Comunidade - Notícias

Diploma ou Certificação

Sou profissional da Área de T.I, e para ser mais preciso, trabalho com Administração de servidores, e vislumbrando o conceito questionado sobre certificação e sua respectiva competidora nomeada como graduação do ensino, gostaria de colocar um adendo à questão!!!

por Levi Bertolino



Caros amigos!!!

Sou profissional da Área de T.I, e para ser mais preciso, trabalho com Administração de servidores, e vislumbrando o conceito questionado sobre certificação e sua respectiva competidora nomeada como graduação do ensino, gostaria de colocar um adendo à questão!!!

Vamos lá:

Certificação:

É imprescindível e notório que muitas empresas visam profissionais que possuem determinadas certificações de produtos específicos, mais entra uma pergunta simples, QUAL O REAL CONCEITO DE CERTIFICAÇÃO? Basicamente certificar-se é provar que possui conhecimentos avançados em determinados produtos lançado por suas respectivas desenvolvedoras. Existem empresas que prezam profissionais que possuem certificações em produtos, por exemplo: Google, Oracle, Microsoft (Tá Levi só empresa do ramo de T.I) então vai uma bem grande do ramo automotivo “Volks”.

Graduação:

Outro fato importantíssimo é saber a importância da graduação nesse cenário, muitas empresas visam apenas profissionais que possuem um ensino superior, para elas esses profissionais tiveram um tempo de aprendizagem maior, e trabalharam periodicamente em uma forma de ensino mais longo, visando à abrangência do conhecimento (Falei até bonito).

Mas vamos lá ao que importa, seguindo esses conceitos qual realmente faz a diferença, quem tá errado? O cara que visa certificação? Ou o cara que visa graduação? RESPOSTA: * NENHUM DOS DOIS* (Pronto o Levi ficou louco agora, como uma questão simbólica aonde apenas duas perguntas tem de possuir uma resposta pode obter nenhuma justificativa?).
 Amigos no meu conceito, o erro está no método de recrutamento desses profissionais (- Falei que ele estava ficando louco srsrs), parece meio categórico minha opinião né? - Sim parece! Mas preste atenção no seguinte fator, temos em base um conhecimento superfeto sobre determinadas atividades profissionalizando ok? Esse é o mesmo conceito do profissional de gestão de pessoas, estou complicando né? Vou desenrolar a situação!!!
Temos o seguinte cenário, atualmente é aberto um hospital e uma empresa de recrutamento é contratada para recrutar profissionais da área da saúde, essa empresa busca o que? Profissionais graduados certo? Obviamente!!! Mais pense o seguinte, esses profissionais vão trabalhar com seres-humanos responsabilidade altamente provada, como selecionar profissionais assim? Em minha opinião, deveria ter em todo o RH ou empresa de recrutamento um profissional com conhecimentos básicos sobre a área com oportunidade.
Isto infere diretamente na área de TI, como selecionar um profissional de Infra, estando na mesma sala um graduado e pós-graduado, e um que é certificado em várias soluções de OS para servidores? Qual é melhor? Qual agrega mais? Qual conhece mais? Seria simples se a empresa obtivesse um profissional com simples conhecimentos de T.I atuando no RH da empresa, perguntas simples como, *em termos de usuário, me explica o que é um AD?* Uma simples pergunta dessa você consegue testar o conhecimento do profissional, o jeito que ele se depara com a situação, como ele elabora uma metáfora para explicação, e a forma que ele irá agir. simples né?
Vocês devem estar se perguntando por que deste rodeio? A resposta é Simples; Imagine uma pessoa que acabou de entrar na área de tecnologia e começa a ler essa discussão aqui, certamente ela não entenderá nada e não saberá como decidir em seu critério de aprendizado!!!
Mas espera ai, esta faltando algo não está? –Sim. Como decidir qual caminho seguir? Isso é pejorativo, não existe uma regra ou um padrão, vai da opção de cada um, creio que basicamente o caminho certo seria uma pessoa analisar que tipo de carreira ela pretende seguir, e qual o seu perfil de aprendizagem, é como estudar para certificação, existe pessoas que precisam de cursos para isso, outra, no entanto estuda autonomamente, qual é certo e qual é errado? Não existe o certo ou o errado, pois se trata de seres-humanos, ou seja, pessoas e atitudes diferentes, não é um padrão categórico!!!

Basicamente o que mencionei acima se refere ao contexto de uma situação muito questionada em salas de aula e fóruns de TI. Talvez levando no termo geral, você precise traçar uma linha de aprendizagem, lembrando que ambos os meios de estudos precisam fazer parte desse conceito, pois na hora de desempate, se você obtiver os dois meios, conseguirá se sobressair entre seus concorrente a vaga.
Mas Levi existe profissional que decoram alguns meios de estudos para passar nas provas de certificação, e Levi o ensino de graduação sempre está atrás do avanço tecnológico como saber qual é melhor? Essa é a maior questão amigos, o ser-humano faz de tudo para se sobressair e isso prejudica muito, aqueles que agem de forma legal, por isso vale a experiência, entra a questão da maturidade do RH (Ou empresa recrutadora), e da instituição de ensino em manter seus materiais de ensino atualizados com a evolução do mercado.
 Eu vou colocar-me como exemplo; Priorizei no inicio de minha carreira a certificação, mais vejo a necessidade de ter uma graduação para almejar uma confiabilidade das empresas, quando você senta atrás de uma cadeira e tem a oportunidade de provar seu conhecimento, é uma coisa, você ganha a credibilidade da empresa e de seus superiores (Se provar que conhece é claro), más até você chegar a esse ponto a empresa não lhe conhece, não sabe nada sobre você, e tem de a escolher aquele que naturalmente se mostrar mais preparado para as dificuldades (E isso é um critério da graduação, na certificação você aprende na raça atuando no mercado).

Espero que compreenderam minhas opiniões, a fiquem a vontade a criticarem, e descordarem, será um grande prazer poder debater isso de uma forma bem liberal, sem preconceito e sem opinião formada!!!

Levi Bertolino

Levi Bertolino - Colunista do Linha de Código.