Desenvolvimento - C/C++

Interação entre controles no Cpp Builder - parte 2

Como segunda lição, vamos aprender a fazer os controles de um form interagirem entre si com a força do pensamento.

por Wanderley Caloni Jr



Como segunda lição de nossa jornada Borland (atualmente Embarcadero - nota do editor), vamos aprender a fazer os controles de um form interagirem entre si com a força do pensamento.

Para essa proeza precisaremos de:

  1. dois TButton"s;
  2. um TEdit;
  3. um TListBox.

Bom, sabemos já como colocar esses caras no form principal. Apenas espalhe-os de maneira que eles não fiquem uns em cima dos outros (essa técnica de espalhamento chama-se design).

Agora no evento default do Button1 (duplo-clique nele) colocaremos o seguinte código:

void __fastcall TForm1::Button1Click(TObject *Sender)
{
   if(!Edit1->Text.IsEmpty() )
   {
      ListBox1->AddItem(Edit1->Text, 0);
      Edit1->Text = "";
   }
}

Percebeu? Não? Então rode e note o que acontece quando você aperta o botão.

Agora iremos fazer algo mais interessante ainda com o segundo botão. Coloque no evento default o seguinte código:

void __fastcall TForm1::Button2Click(TObject *Sender)
{
   ListBox1->DeleteSelected();
}

Mais simples, impossível. E com um pouco de imaginação, o mais besta dos aplicativos pode se tornar uma utilidade do dia a dia. Até sua mãe vai adorar.

Artigo original retirado de "Interação entre controles no Cpp Builder", por Wanderley Caloni.

Wanderley Caloni Jr

Wanderley Caloni Jr