Desenvolvimento - Java

Input Masked com Prime Faces

Este é mais um artigo que submeto ao Linha de Código, dando sequência a uma série de material, resultado obtido através de pesquisas e laboratórios...

por Everton Coimbra de Araújo



Input Masked com Prime Faces

Este é mais um artigo que submeto ao Linha de Código, dando sequência a uma série de material, resultado obtido através de pesquisas e laboratórios com meus alunos da UTFPR, campus Medianeira. Reforço o empenho e dedicação destes alunos, que foi extremamente comprometido com a pesquisa e aprendizado durante os meses que mantivemos contato próximo nas disciplinas que a eles eu ministrava. Isso me motivou muito e fazer com que o resultado dos trabalhos deles aparecesse para o mundo e, nada melhor do que o Linha de Código para isso.

Scheila Giongo.jpeg

Neste artigo apresento a Scheila Giongo, que pode ser contactada pelo email scheila.giongo@unoesc.edu.br. A Scheila minha aluna durante sua especialização e tudo caminha para ser minha orientanda. Possuo grande conhecimento na linguagem Java. Atualmente atua também com análise e experiência de usuários. É dinâmica e comunicativa, buscando estar sempre atualizada.  Vem buscando especialização no desenvolvimento web com Java. Desta forma, estejam a vontade em solicitar o curriculum dela.

As tecnologias têm estado em constante mudança, principalmente as voltadas para desenvolvimento de aplicações WEB. Com a grande utilização dos designs patterns, começaram a surgir diversos frameworks para auxiliar no desenvolvimento de aplicações WEB, dentre eles o JSF (Java Server Faces).

JSF é uma tecnologia que incorpora características de um framework MVC e também modelo de interfaces gráficas baseado em eventos. Dentre as bibliotecas de componente podemos destacar o Prime Faces.

O PrimeFaces é uma biblioteca de componentes leve e de código aberto para Java Server Faces 2.0 com 100 ricos conjunto de componentes JSF.  Dentre esses componentes temos o que realiza as validações de campo, ou como o conhecido Input Masked. A validação de dados nada mais é que uma forma de manter a consistência dos dados inseridos em sua aplicação.

Neste artigo, será demonstrado como construir uma aplicação de validação de campo utilizando JSF + Prime Faces. Para isso foram utilizadas as seguintes tecnologias:

Recurso

Disponível em

Primefaces-2.1.jar

http://www.primefaces.org/downloads.html

IDE NetBeans 6.8 (baixar com GlassFish)

http://netbeans.org/index_pt_BR.html

Criando um projeto JSF + Prime Faces

O primeiro passo para construir a aplicação é criar um projeto Web no NetBeans. Isso é possível através dos menus Arquivo-> Novo Projeto-> Java Web-> Aplicação Web, como pode ser verificado pela Figura 1.

Figura 1- Criando um projeto Web

Posteriormente vamos dar um nome para o projeto, e especificar o local onde iremos salvá-los, como pode ser verificado na Figura 2, por meio do menu Novo Aplicação Web.

Z:\Captura_de_tela-1.png

Figura 2- Nomeando o projeto

Foi utilizado como servidor o Glassfish V3 e como especificação JEE a versão 6, já que foi feito uso do JSF 2.0, conforme mostra a Figura 3 abaixo:

Z:\Captura_de_tela-2.png

Figura 3- Escolhendo o servidor do projeto

O último passo é marcar a opção Java Server Faces.

Z:\Captura_de_tela-3.png

Figura 4- Selecionar o framework

A estrutura do projeto ficará como a Figura 5.

Z:\Captura_de_tela-16.png

Figura 5- Estrutura do projeto

Após o projeto web criado, é necessário adicionar o .jar do Prime Faces. Para isso, clique com o botão direito em Biblioteca-> adicionar JAR/pasta, você deve procurar o caminho onde salvou seu JAR, selecioná-lo e clicar em OK.

Z:\Captura_de_tela-4.png

Figura 6- Adicionando .JAR

Finalizada toda a parte de configuração, chegou a hora de começar a criar nossa classe.

