Gerência - Ciclo de Vida de Desenvolvimento

Integrando o Sub Version com o Visual Studio

O artigo tem por objetivo ajudar pequenos times em implementar um controlador de versão gratuito para ajudar no desenvolvimento dos seus aplicativos.

por Deivid Roger Oliveira Santos



Na maioria das vezes eu sempre trabalhei em projetos que utilizavam o conceito de controlador de versões tanto o Source Safe e o TFSVS (Team Foundation Server Version Control) ambos da Microsoft.

Há algum tempo eu tive contato com o SVN e para a minha péssima impressão não é plug and play que nem os versionadores da Microsoft. Depois de um tempo é claro eu voltei a ter contato com a ferramenta e resolvi enfrentar o desafio de poder integrá-lo com o Visual Studio.

Não quero entrar nos méritos de como esse source control funciona (A intenção aqui não é montar um passo a passo, veja depois as referências), mas para integrá-lo com o Visual Studio basta baixar um plugin tanto o Visual SVN e tanto quanto o Ankhsvn pode te ajudar a fazer essa integração (você pode optar em usar um ou outro), como isso praticamente matou o problema de desenvolver o mesmo projeto em times pequenos e claro muitas pessoas ficam se perguntado como configurar o SVN sendo que muito das coisas é feito na mão.

O gerenciamento do source control pode ser feito através do Visual SVN Server, no momento ele tem duas versões uma free e outra paga. A diferença entre as duas é que a free não tem suporte a administração remota. O interessante dessa ferramenta é a centralização ao invés de usar o Tortoise no contexto de menu do Windows para criar os repositórios em qualquer lugar (É um recurso bom, mas tem um sério problema quando passamos a ter um número muito grande de projetos, depois vira uma bagunça, depende do seu gosto).

Resumindo:

O SVN é o nosso servidor de source control responsável por manter os repositórios.

Tanto o Ankhsvn e o Visual SVN são plugins para o Visual Studio que funcionam como client do SVN para acessar os repositórios de projetos.

O Tortoise trata de ser um plugin do menu de contexto do Windows e é uma ferramenta client para acesso e administração do SVN.

Conclusão:

O SVN acaba sendo uma ótima opção quando se trata de times de desenvolvimento pequenos e quando a empresa não tem uma real necessidade de adquirir uma licença de controladores de versão mais robusta ou até financeiramente falando, pois a licença dele é gratuita.

Referências:

http://subversion.tigris.org/

http://www.visualsvn.com/

http://tortoisesvn.tigris.org/

http://ankhsvn.open.collab.net/

http://www.fabioyamate.com/blog/2008/07/22/projetos-do-visual-studio-com-subversion/

http://andreferraro.wordpress.com/2009/03/23/visualsvn-controle-de-versao-com-o-visual-studio-instalando-e-configurando/

Deivid Roger Oliveira Santos

Deivid Roger Oliveira Santos