Desenvolvimento - WCF

Utilizando jQuery para invocar Actions

Com jQuery podemos acessar serviços WCF para tornar a experiência do usuário muito melhor, evitando a atualização completa da página.

por Israel Aéce



Com jQuery podemos acessar serviços WCF para tornar a experiência do usuário muito melhor, evitando a atualização completa da página. Neste artigo vimos como proceder para prepararum serviço WCF para ser exposto e ser consumido via AJAX, e além disso, exploramos a API do jQuery para efetuar a comunicação com esse serviço.

Só que muitas vezes, para ter a riqueza necessário do lado do cliente, tudo o que precisamos fazer é consumir métodos que estão no código C#/VB.NET, dentro da própria aplicação. Se a aplicação está baseada no ASP.NET MVC, talvez tenhamos a necessidade de invocar uma ação (action) de um determinado controller. Felizmente o jQuery não está limitadoà executar apenas métodos expostos por serviços WCF, mas também podemos acessar os métodos criados nos controllers, utilizando a mesma API. A finalidade deste artigo é mostrar como proceder para atingir esse objetivo.

Como todos sabemos, todas as actions de um controller sempre devem retornar a instância de uma das classes derivadas de ActionResult, e como o próprio nome diz, é responsável por receber, armazenar e devolver o resultado da respectiva ação. Uma das classes derivadas dela é a JsonResult, que representa o resultado em formato JSON, que é o formato mais conveniente para o jQuery trabalhar.

Sendo assim, para aquelas actions que desejamos consumir através do jQuery, precisamos retornar uma instância da classe JsonResult, abastecendo a propriedade Data com algum objeto que desejamos visualizar do lado do cliente. Essa propriedade recebe um System.Object, o que nos permite definirmos qualquer objeto, incluindo tipos anônimos. A partir da versão 2.0 do ASP.NET MVC, a Microsoft adicionou nesta classe uma nova propriedade chamada de JsonRequestBehavior, que recebe uma das duas opções fornecidas pelo enumerador com o mesmo nome. Basicamente, a ideia desta propriedade é controlar se o acesso via GET é permitido ou não. Por questões de segurança, essa propriedade é definida com a opção DenyGet, o que nega a possibilidade de conseguir invocar através de GET. Você pode trocar para a opção AllowGet, mas é importante que você conheça os eventuais problemas que podem acontecer se isso estiver habilitado. Com esse conhecimento da classe JsonResult, podemos ter a seguinte action:

public class UsuariosController : Controller
{
public ActionResult RecuperarUsuario()
{
return new JsonResult()
{
Data = new Usuario() { Codigo = 123, Nome = "Israel" }
};
}
}

Depois do controller e da action criados, vamos recorrer ao jQuery para consumir este método. O jQuery fornece alguns atalhos, que evita a configuração total da função $.ajax. Um desses atalhos é a função $.getJSON, que dado uma URL e um callback, podemos referenciar o método criado anteriormente, e com a função de callback processar o resultado. O problema é que a função $.getJSON efetua a solicitação via GET, e como vimos acima, não estamos permitindo isso (JsonRequestBehavior). Sendo assim, vamos recorrer a função de baixo nível$.ajax, configurando apenas o que é necessário para executar o método:

function RecuperarUsuario() {
$.ajax(
{
type: "POST",
url: "/Usuarios/RecuperarUsuario",
contentType: "application/json",
success:
function (resultado) {
alert(resultado.Codigo);
alert(resultado.Nome);
},
}

Como percebemos no código acima, ele está invocando o método RecuperarUsuario no controller Usuarios, através de POST, e quando o resultado é devolvido, exibimos a mensagem na tela. Note que há uma barra (/) antes do nome do controller. Isso é necessário porque a view corrente, que possui o código jQuery,não faz parte deste controller, o que nos obriga a mencionar a partir no nível raiz. Se quisermos acessar uma action que está no controller da view, então tudo o que é necessário é informar o nome da mesma, sem mencionar o controller.

Já quando a action exigir parâmetros, é necessário informá-los durante a chamada. Se modificarmos a action para ela passar a receber dois parâmetros, sendo o código e o nome do usuário, precisamos informar isso na chamada para o método, ficando da seguinte forma:

function RecuperarUsuario() {
$.ajax(
{
type: "POST",
url: "/Usuarios/RecuperarUsuario",
data: { "codigo": 123, "nome": "Israel Aece" },
processData: true,
success:
function (resultado) {
alert(resultado.Codigo);
alert(resultado.Nome);
},
}

Como a opção processData está definida como True, ele converterá o JSON que informamos no parâmetro data em uma espécie de coleção de chave/valor, e como estamos efetuando a requisição através de POST, as parâmetros serão colocados no corpo da mensagem, separando cada par de chave com o caracter &. Note que na chamada acima, não definimos a propriedade contentType para application/json, já que o conteúdo a ser enviado trata-se de parâmetros em suas formas tradicionais.