Criando a classe bean

Primeiramente vamos criar um pacote chamado Classes dentro de Páginas de código-fonte, nele guardaremos nossos beans. Para conhecimento, beans são classes que armazenam e retornam valores (com getters e setters).

Vamos criar uma classe chamada mascara.java, esta classe será nosso bean, conforme a Listagem 1 abaixo:

Z:\Captura_de_tela.png

Listagem 1- Classe bean

Na versão 2.0 do JSF não é preciso mais realizar declarações de ManagedBean via XML no arquivo faces-config.xml, é possível realizar este registro via anotação.

Observe a declaração da anotação @ManagedBean(name="mascara") na linha 6. A anotação b@ManagedBean  é utilizada para indicar que é um Managed Bean. Managed Bean possui a propriedade chamada name que indica o nome do nosso Managed Bean, no nosso caso mascara. É importante lembrar que se não definirmos um name para o ManagedBeans, o mesmo recebe o nome da nossa classe com o primeiro caracter minúsculo.

Criando arquivo xhtml

Depois de configurado a classe, vamos para o arquivo xhtml. Por default o NetBeans já cria um arquivo chamado index.xhtml. Para que se faça o uso da biblioteca Prime Faces é necessário declará-la, conforme listagem abaixo.

C:\Documents and Settings\scheila\Desktop\Captura_de_tela-9.png

Listagem 2- Configurando o componente

Após configurar o Prime Faces, vamos começar a programar o aplicativo.

C:\Documents and Settings\scheila\Desktop\Captura_de_tela-10.png

Listagem 3- Construção do aplicativo

Linha 17: criado um painel com o nome de Exemplo Prime Faces.

Linha 21: observe que no value chamamos nossa classe.atributo e na mask definimos o formato da data.

Linha 27: configuramos uma máscara para o campo telefone, com a qual o usuário tem a opção de digitar o número do ramal. Com a máscara (99)-9999-9999? x9999, fica obrigado digitar até o sinal de “?” e depois o restante é opcional.

 Linha 30: além do sinal de “?”, existe o caractere “*”, este é utilizado para informar que naquela posição onde ele aparece, o usuário pode digitar qualquer valor, ou letra.

Linha 38: fez-se o uso de um commandButton com o tipo reset, a utilização serve para limpar os campos.

Linha 31: criamos um botão enviar que vai chamar um dialog.

Confira abaixo a chamada do dialog.

Z:\Captura_de_tela-11.png

Listagem 4- Construção do dialog

Executando a aplicação

Finalizado, chegou à hora de realizarmos o deploy da nossa aplicação. Clicar com o botão direito do mouse, em cima do projeto e escolher a opção executar.

C:\Documents and Settings\scheila\Desktop\imagem.PNG

Figura 7- Deploy da aplicação

Após preencher as informações, clicar no botão enviar. Veja o resultado exibido na Figura 8.

C:\Documents and Settings\scheila\Desktop\Captura_de_tela-14.png

Figura 8- Resultado da aplicação

Conclusão

A verificação de campo é muito importante para que se tenha uma confiabilidade dos dados enviados pelo usuário. Fazendo uso do framework JSF mais o Prime Faces, podemos perceber uma forma rápida e eficaz na construção da aplicação. O Prime Face proporciona um design agradável utilizando apenas algumas linhas de código, como se pode verificar no artigo. Há bmuitos componentes a serem explorados, ficando a cargo do leitor se aprofundar no assunto.

Everton Coimbra de Araújo

Everton Coimbra de Araújo - Desde 1987 atua na área de treinamento e desenvolvimento. Como Mestre em Ciência da Computação, é professor da UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, Campus Medianeira, onde leciona disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de aplicações web, com Java e .NET.

É autor dos livros Desenvolvimento para WEB com Java, Orientação a Objetos com Java - Simples, Fácil e Eficiente, Algoritmo - Fundamento e Prática em sua terceira edição e dos livros Delphi - Implementação e Técnicas para Ambientes Virtuais e C++ Builder - Implementação e Técnicas para Ambientes Virtuais. Todos pela VisualBooks. Pode ser contactado através do e-mail everton@utfpr.edu.br ou evertoncoimbra@gmail.com.