Desenvolvimento - Java

O mundo JAVA

JAVA? Por onde posso começar? Neste simples artigo você poderá se familiarizar com os termos técnicos.

por Alessandra Lima Aguiar



Olá pessoal, antes de iniciar este artigo gostaria de dizer que há muito tempo estou pensando sobre o que eu poderia escrever aqui no site Linha de Código e, hoje tive a idéia de escrever sobre JAVA, para quem está começando a conhecer. Então aí vão algumas dicas, para você começar a se familiarizar.

Uma boa interface com o usuário pode significar o sucesso ou o fracasso de um aplicativo. Para desenvolver páginas utilizo o HTML, folhas de estilo CSS e scripts do lado do cliente em JavaScript. O CSS é fundamental para a padronização do visual em aplicações com muitas páginas, já com o JavaScript, é possível manipular objetos em páginas via DOM e realizar operações como as validações de dados no lado do cliente.

O servidor WebSphere Application Server da IBM e o WebLogic Server da BEA Systems são dois dos mais conhecidos servidores J2EE comerciais. Alguns servidores de software livre também são muito utilizados, como JRUN, Glassfish, JBoss, JOnAS e Apache Geronimo. A linguagem de programação destes softwares é Java. Os módulos Web são implementados através de servlets e JSP e a lógica de negócio através de EJBs. A plataforma J2EE disponibiliza padrões para os containers Web e EJB. O Tomcat é um exemplo de container de software livre, onde os módulos Web podem ser publicados.

O Ant é um software escrito em Java que processa roteiros (scripts) escritos na sintaxe XML. Estes roteiros permitem empacotar, instalar e executar aplicações.

Muitos desenvolvem utilizando apenas as tecnologias JavaServer Pages (JSP) e Servlets. É bom adicionar que o Design Patterns é essencial para o desenvolvimento com JSP e Servlets. Mas existem vários frameworks.
  • O framework Apache Struts é um padrão de mercado, sendo um dos mais utilizados para construção de aplicações web em Java. E reforça os conceitos sobre Servlets e JSP, pois essas tecnologias podem trabalhar em conjunto de maneira estruturada, e ilustra novos exemplos do uso de design patterns.

  • Já o JavaServer Faces é a mais nova especificação para o desenvolvimento de interfaces web com Java, que é baseada em componentes e eventos e especialmente integrada a ferramentas de desenvolvimento. Isso facilita a implementar recursos de validação, navegação e conversão, e a criar componentes e renderizadores personalizados.

  • Com o Hibernate é possível implementar a persistência de dados com eficiência, sem perder as vantagens de usar a orientação a objetos. O framework se encarrega de fazer o mapeamento entre objetos e tabelas do banco de dados, permitindo inclusive o uso de herança e de vários tipos de relacionamentos, e oferecendo recursos de cache e transações.
Um dos principais desafios no desenvolvimento de aplicações web é a geração de relatórios e gráficos. Essa tarefa é muito simplificada com o uso das ferramentas open source JasperReports e iReport. Obtendo parâmetros de aplicações web e mostrar a saída dos relatórios e gráficos no browser web em diversos formatos.

É isso aí, pessoal, um grande abraço e até a próxima.
Alessandra Lima Aguiar

Alessandra Lima Aguiar - Analista de Sistemas e Desenvolvedora na IBM. Formada em Sistema de Informação na UNISA (Universidade de Santo Amaro) e com um MBA em Tecnologia de Software pela USP (Universidade de São Paulo), atua no mercado de TI desde 1999 e atualmente está focada em desenvolvimento JAVA para ambiente WEB.