Desenvolvimento - Java

Administração no ITM6 via query de SQL remota em HUB TEMS AIX

Neste Artigo, apresento uma funcionalidade muito interessante do IBM Tivoli Monitoring 6, rara de ser encontrada, onde o analista pode extrair o conteúdo do portal java via linha de comando utilizaddo o SQL como conector.

por Ricardo Gellman Prado



Muitas pessoas costumam perguntar o porque de uma ferramenta tão moderna como o ITM6 (IBM Tivoli Monitoring 6) ter uma interface gráfica tão avançada, e uma capacidade de administração via linha de comando um tanto quando enxuta. Na verdade, esta ferramenta de monitoração é muito poderosa, e permite ser personalizada de acordo com o interesse de cada um, tornando o dia dia do administrador de sistemas muito mais rápido e simplificado, envolvendo algumas plataformas, tais como AIX, SQL, Tivoli e a linguagem Shell Script. Para os mais avançados, um arquivo de saída pode ser modificado em Perl, utilizando expressões regulares.

Vamos ao exemplo.

A figura abaixo apresenta o TEPS ( Tivoli Enterprise Portal Server), onde podemos visualizar todo o parque que esta sendo monitorado. Nele encontramos a lista de todos os servidores, conectados no TEMS (Tivoli Enterprise Monitoring Server), e suas características, tais como, endereço ip, nome, gráficos do sistema operacional, especificações sobre o que esta sendo monitorado, exemplo, disco, cpu, memória, filas de MQ entre outras.



O fato é que muitas vezes, embora fácil e bem organizada, a vizualização no TEPS não é necessariamente prática, principalmente para administradores, que trabalham com grandes listas de servidores em manutenção, onde é preciso uma rápida resposta de informações de vários servidores, em um arquivo de saída.

Para isso, apresento a solução conhecida como o kdstsns, um arquivo que acompanha a instalação do produto ITM6, e é capaz de varrer o banco de dados do TEPS, e retornar a informação desejada na tela, com dados de servidores em apenas alguns segundos.

Criação do arquivo de query:

Acesse o HUB-TEMS, com permissão de root, e crie o security token com o comando a seguir:





Em seguida, vá até seu home:



E crie o arquivo /home/usuario/listOS.ksh com o conteúdo abaixo e permissão 775 rwxrwxr-x:



Obs: Certifique-se de que o arquivo ./kdstsns esteja em /opt/IBM/ITM/aix536/ms/bin

Em seguida, crie a pasta customlib também na raiz do seu home com permissão (700) rwx------



Crie dentro de customlib o arquivo listOS.sql com o conteudo a seguir e permissão (700) rwx-----



Pronto, agora basta rodar o arquivo listOS.ksh e obter a saída gerada:

/home/usuario/listOS.ksh

Exemplo de Saída:

Ricardo Gellman Prado

Ricardo Gellman Prado - Formado em Sistemas de Informação e Mecatrônica, é analista de automação da IBM e especialista certificado em IBM Tivoli Monitoring Deployment Professional 6.2, participa do curso de Redes de Computadores da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. É Especialista em Linux Mandriva Advanced, e desenvolve rotinas e scripts para Clientes corporativos.