Infra - Virtualização

Convertendo uma máquina física em virtual no System Center Virtual Machine Manager 2008

Neste artigo será usada a opção P2V (Physical to Virtual) para converter uma máquina física em virtual com o System Center Virtual Machine Manager 2008.

por Leandro Carvalho



Tecnologias

Windows Server 2008 Standard

Windows Server 2008 Enterprise

Windows Server 2008 Datacenter

Sumário

Neste artigo será usada a opção P2V (Physical to Virtual) para converter uma máquina física em virtual com o System Center

Virtual Machine Manager 2008

Conteúdo

Introdução

Procedimento

Conclusão

Referencias

Sobre o autor

Introdução

Com o crescimento constante de soluções de servidores e desktops virtuais, o System Center Virtual Machine Manager 2008 lhe oferece uma maneira mais fácil de gerenciar todo seu ambiente com ferramentas e configurações simples e eficazes. Uma delas é a opção Physical to Virtual (P2V) que converte uma máquina física em virtual. Ótima para migrações de ambientes físicos para virtuais e laboratórios.

Procedimento

Clique em Start>All Programs>Microsoft System Center>Virtual Machine Manager 2008>Virtual Machine Manager 2008 Administrator Console

No VMM Administrator Console, clique em Convert physical Server.

Figura 1 – Opção Convert physical Server

Na tela exibida, coloque o nome do computador que você irá transformar em máquina virtual. Informe o usuário e a senha e clique em Next. O usuário deverá ser administrador local para completar o procedimento.

Para auxiliá-lo no procedimento, somente os sistemas da tabela abaixo podem ser convertidos:

Sistemas Operacionais

P2V (Online)

P2V (Offline)

Não suportado

Windows Server 2008 (32 e 64 Bit)

X

Windows Server 2003 com SP1 e superiores (32 e 64 bit)

X

Windows Vista SP1 (32 e 64 Bit)

X

Windows XP com SP2 (32 e 64 Bit)

X

Microsoft Windows 2000 Server Service Pack 4 (SP4)

X

Microsoft Windows NT Server 4.0

X

Tabela 1 – Sistemas operacionais compatíveis

O P2V online instala um agente na máquina destino para realizar o processo de conversão sem reinicializar o computador, diferente do P2V offline que reinicializa o computador e faz uma parte do processo pelo WinPE.

Figura 2 – Computador que será convertido

Na tela de identificação da máquina virtual, coloque o nome, proprietário e uma descrição para o novo computador, conforme figura 3 e clique em Next.

Figura 3 – Nome, proprietário e descrição da máquina virtual

Na página System Information, clique em Scan System para o cliente destino ser verificado. Isso faz com que seja instalado um agente que auxiliará em todo processo de conversão. A tela ficará como a figura 4. Depois clique em Next.

Figura 4 – Informação do sistema

Em Volume Configuration escolha o tamanho e o tipo do disco que a máquina virtual terá. No exemplo desta conversão, o disco era de 13 GB e foi colocado o valor de 20 GB para aumentar um pouco a capacidade. Clique em Next logo após.

Figura 5 – Opções do disco

Em Virtual Machine Configuration, escolha o número de processadores e a memória que será dedicada à máquina virtual e depois clique em Next.

Figura 6 – Configurações da máquina virtual

Na próxima tela selecione o servidor que hospedará o computador convertido e clique em Next.

Figura 7 – Servidor Host

Em Select Path, escolha o caminho onde os arquivos da máquina virtual serão armazenados e clique em Next.

Figura 8 – Caminho dos arquivos da máquina virtual

Em Select Network, escolha a rede que o computador estará conectado e clique em Next.

Figura 9 – Rede do computador

Em Additional Properties, escolha as opções que a máquina virtual terá quando o servidor for desligado e inicializado e clique em Next.

Figura 10 – Propriedades adicionais

Depois de escolher as opções, o VMM usa o agente instalado no cliente para verificar se existe algum problema que possa atrapalhar o processo. Caso haja algum, solucione-os e clique em Next. Lembrando que é muito difícil isso ocorrer, mais vale ressaltar algumas dicas como firewall, configurações de rede, sistema suportado, etc.

Figura 11 – Verificação de problemas

Em Summary você terá uma revisão das configurações escolhidas. É possível nesta tela clicar na opção View Script. Com este script você poderá automatizar a conversão em outros computadores usando o Powershel, facilitando assim o processo em outros computadores. Clique em Create para iniciar o Job.

Figura 12 – Summary

Assim que acabar a conversão é exibido a tela de Job finalizada, como mostra a figura 13. O processo pode demorar de acordo com o tamanho do disco da máquina convertida e da banda da rede.  Agora é só visualizar a máquina no VMM.

Figura 13 – Job finalizado

Na figura 14 é possível ver o resultado da máquina já convertida.

Figura 14 – Máquina convertida

Conclusão

Este artigo mostrou o método para converter uma máquina física em virtual com o System Center Virtual Machine Manager 2008 (P2V). Com essa funcionalidade uma migração de ambiente físico para virtual pode ocorrer sem muitas preocupações e de uma forma muito simples.

Referências

http://technet.microsoft.com/en-us/library/cc764232.aspx

Leandro Carvalho

Leandro Carvalho - Leandro Carvalho trabalha em um parceiro na Australia como instrutor e engenheiro de sistemas em produtos Microsoft como Windows Server, virtualização, ISA Server, Exchange Server, System Center, CRM Server, Sharepoint e sistemas clientes, além de ajudar a comunidade constantemente com artigos, palestras e foruns.
Possui as certificações MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCBMS, MCT e MVP Virtual Machine. No ano de 2009 ele ganhou o prêmio MCT Awards destaque do ano da América Latina e em 2010 o MVP awards especialista em virtualização.
Blog: http://msmvps.com/blogs/msvirtualization
Twitter: @leandroeduardo