Desenvolvimento - Java

MenuBar no Primefaces

Esse tutorial apresenta como trabalhar com a barra de menu (MenuBar) utilizando o Primefaces. PrimeFaces é uma suíte de componentes leve de código aberto para Java Server Faces 2.0.

por Everton Coimbra de Araújo



Este é mais um artigo que submeto ao Linha de Código, dando sequência a uma série de material, resultado obtido através de pesquisas e laboratórios com meus alunos da UTFPR, campus Medianeira. Reforço o empenho e dedicação destes alunos, que foi extremamente comprometido com a pesquisa e aprendizado durante os meses que mantivemos contato próximo nas disciplinas que a eles eu ministrava. Isso me motivou muito e fazer com que o resultado dos trabalhos deles aparecesse para o mundo e, nada melhor do que o Linha de Código para isso.

Ange.jpg Neste artigo apresento a Angelice Paul Beal, que pode ser contactado pelo email angelicebeal@gmail.com. A Angelice trabalhou comigo por um bom tempo e agora foi minha aluna na especialização. Tem uma enorme experiência no desenvolvimento de aplicativos Delphi com Banco Oracle. Seu foco atual está em aplicações Web, tanto em Java quanto em .NET. Desta forma, estejam a vontade em solicitar o curriculum dela.

Esse tutorial apresenta como trabalhar com a barra de menu (MenuBar) utilizando o Primefaces. PrimeFaces é uma suíte de componentes leve de código aberto para Java Server Faces 2.0.

Introdução

Em algumas situações é extremante útil e necessário a criação de uma Barra de Menus para agrupar diversos comandos de tarefas. Somente utilizando ícones para ter acesso a telas ou comandos de um sistema o mesmo pode ficar muito poluído, com isso a utilização do MenuBar ou Barra de Menus se torna muito útil.

Para a implementação da aplicação de exemplo é necessário preparar o ambiente primeiro, as ferramentas utilizadas nesse tutorial foram as seguintes:

Eclipse Helios Java EE

http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/technology/epp/downloads/release/helios/SR1/eclipse-jee-helios-SR1-win32.zip

GlassFish Server Open Sourcer Edition 3.0.1

http://glassfish.java.net/downloads/3.0.1-final.html

Java Server Faces 2.0.3

http://javaserverfaces.java.net/download.html

Primefaces 2.1

http://www.primefaces.org/downloads.html

Criando um Projeto

Para criar uma aplicação web, utilizando o Eclipse na perspectiva Java EE, clique em File/New/Dynamic Web Project, aparecerá a imagem representada pela Figura 1.

<htmlxmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"

xmlns:f="http://java.sun.com/jsf/core"

xmlns:h="http://java.sun.com/jsf/html"

xmlns:p="http://primefaces.prime.com.tr/ui- através desse prefixo “p” é que fazemos uso da biblioteca de componentes

Essa tag deverá ser fechada no final do arquivo

O Menubar requer sub menus e itens de menus como componentes filhos que os compõe, para isso precisamos utilizar as tags abaixo:

<p:menubar> : tag para criação da Barra de Menus, conforme linha 13 da Figura 6

<p:submenu> :tag para criação do Sub Menu, como por exemplo as 14 e 15 da Figura 6

<p:menuitem>: tag para criação de um Item de Menu, podem ser observadas utilizações desse comando nas linhas 19 e 20 da Figura 6

Abaixo o código referente ao MenuBar da página xhtml criada para essa aplicação exemplo:

http://localhost:8080/MenuBar/menubar.jsf

Onde:

localhost – endereço do servidor;

8080 – porta onde está configurado o servidor;

MenuBar – nome do contexto da nossa aplicação;

menubar.jsf – pagina xhtml

Abaixo as imagens com o MenuBar :

Conclusões

O uso e a implementação do MenuBar ou Barra de Menus é extremamente simples e eficaz, como pôde ser verificado através desse tutorial. Uma Barra de Menus soma funcionalidade e produtividade no uso em diversos tipos de aplicações, pois torna essas aplicações mais facilmente utilizáveis devido a organização das tarefas e comandos. Com isso é possível concluir que essa é uma ferramenta muito útil e simples e que o Primefaces torna a sua utilização ainda mais fácil.

Everton Coimbra de Araújo

Everton Coimbra de Araújo - Desde 1987 atua na área de treinamento e desenvolvimento. Como Mestre em Ciência da Computação, é professor da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, Campus Medianeira, onde leciona disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de aplicações web, com Java e .NET.

É autor dos livros Desenvolvimento para WEB com Java, Orientação a Objetos com Java - Simples, Fácil e Eficiente, Algoritmo - Fundamento e Prática em sua terceira edição e dos livros Delphi - Implementação e Técnicas para Ambientes Virtuais e C++ Builder - Implementação e Técnicas para Ambientes Virtuais. Todos pela VisualBooks. Pode ser contactado através do e-mail everton@utfpr.edu.br ou evertoncoimbra@gmail.com.