Infra - Virtualização

Serie Tudo o que você precisa saber sobre Hyper-V Parte 5 (Disk)

Esse artigo dividido em 5 partes descreve as principais caracteristicas do Hyper-V, unificando o maximo de informação e conhecimento.

por Levi Bertolino



Olá Amigos.

Hoje vou falar de Disk, algo que não é muito questionado pelo pessoal, entretanto existem diversos macetes que podem otimizar seu ambiente para uma performace ainda melhor. Vamos lá:

Bom pessoal, nessa parte da serie *tudo o que você precisa saber sobre Hyper-V*, eu vou falar das diversas opções de armazenamento, aonde você pode implementar em um servidor que executa o Hyper-V, alem de falar sobre os suportes que ele oferece, alem de falar também sobre como planejar um armazenamento, como configurar um armazenamento ou como criar um disco Virtual.
São vários os tipos de armazenamento que um servidor que executa o Hyper-V possa ter fisicamente, são eles:

· Armazenamento conectado na maquina física:
SATA (Serial Advanced Technology Attachment)
 eSATA (Serial Advanced Technology Attachment externo)
PATA (Parallel Advanced Technology Attachment)
SAS (Serial Attached SCSI)
SCSI (Small Computer Systems Interface)
USB (Universal Serial Bus)
Firewire

· SANs (redes de área de armazenamento). Você pode usar as tecnologias iSCSI (Internet SCSI), Fibre Channel e SAS

Dica: Determinando as opções de armazenamento no sistema operacional de gerenciamento

No sistema operacional de gerenciamento, é possível selecionar o uso de discos rígidos virtuais ou discos físicos diretamente conectados a uma máquina virtual. Os discos rígidos virtuais podem ter uma capacidade de até 2040 gigabytes e incluir os seguintes tipos:

Fixo. Um disco rígido virtual fixo é um disco que ocupa o espaço em disco físico no sistema operacional de gerenciamento igual ao tamanho máximo do disco, independentemente de uma máquina virtual exigir o espaço em disco. Um disco rígido virtual fixo leva mais tempo para ser criado do que outros tipos de disco porque o tamanho alocado do arquivo .vhd é determinado durante a sua criação. Esse tipo de disco rígido virtual proporciona melhor desempenho em comparação com outros tipos porque os discos rígidos virtuais fixos são armazenados em um bloco contíguo no sistema operacional de gerenciamento.

Expansão dinâmica. O disco rígido virtual de expansão dinâmica é aquele em que o tamanho do arquivo .vhd cresce à medida que os dados são gravados no disco. Esse tipo permite o uso mais eficiente do espaço em disco. Você precisará monitorar o espaço em disco disponível para evitar ficar sem espaço no sistema operacional de gerenciamento.

Diferenciação. Um disco rígido virtual de diferenciação armazena as diferenças do disco rígido virtual no sistema operacional de gerenciamento. Isso permite isolar as alterações em uma máquina virtual e manter um disco rígido virtual em um estado inalterado. O disco de diferenciação no sistema operacional de gerenciamento pode ser compartilhado com máquinas virtuais e, como prática recomendada, deve permanecer como somente leitura. Se ele não for somente leitura, o disco rígido virtual da máquina virtual será invalidado. ( Essa dica está no TechNet da Microsoft )

Configurar discos Fisicos diretamente para uma VM:
1. Mapeie o dispositivo de armazenamento que planeja usar para o servidor que executa o Hyper-V. Em Gerenciamento de Disco, o armazenamento aparece como um volume bruto e está em um estado Offline.
2. Para iniciar o volume bruto, em Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito do mouse no disco que deseja inicializar e clique em Inicializar Disco. Observe que, antes de o disco ser inicializado, ele deverá estar em um estado Online.
3. Na caixa de diálogo Inicializar Disco, selecione o disco a ser inicializado. É possível selecionar usar o MBR (registro mestre de inicialização) ou o estilo de partição GPT (tabela de partição GUID).
4. Após a inicialização de um disco, coloque-o novamente em um estado Offline. Se o disco não estiver em um estado Offline, ele não estará disponível ao se configurar o armazenamento de uma máquina virtual.
5. Siga as etapas em "Para criar um disco rígido virtual" e não se esqueça de selecionar Anexar um disco rígido virtual mais tarde no Assistente de Nova Máquina Virtual.
6. Abra o Gerenciador Hyper-V. Clique em Iniciar, aponte para Ferramentas Administrativas e clique em Gerenciador Hyper-V.
7. Em Máquinas Virtuais, selecione a máquina virtual que deseja configurar.
8. No painel Ação, abaixo do nome da máquina virtual, clique em Configurações.
9. No painel de navegação (painel esquerdo), clique no controlador a que deseja vincular o disco. Caso o seu plano seja usar o disco como um disco de inicialização, certifique-se de anexá-lo a um controlador IDE. Clique em Adicionar.
10. Na página Disco Rígido, selecione o local no controlador para conectar o disco.
11. Em Mídia, especifique o disco rígido físico. Se o disco não aparecer na lista suspensa em Discos rígidos físicos, verifique se ele está em um estado Offline em Gerenciamento de Disco.
12. Quando o disco físico estiver configurado, você poderá iniciar a máquina virtual e armazenar os dados no disco. Se estiver instalando um sistema operacional, o processo de instalação automaticamente preparará o disco para uso. Se estiver usando o disco físico para armazenar dados, ele deverá primeiro ser preparado pela máquina virtual.

Se estiver instalando um sistema operacional no disco físico e ele estiver em um estado Offline antes da inicialização da máquina virtual, esta falhará ao iniciar. É preciso armazenar o arquivo de configuração da máquina virtual em um local alternativo porque o disco físico é usado pela instalação do sistema operacional. Por exemplo, localize o arquivo de configuração em outra unidade interna no servidor que executa o Hyper-V.

IT-Pro (Virtualization)
Levi Bertolino

Levi Bertolino

Levi Bertolino - Colunista do Linha de Código.