Desenvolvimento - Silverlight

Desenvolvendo seu primeiro aplicativo para Silverlight Mobile

Este artigo apresenta para o leitor um premeiro contato com a plataforma de desenvolvimento do Silverlight para Windows Phone.

por Emerson Andrade de Souza



Finalmente temos Silverlight for Mobile, vou apresentar aqui um aplicativo simples no estilo hello world.

Este artigo está dividido em duas partes, a primeira mostra como instalar o Windows Phone Developer Tools CTP, e a segunda parte ensina como desenvolver o primeiro aplicativo em Silverlight para Windows Phone.

1. Baixe o Windows Phone Developer Tools CTP no link http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkID=185584

2. Após baixado o instalador vm_web.exe, execute-o e proceda com a instalação, este aplicativo instalará os seguintes itens em seu computador:

a. Visual Studio 2010 Express for Windows Phone CTP

b. Windows Phone Emulator CTP

c. Silverlight for Windows Phone CTP

d. XNA 4.0 Game Studio CTP

3. Agora vamos para a segunda parte. Abra o Microsoft Visual Studio 2010 Express for Windows Phone, conforme a figura abaixo:

 

4. Dentro do Visual Studio clique em File/New Project, escolha Silverlight for Windows Phone, clique na opção Windows Phone Application e clique em OK



5. Aparecerá o designer do Windows Phone dentro do Visual Studio e do lado direito você encontrará o XAML do Silverlight.



6. Solte o controle Button da Toolbox para o designer. Feito isto observe que o XAML foi alterado, sendo adicionado o controle Button, conforme imagem abaixo:




7. Agora dê um duplo clique no button1. O Visual Studio criará o event handler para o clique do botão, agora escreve o seguite código:



8. Execute a sua aplicação teclando F5. O Visual Studio irá compilar a sua aplicação Silverlight, irá iniciar o debuger e o emulador do Windows Phone. E voilà, eis o seu primeiro aplicativo para Windows Phone em Silverlight.



9. Agora clique no button1, e o content será alterado para “hello word”.

Conclusão: Neste simples exemplo, podemos perceber o quanto é fácil desenvolver aplicativos em Silverlight para Windows Phone. Vale lembrar que esta versão é um CTP, por tanto, muito provavelmente encontraremos muitos bugs, porém conforme for evoluindo para Beta e depois RC muitos bugs serão resolvidos.

O Windows Phone Marketplace é o equivalente a o app store da Apple, onde será possível  disponibilizar os seu aplicativos em Silverlight, ou games em XNA para o Windows Phone. Porém na loja virtual do Windows Phone, o usuário poderá testar o aplicativo ou game antes de comprar.

Maiores informações no meu blog: www.emersonti.blogspot.com

Emerson Andrade de Souza

Emerson Andrade de Souza - Atualmente está engajado em um grande projeto que envolve Silverlight, WPF, C#, DSL, SQL Server, WCF e Workflow Foundation. Já trabalhou durante muitos anos com Delphi desde a sua primeira versão e em 2001 teve seu primeiro contato com ASP.NET e C#.
Sempre dá sua a contribuição para a comunidade nos fóruns, palestras e no seu blog:
www.emersonti.blogspot.com