erros) realizadas desde o SP2. Apesar de não trazer muitas novas funcionalidades, este Service Pack é há muito esperado para quem ainda usa o Windows XP e deseja utilizar-se das novas ferramentas de segurança do Windows Vista e do Windows Server 2008.

O que é o Service Pack 3?

A Microsoft tem demonstrado que os seus Service Packs não trarão mais atualizações tão drásticas como a do Windows XP Service Pack 2, porque em pesquisas recentes notou que muitos administradores demoravam para implementar os Service Packs pois não sabiam o impacto nas aplicações empresariais. Com isso os sistemas ficavam vulneráveis mais tempo que o necessário e algumas dessas correções não foram aproveitadas antes do sistema se tornar indisponível.

O Service Pack 3 traz alterações em cinco áreas: atualizações de estabilidade, atualizações de performance, atualizações de segurança, atualizações de ferramentas e novas funcionalidades.

As atualizações de estabilidade foram criadas para aumentar a disponibilidade do Windows XP. As atualizações de performance garante que as interações entre o hardware e o sistema operacional sejam melhores, aumentando a compatibilidade. As atualizações de segurança traz todas as alterações realizadas após o Service Pack 2 que estavam disponíveis através do Windows Update, além de algumas novas.

Atualizações de ferramentas

As atualizações de ferramentas estão disponíveis para downloads, e são opcionais para os utilizadores do Windows XP Service Pack 2. Entretanto eles vêm na instalação do SP3, por padrão. Essas atualizações estão separadas por categorias, que serão detalhadas a seguir.

A categoria de Gerencimento traz alterações no MMC, Microsoft Management Console, que tem a sua nova versão a 3.0 mais estabilidade nas conexões de snap-in. Outra inovação importante, já categoria de instaladores, é o Windows Installer 3.1 já embutido no SP3, o que facilita a várias instalações e updates.

Segurança é na verdade o foco dessa implementação de service pack. Quanto a tecnologias de rede, temos o novo BITS (Background Intelligent Transfer Service), na sua versão 2.5 completamente integrado ao Microsoft System Center Configuration Manager 2007 e ao Windows Live One Care, ele provê uma maior segurança a nível das tranferências de dados. Em conjunto com o BITS o service pack 3 do Windows XP traz IPSec Simple Policy Update, Digital Identity Management Service, Peer Name Resolution Protocol 2.1 e o Wi-Fi Protected Access 2.

Cada um dessas ferramentas agrega mais tecnologia ao Windows XP, aumentando a capacidade de gerenciamento e de segurança do sistema operacional. O IPSec Simple Policy Update diminui a quantidade de filtros que o dominio requer na implementação de uma nova estação, mantendo a sua segurança e assim garantindo uma facilidade para o suporte técnico. O DIMS (Digital Identity Management Service), faz com que os usuários possam acessar o dominio de forma silenciosa para o usuário, tornando mais simples para o usuário e uma experiência menos conturbada.

PNRP 2.1, essa é a sigla do Peer Name Resolution Protocol 2.1, para que haja uma maior integração com aplicativos de comunicação do Windows Vista. E o Wi-Fi Protected Access 2 (WPA2), que está dentro dos últimos padrões do IEEE 802.11i, aumentando a segurança da comunicação de redes wireless sem a necessidade da utilização de produtos de terceiros.

Novas funcionalidades do Windows XP Service Pack 3

Como no Windows Vista, Windows Server 2003 R2 SP2 e no Windows Server 2003 SP2, o Windows XP Service Pack 3 não obrigará o seu implementador a fornecer uma Chave de Instalação, podendo essa ser informada após a instalação ou mesmo se não for informada em 30 dias o software irá deixar de funcionar. Isso só funcionará em mídias que sejam compiladas com o Service Pack 3 embutido, e facilita a utilização de softwares Microsoft para testar aplicações. E o uso do software sem a Chave de Instalação não restringe as suas funcionalidades, não antes dos 30 dias.

Ao instalar o Service Pack 3, o usuário poderá notar algumas diferenças na sua interface ao acessar as politicas de segurança, onde agora ele encontrará uma explicação sobre cada umas das politicas. Veja a figura abaixo:


Figura 1: Descrição das politicas de segurança local

Nem todas as alterações são tão visíveis aos usuários, e uma delas é o Kernel Mode Cryptographic Module, que incorpora novos algortimos de criptografia no Windows XP, com chaves maiores e mais seguras. Esta alteração permite que os alguns drivers que precisem de acesso ao código, tenham acesso seguro e assim estejam protegidos de ataques.

O Windows XP também irá receber alterações para segurança e performance das comunicações de rede. Para performance e melhor utilização de uma rede o Windows XP agora implementa um algoritmo que identifica rotas que estejam "dropando"pacotes, e automaticamente ele desvia esse caminho. O nome desta tecnologia é "Blackhole" router detection algorithm e assim ela permite uma certa "qualidade" na troca de informações numa rede de computadores.

Quanto as alterações de segurança no Windows XP, temos o NAP (Nertwork Acess Protection) que permite a utilização de politicas de validação de computador seguro antes que o computador tenho acesso ou comunicação com a rede. Essas politicas encaminham o computador para atualização de antivirus, de atualização do Windows, variando conforma a politica de segurança da sua rede. Essa tecnologia nova já vem implementada no Windows Vista e no Windows Server 2008, e assim aumentará a capacidade de integração de todos os serviços do Windows XP SP3 com os servidores Windows Server 2008, garantindo integridade, segurança e disponibilidade de rede.

Implementando o SP3 do Windows XP

Incialmente o Service Pack 3 estará disponível no Windows Update e deve ter cerca de 70 MB, se você fizer o download através do Download Center terá que baixar aproximadamente 580 MB. Essa diferença se deve pelo fato de que pelo Windows Update será feito o download somente do serivce pack, enquanto no Download Center o service pack 3 terá inúmeros pré-requisitos para que sua instalação seja realizada com sucesso, assim o download será maior.

Para implementar o Windows XP SP3 você deve entender que ele é cumulativo, ou seja você pode instala-lo por cima do SP2 ou do SP1, além do mais ele logo estará disponivel em todas as linguagens. Outro detalhe a se observar é que o Service Pack 3 é geral, ou seja, independente da versão do Windows XP que voce use, voce poderá instala-lo, claro que voce deve respeitar se o seu Windows XP é 32 ou 64 bits.

Links Relacionados Conclusão

Neste artigo podemos ver que o Windows XP não está sendo deixado de lado, a Microsoft ainda está lançando algumas alterações para o seu sistema operacional para garantir a qualidade e segurança tornando seus softwares ainda mais confiáveis. Com a instalação do Service Pack 3 o Windows XP ganhará algumas novas funcionalidades e também melhorias de funcionalidades já nativas do sistema, e poderá ser um sistema tão estável e seguro quanto o Windows Vista.
Thiago Carvalho Freitas

Thiago Carvalho Freitas - Microsoft Certified Professional em Windows XP e Microsoft Student Partner no Ceará. Coordenador de TI do 5º Ofício de Registro de Imóveis de Fortaleza. Possui mais de 7 anos de experiência em suporte técnico e 3 anos de experiência em Administração de Redes, Sistemas e Servidores Windows; SQL Server 7.0, 2000 e 2005; e ISA Server 2004. Palestrante oficial do grupo Office.CE (http://www.officeceara.com.br/). Blog Técnico: http://www.freitasthiago.eti.br/.