Desenvolvimento - Java

Desenvolvimento de Aplicativos para TV Digital (pequena introdução)

O autor através deste texto dá uma pequena introdução sobre o assunto e promete novos artigos.

por Mauricio Junior





Nos dias de hoje, tenho ouvido muito falar de TV Digital, acredito que você também tenha ouvido falar muito desse assunto. Confesso a todos que é muito interessante, porém ter o poder de acessar da sua TV a Internet e fazer qualquer coisa, como se estivesse no computador é fascinante. Para quem gosta de tecnologia, isso pode estar mais próximo que imagina.

O governo brasileiro pretende colocar sinal digital em todas as cidades do Brasil, ou seja, para qualquer classe social. Hoje em dia existem várias empresas de TV a Cabo que já possuem sinal digital. Porém custa muito mais caro do que um sinal normal da empresa fornecedora.

Em algumas cidades, esse sinal já chegou perfeitamente. Porém é necessário comprar um aparelho para que na sua TV tenha a imagem mais nítida e perfeita. Existe uma empresa chamada Proview, brasileira (situada em Manaus) que fabrica esse aparelho com um menor custo. Também existem várias outras empresas que desenvolveram e desenvolvem esse tipo de aparelho.

Porém, gostaria de alertar a você, leitor desse pequeno artigo que existe uma grande passo para desenvolver aplicativos no mercado brasileiro e até no exterior. Brasileiros da PUC-RIO desenvolveram uma linguagem chamada Ginga-NCL e LUA para alcançar a gama com software em TV Digital. Esse projeto foi levado a sério pelo governo brasileiro e é o padrão adotado hoje em dia; ou seja; a maioria dos codificadores estão vindo preparado para aceitar a linguagem Ginga-NCL.

Existem vários conceitos sobre TV Digital, IPTV, ITV e outros que abordam diretamente TV Digital, desenvolvimento de software, camadas, publicações e mais e mais. Atualmente, estudo muito sobre o desenvolvimento de software para esse dispositivo, porém isso tudo é muito novo. Começarei uma gama de artigos e vídeos mostrando como desenvolver desde o começo. Meu intuito é compartilhar conhecimento a todos àqueles que desejam.

Ferramentas indicadas para desenvolvimento: "Composer e Eclipse".

A seguir darei uma continuação com exemplos práticos de como começar a desenvolver um aplicativo para TV Digital.

Está muito na moda esse nome “TV Digital”, mas de fato, existem poucas pessoas que viram e sabem como fazer software para a mesma.

Meu objetivo maior é mostrar passo a passo como começar a desenvolver software para um dispositivo “Televisão”, tão amplo e comum na vida de todo mundo.

Tive alguns problemas para começar a desenvolver esse tipo de software para essa tecnologia citada anteriormente em relação a máquina, software, editor, jvm e muito mais. Relacionarei todos os esses problemas no desenrolar desse artigo.

- Ferramentas já testadas

Por utilizar o sistema operacional da Apple, S.O. OsX 10.5 (Leopard); senti dificuldade na instalação de JVM do java. Outra dificuldade que percebi foi que a ferramenta disponibilizada pela empresa do Rio chamada Composer não ajuda muito no desenvolvimento; (para quem já programa).

As duas ferramentas para desenvolvimento com Ginga-NCL que analisei foram: Composer e Eclipse Europa 3.3.2 com JVM 6.0.

- Sistema Brasileiro de Televisão Digital

Hoje para quem não conhece muito o SBTV (Sistema Brasileiro de Televisão Digital); existem várias tecnologias para desenvolver um aplicativo que funcione na TV Digital; como por exemplo: JavaTV, Ginga-NCL e suas variações, Lua, Microsoft TV e outras. As que estão sendo homologadas e utilizadas aqui no Brasil são: JavaTV, Ginga-NCL e Lua. Existe ainda alguns problemas sobre o padrão JavaTV, muitos querem e muitos não querem homologar essa tecnologia para o set-top-box. Vamos ver o que pode ocorrer com essas discussões nos padrões brasileiros.

Para não sair do meu objetivo, que é mostrar e ensinar como começar a desenvolver para TV Digital, abordarei e mostrarei as duas tecnologias, Ginga-NCL e JavaTV.

- Instalação das ferramentas para desenvolvimento

Composer:

Acesse o site (http://www.ncl.org.br/ferramentas/index.html) e baixe a ferramenta composer. Clique no link NCL 3.0, em seguida aparecerão várias ferramentas como plugins, emuladores e tudo mais. Na coluna data existe o dia 22 de dezembro de 2007 onde possui COMPOSER: Editor de Documentos NCL para Linux, Windows e Mac. Neste sites existem alguns exemplos e tutoriais úteis.

Eclipse:

Acesse o site (http://www.eclipse.org/europa), é uma versão já customizada, com plugins necessários para desenvolvedor e muito mais. Depois de baixar, é necessário acessar outro site para download do plugin Eclipse-NCL criado por desenvolvedores da faculdade UFMA. Busque no site (http://laws.deinf.ufma.br/~ncleclipse/index.html); a instalação é simples, fácil e rápida. Basta descompactar o arquivo na pasta plugin e começar a usar.

Dentro do site, existe um vídeo mostrando como criar um projeto utilizando a ferramenta e o plugin. (http://laws.feinf.ufma.br/~ncleclipse/exemplo.html).

- Emulador:

Esse componente é muito importante para o desenvolvedor, pois mostra com efetividade uma emulação de TV em seu computador. Tudo que desenvolveu mostra perfeitamente junto a sua máquina, onde facilita a criação do mesmo. Faça o download no site (http://www.ncl.org.br/ferramentas/index_30.html).

- Qual Ferramenta Usar?

Como opinião pessoal, para você que já desenvolve e sabe usar a ferramenta eclipse, considero que é a melhor opção. A ferramenta composer serve para pessoas mais leigas e que precisa de uma ajuda, pois usa apenas visual; mais do que codificação. Já o eclipse é só codificação, porém possui o famoso “auto-complete”. Facilita muito a vida dos desenvolvedores de software.

Por esse fato, indico que o eclipse seria a melhor opção para quem já programa e o composer para quem está aprendendo.

- Exemplo de código:

Segue um exemplo de código feito pelo eclipse.

Nos próximos artigos mostrarei o primeiro desenvolvimento passo a passo.

Boa sorte a todos e leiam a bíblia.

Mauricio Junior

Mauricio Junior - Formado pela Faculdade Anhanguera, Especialista pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Pós-Graduação em Docência Superior e cursando Mestrado na UNB Engenharia Elétrica; . Tenho 29 anos e possuo sete livros publicados pela editora Ciência Moderna e sou editor do Linha de Código.
Sou Certificado Microsoft MCP, MCAD e MVP, faço parte da comunidade ASPNETI.COM, onde publico artigos, vídeos, ebooks e livros Publico artigos, vídeos e podcast em outras comunidades. Trabalho como Analista de Sistemas / Desenvolvedor na empresa ATP S/A.
Blog:
blog.mauriciojunior.org
Site pessoal: www.mauriciojunior.org