Infra - Virtualização

Criando um Workspace Package no MED-V 2.0

Neste artigo você verá o procedimento para criar um pacote do Microsoft Enterprise Desktop Virtualization 2 (MED-V 2)

por Leandro Carvalho



MSDN & TechNet

Introdução

Para que os usuários comecem a usar as aplicações antigas é preciso criar um pacote contendo uma imagem do Windows XP. O MED-V se encarregará de configurar e instalar as opções avançadas durante o procedimento de criação do pacote. Tudo isso é feito através do MED-V Workspace Package, conforme é explicado abaixo.

Procedimento

Para criar um pacote contendo uma máquina virtual (VM) no MED-V Worksplace, faça logon como administrador e abra o MED-V Workspace Packager pelo caminho Start>All Programs>Microsoft Enterprise Desktop Virtualization>MED-V Workspace Packager. Em seguida clique em Create a MED-V Workspace Package.


  Figura 1 – MED-V Workspace Packager


Em Package Information, especifique o nome da máquina virtual que será exibido para o usuário e o caminho de instalação. Neste caminho serão criados os arquivos relacionados ao pacote da VM. Em seguida clique em Next.


Figura 2 – Nome e caminho do pacote de instalação


Em Select Windows XP Image é preciso colocar o caminho de um arquivo de disco virtual (VHD) com uma imagem existente do Windows XP Service Pack 3. Você pode usar a imagem do Windows XP Mode que pode ser encontrado no link abaixo:

http://www.microsoft.com/windows/virtual-pc/download.aspx

Seria interessante se esta imagem já contesse os aplicativos que serão usados pelo MED-V, mas esse procedimento pode ser feito após a criação do pacote também. Depois de escolher o arquivo, clique em Next.


Figura 3 – Caminho do disco virtual contendo o Windows XP

Durante a primeira utilização da VM é preciso fazer algumas configurações através do Sysprep, em Initial Configurations é possível escolher por Unattended setup ou Attended Setup. Em Unattended Setup o processo será automatizado e você pode escolher se o usuário poderá mudar essas configurações ou não. Já em Attended o usuário terá que interagir durante o processo de configuração da VM.

Se você deseja instalar o pacote para todos usuários do computador ou somente o usuário que está logado, escolha a opção desejada na segunda parte e em seguida clique em Next.



Figura 4 – Initial Configurations

Durante a instalação do pacote é possivel personalizar a mensagem principal, mensagem de erro e URL com informações sobre o MED-V, como é exibido na figura 5.


Figura 5 – Mensagens personalizadas


Na próxima tela é preciso criar uma regra para a nomenclatura da máquina virtual. Existem várias regras padrões como a usada na figura 6 ou você pode criar suas próprias regras. Após a configuração da conversão de nome, clique em Next.



Figura 6 – Nomenclatura da Máquina Virtual


Se os aplicativos usados pelo MED-V 2.0 precisarem de configurações regionais, configurações de usuários ou até mesmo do domínio, marque-as e clique em Next.



Figura 7 – Configurações do Host


Em Startup and Networking é possível atribuir para os usuários o gerenciamento de inicialização do MED-V ou configurar a inicialização automática, além das opções de rede e de credenciais.

Se a VM precisar de acesso à internet escolha a opção Shared e para que o usuário não especifique a senha toda vez que for usar os aplicativos habilite o armazenamento de credenciais.



Figura 8 – Startup and Networking


Para aplicativos e paginas web que precisem de versões anteriores do Internet Explorer, como as versões 6 e 7, especifique as URLs e a aparencia do IE em Web Redirections. Para ajudar é possível usar um arquivo texto para importar mais que uma URL.



Figura 9 – Web Redirections


Confirme as opções escolhidas e clique em Create para criar o pacote.


Figura 10 – Summary



Figura 11 – Completion


No caminho especificado são exibidos os arquivos do pacote de instalação da máquina virtual, conforme exibido nos procedimentos acima. Eles são criados com as seguintes especificações:

Setup.exe – Usado para instalação manual.
<Nome do Pacote>.msi – Usado para ser instalado via GPO ou System Center Configuration Manager.
<Nome do Pacote>.medv – Contém o VHD compactado da VM do MED-V.
<Nome do Pacote>.ps1 e <Nome do Pacote>.reg – Arquivos com as configurações do MED-V.



Figura 12 – Arquivos do pacote do MED-V


Agora é só escolher a melhor opção para os respectivos usuários que precisem usar as aplicações antigas e iniciar usando instalação manual, GPO ou System Center Configuration Manager 2007 R2.

Os seguintes cmdlets do powershell também podem ser usados no processo acima.


· New-MedvConfiguration

· Export-MedvConfiguration

· New-MedvWorkspace

· Export-MedvWorkspace


Com esses comandos é possível criar vários scripts para automatizar todos os processos.

Para que os comandos funcionem, é preciso carregar a biblioteca do MED-V com o seguinte cmdlet no Powershell:


Import-Module microsoft.medv

Sobre o Autor

Leandro Carvalho trabalha como instrutor e gerente de consultoria em produtos Microsoft como Windows Server, virtualização, ISA Server, CRM Server, System Center, Exchange, Sharepoint e sistemas clientes, alem de ajudar a comunidade constantemente com artigos e palestras.
Possui as certificações MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCBMS/MCT e MVP. No ano de 2009 ele ganhou o prêmio MCT Awards destaque do ano da América latina e em 2010 o MVP de Virtual Machine.

http://msmvps.com/blogs/MSvirtualization

Leandro Carvalho

Leandro Carvalho - Leandro Carvalho trabalha em um parceiro na Australia como instrutor e engenheiro de sistemas em produtos Microsoft como Windows Server, virtualização, ISA Server, Exchange Server, System Center, CRM Server, Sharepoint e sistemas clientes, além de ajudar a comunidade constantemente com artigos, palestras e foruns.
Possui as certificações MCP/MCSA+M+S/MCSE+S/MCTS/MCITP/MCBMS, MCT e MVP Virtual Machine. No ano de 2009 ele ganhou o prêmio MCT Awards destaque do ano da América Latina e em 2010 o MVP awards especialista em virtualização.
Blog: http://msmvps.com/blogs/msvirtualization
Twitter: @leandroeduardo