Infra - Virtualização

Usando o Hot Add de VHDs no Hyper-V R2

Este artigo abordará a nova opção do Windows Server 2008 R2 de adicionar um HD virtual (VHD) com a máquina em produção.

por Leandro Carvalho



Tecnologias

Windows Server 2008 R2 Standard

Windows Server 2008 R2 Enterprise

Windows Server 2008 R2 Datacenter

Hyper-V Server 2008 R2

Sumário

Este artigo abordará a nova opção do Windows Server 2008 R2 de adicionar um HD virtual (VHD) com a máquina em produção.

Conteúdo

Introdução

Procedimento

Conclusão

Sobre o autor

Introdução

Com o aumento da utilização de ambientes virtuais surge a necessidade de adicionarmos VHDs (extensão do arquivo de HD virtual usado pelas máquinas virtuais) em um dos servidores virtuais, mesmo procedimento chamado de Hot swap nos ambientes físicos. Com o Hyper-V do Windows Server 2008 R2 é possível fazer esta operação sem precisarmos de um Hardware específico. Isto às vezes não é um problema, mas até então era necessário o desligamento da máquina virtual (VM) para fazermos esta adição. Vocês verão como o Hyper-V R2 ajuda a colocarmos mais HDs com as VMs em produção, sem impactar seu ambiente, assim como é feito no ambiente físico.

Procedimento

Abra o Hyper-V Manager em Start>Administrative Tools>Hyper-V Manager. Clique em Ok na mensagem do User Account Control para elevar suas credenciais como administrador.

Clique na máquina virtual que você deseja adicionar o disco virtual e logo após clique em Settings no lado direito da tela, conforme figura 1.



Figura 1 – Configurações da máquina virtual


Depois clique em SCSI Controller, escolha a opção Hard Drive e clique em Add.



Figura 2 – Adicionando uma Storage SCSI


Vale ressaltar que não é possível adicionarmos uma Storage IDE, somente SCSI e Pass-Through Disks.

Escolha o caminho do arquivo vhd ou o disco físico que você deseja adicionar. O HD físico, chamado Pass-Through Disk, deve estar offline na máquina física. No exemplo abaixo foi usado um vhd dinâmico com 20 GB de tamanho.



Figura 3 – Caminho do VHD


Depois de ter clicado em Ok, abra o gerenciamento de discos de sua máquina virtual e já será possível visualizar o novo disco disponível.



Figura 4 – Disco na máquina virtual


O disco já é exibido como Online e agora você já pode criar novas partições e volumes. Em caso de discos físicos é possível até criar RAIDs para tolerancia a falhas.

Para removê-lo é só abrir as configurações da máquina virtual, clicar em SCSI Settings e em remove.

Conclusão

Este artigo mostrou, de uma forma simples, como adicionar novos discos sem impactar seu servidor. Este é um dos benefícios que ganhamos quando usamos a virtualização com o Hyper-V do Windows Server 2008 R2.

Leandro Carvalho

Leandro Carvalho - Leandro Carvalho trabalha em um parceiro na Australia como instrutor e engenheiro de sistemas em produtos Microsoft como Windows Server, virtualização, ISA Server, Exchange Server, System Center, CRM Server, Sharepoint e sistemas clientes, além de ajudar a comunidade constantemente com artigos, palestras e foruns.
Possui as certificações MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCBMS, MCT e MVP Virtual Machine. No ano de 2009 ele ganhou o prêmio MCT Awards destaque do ano da América Latina e em 2010 o MVP awards especialista em virtualização.
Blog: http://msmvps.com/blogs/msvirtualization
Twitter: @leandroeduardo