Infra - Virtualização

Arquitetura para Ambientes com Windows Server 2008 Hyper-V – Parte 2

Este artigo tem como objetivo demonstrar como você pode planejar e arquitetar a solução Windows Server 2008, Hyper-V para médias Empresas. Este artigo se aplica para Windows Server 2008, Windows Server 2008 R2.

por Wilsterman Fernandes



Solução Hyper-V

Arquitetura Media, é projetada para atender as necessidades de um ambiente de produção para médias empresas, oferecendo soluções econômicas de armazenamentos (SAN), e recursos de Virtualização Melhorada. A arquitetura média é adequada para os clientes que possuem os requisitos que a configuração de pequeno porte não pode cumprir ou exigir maior escalabilidade.

Na Arquitetura média, cada servidor executando o Hyper-V é conectado a um array iSCSI para ativar funcionalidades como quick migration e HÁ (no caso do Windows Server 2008 R2, Hyper-V, podemos ativar  o Live Migration). A arquitetura média tem um leque muito amplo de opções de armazenamento iSCSI – que vão desde um Hardware que suporta 16 hosts disponíveis para um hardware que suporta até 2048 hosts por grupo. A arquitetura abaixo é uma simples instancia de uma configuração média e não reflete todas as possíveis configurações. Neste exemplo, podemos observar que toda a solução de virtualização está otimizada por servidores de médio porte que tem o papel do Hyper-V que hospeda as Máquinas Virtuais (VMs) que está conectada via iSCSI ethernet fabric. Com um hardware que pode oferecer até 48 TB de armazenamento em um único array e adicionais array que podem ser facilmente adicionados a configuração para fornecer capacidades adicionais e performance, dependendo do hardware que irá armazenar as suas máquinas virtuais (VMs) ela irá configurar automaticamente o MPIO para fornecer o HA e alto desempenho (se estiver usando o Windows Server 2008 R2, Hyper-V, você pode usar o Live Migration). Nesta configuração, o SCVMM 2008, SCVMM 2008 R2 pode ser executado em um hardware de médio porte para configurar e gerenciar o Hyper-V no ambiente virtualizado.

Obs:. Para mais informações sobre identificar um hardware de médio porte, você pode verificar com um dos fabricantes de mercado como Dell, HP, IBM, como eu não trabalho para nenhum desses fabricantes eu não vou citar qual hardware você deve usar se não eles podem ficar chateados.

Wilsterman Fernandes

Wilsterman Fernandes