Infra - Virtualização

Vale a pena esperar pelo Service Pack?

Manter seu ambiente atualizado (e não apenas no que se refere a Service Pack) traz beneficios de curto, medio e longo prazo. Pense nisso.

por Fabio Hara



Quem teve oportunidade de trabalhar com o Windows NT 4.0 deve se lembrar (ou prefere esquecer) da época em que cada update, cada ajuste era necessário reiniciar a máquina. Hoje em dia instalar um Internet Information Server no Windows Server 2008 R2 é a coisa mais fácil que tem. Agora imaginem o Option Pack, pacote que incluia entre outras coisas o IIS 4.0 . Praticamente o setup exigia varias reinicializações, ainda mais se você incluia outros produtos como Site Server. Isto foi um aspecto negativo na linha de servidores Microsoft, pois o setup era complexo, exigia renicializar várias vezes o servidor e criou o pré-conceito de que o Sistema Operacional só é bom após o 1º Service Pack.

Ainda persistem muitas pessoas que só confiam nos produtos da Microsoft após o lançamento do 1º Service Pack. Entretanto o que elas deixaram de ver é que a maturidade de desenvolvimento de software evoluiu muito. Se você comparar um único produto e suas versões anteriores vai descobrir que o processo de setup evoluiu muito. Um caso interessante para analisar seria o próprio Exchange Server. Atualmente temos a versão 2010, mas ainda hoje empresas que possuem a versão 2003 vão migrar para a 2007 ao invés da última. Motivo? Acreditam que a versão 2007 está mais estável. Não quero tirar a razão em certa parte de quem pensa desta forma, mas existe um outro aspecto muito importante: suporte. Neste nosso exmplo a pessoa que optou pela versão 2007 ganha em um produto com maior base de conhecimento publicada, porém perde em tempo de vida de suporte, e isso é de extrema importância.

Hoje em dia utilizar o conceito de implantar sempre uma versão anterior da existente é um fator benéfico a curto prazo, porém a medio e longo prazo acaba se tornando desvantajoso. Pior ainda é acreditar que as novas funcionalidades dos novos produtos aparacerão em um Service Pack para quem tem a versão anterior. Sim, uma nova versão de software , seja ele Sistema Operacional ou Aplicação, traz beneficios das novas tecnologias que nem sempre serão suportadas nas versões anteriores. Quem acompanha a Microsoft deve ter visto que o tempo de lançamento de novos produtos encurtou. Em um tempo máximo de 3 a 4 anos teremos uma nova versão.

Vamos analisar outro exemplo: Windows 2000 Server. Dia 13 de Julho de 2010 acaba o suporte Extendido, e isto vai impulsionar muitas migrações após o Carnaval. Entretanto algumas das empresas que ainda tem Windows 2000 Server vão optar por migrar primeiramente para o Windows Server 2003. Entretanto elas esqueceram de que o WIndows Server 2003 no dia 13 de Julho sai do suporte básico e entra em Suporte Extendido. Com certeza muita gente não esta prestando atenção neste ponto.

Mas então qual seria a solução para este exemplo? Migrar do Windows 2000 Server para Windows Server 2008 R2? Obviamente existem questões de negócio , onde aplicações que só funcionam em Windows 2000 não funcionarão no R2, e para isso você pode virtualizar o servidor Windows 2000 no Hyper-V. A vantagem? Quem tem uma máquina que roda Windows 2000 Server deve ser bem antiga, e se queimar alguma peça dela duvido que vá ser facil achar peças de reposição. O problema de quem mantém versões duas gerações anteriores e resolve atualizar para a mais atual é o fato de que nem sempre será suave a migração. É muito mais fácil e com menor possibilidade de conflitos migrar de uma geração de versão anterior para a mais atual do que duas ou mais gerações anteriores.

Bom, em resumo: manter seu ambiente atualizado (e não apenas no que se refere a Service Pack) traz beneficios de curto, medio e longo prazo. Pense nisso.

Autor: Fabio Hara
Technical Evangelist - Microsoft
http://fabiohara.spaces.live.com
http://twitter.com/fabiohara
Fabio Hara

Fabio Hara - Um dos primeiros MVPs (Most Valuable Professional) de infra-estrutura do Brasil, além de MCTS, MCITP, MCSA, MCSE, MCITP e MCT, com mais de 14 anos de experiência no mercado de infra-estrutura de redes Microsoft. Atuou em muitos cases da Microsoft e hoje ocupa a posição de Especialista em Infra-estrutura e Virtualização no time do TechNet Brasil. Sua missão é contribuir com os profissionais e comunidades de IT Pros a explorar as funcionalidades e recursos da plataforma Microsoft.

Blog:
http://fabiohara.spaces.live.com
Twitter: http://Twitter.com/fabiohara