O problema maior é quando a action recebe um parâmetro complexo, como por exemplo, a instância da classe Usuario. Neste caso, temos que recorrer à biblioteca JSON2, que fornecerá recursos para serializar a instância de um objeto em formato JSON, para que assim possa trafegar até a action correspondente. Com isso, o código para a chamada à ela será da seguinte forma:

function Adicionar() {
var usuario = { "Codigo": 123, "Nome": "Israel" };

$.ajax(
{
type: "POST",
url: "/User/Adicionar",
contentType: "application/json",
data: JSON.stringify(usuario),
processData: false,
success:
function (resultado) {
alert(resultado);
},
});
}

Do lado do servidor, teremos um método chamado Adicionar, que recebe a instância da classe Usuario. O código abaixo ilustra como devemos configurar a action com este parâmetro, e note que a propriedade Data retorna uma mensagem, informando que o usuário foi cadastrado com sucesso.

public class UsuariosController : Controller
{
public ActionResult Adicionar(Usuario usuario)
{
return new JsonResult()
{
Data = "Usuario cadastrado com sucesso."
};
}
}

Só que do lado da action também será necessário efetuar um código adicional. Como estamos mandando o conteúdo em formato JSON, o ASP.NET MVC não conseguirá extrair o objeto diretamente dele, o que nos obriga a criar um binder exclusivo para isso, onde podemos utilizar algum serializador JSON que faça esse trabalho.

Para atingir esse objetivo, podemos utilizar um ponto de estensibilidade do ASP.NET MVC, que nos permite criar um atributo herdando da classe CustomModelBinderAttribute, onde podemos definir como vamos efetuar a "tradução" do(s) parâmetro(s) que estão no corpo da requisição, em um objeto conhecido pela aplicação, e que no nosso exemplo será a classe Usuario. Esta classe possui um método chamado GetBinder, que retorna a instância de uma classe que implementa a interface IModelBinder, qual utilizaremoso serializador DataContractJsonSerializer, que é o mesmo serializador utilizado pelo WCF. O código abaixo ilustra como ele deve ficar:

public class JsonBinderAttribute : CustomModelBinderAttribute
{
public override IModelBinder GetBinder()
{
return new JsonModelBinder();
}

public class JsonModelBinder : IModelBinder
{
public object BindModel(ControllerContext cc, ModelBindingContext bc)
{
return new DataContractJsonSerializer(bc.ModelType)
.ReadObject(cc.HttpContext.Request.InputStream);
}
}
}

Agora, tudo o que precisamos fazer é decorar o parâmetro da action com o atributo que criamos acima. Isso dirá ao runtime do ASP.NET MVC que deverá utilizar este binder para preencher o conteúdo do parâmetro usuario. Abaixo temos a mesma action Adicionar, mas com a alteração necessária para que funcione devidamente, utilizando o binder recém criado:

public ActionResult Adicionar([JsonBinder]Usuario usuario)
{
//...
}

Conclusão: Este artigo mostrou mais uma das possibilidades que temos ao utilizar o jQuery, onde conseguimos acessar métodos escritos em C#/VB.NET, sem a necessidade de uma atualização geral da página. Como já sabemos, a experiência do usuário aumenta, e nós como desenvolvedores, podemos fazer uso de uma API consistente, independente se estamos consumindo métodos locais ou remotos.

Israel Aéce

Israel Aéce - Especialista em tecnologias de desenvolvimento Microsoft, atua como desenvolvedor de aplicações para o mercado financeiro utilizando a plataforma .NET. Como instrutor Microsoft, leciona sobre o desenvolvimento de aplicações .NET. É palestrante em diversos eventos Microsoft no Brasil e autor de diversos artigos que podem ser lidos a partir de seu site http://www.israelaece.com/. Possui as seguintes credenciais: MVP (Connected System Developer), MCP, MCAD, MCTS (Web, Windows, Distributed, ASP.NET 3.5, ADO.NET 3.5, Windows Forms 3.5 e WCF), MCPD (Web, Windows, Enterprise, ASP.NET 3.5 e Windows 3.5) e MCT.