Infra - Windows

Onde está o NET SEND no Windows 7 e no Windows Vista

Pessoal, hoje vou falar de algo que muitas pessoas questionam nos fóruns dos quais eu participo.

por Idevar Júnior



Pessoal, hoje vou falar de algo que muitas pessoas questionam nos fóruns dos quais eu participo.

O serviço "Mensageiro", do Windows XP, ficou tão famoso, a ponto de diversos usuários, mesmo leigos, fazerem uso dele por linha de comando. Quem nunca viu alguém clicar no "Iniciar", "Executar" e digitar "NET SEND fulano Onde vamos almoçar hoje???". O comando NET SEND faz parte do mensageiro do Windows XP, e só funciona se esse serviço estiver ativado. Muitas empresas aboliram o uso do NET SEND justamente por isso. Certa vez, vi um cidadão digitar “NET SEND * Olá!”. O asterisco, quando liberado, simplesmente envia mensagens instantâneas a todos os usuários que estão conectados à mesma rede. Imagine… cerca de 500 pessoas receberam a mensagem. Sorte dele não ter sido demitido… após esse acontecimento, o NET SEND foi desativado.

O NET SEND não é usado só para brincadeira. Aliás, usá-lo como brincadeira é apenas uma de suas utilidades. Vários softwares o utilizam como uma forma de se trocar mensagens, até mesmo com servidores de banco de dados, como cheguei a testemunhar.

A questão, no Windows Vista e, consequentemente no Windows 7, é: onde está nosso caro amigo NET SEND? Experimente digitar o comando e terá uma surpresa: o serviço "NET" ainda existe, porém a função SEND foi retirada.

E agora??? Não fique triste: a Microsoft implementou um substituto ao NET SEND: o MSG. Isso mesmo: MSG. Basta digitar esse comando no prompt de comando e verá que existem várias formas de utilizá-lo, inclusive a mais simples sendo semelhante ao seu avô NET SEND. Veja só um exemplo, digitado no prompt de comando do Windows 7 com a sintaxe mais simples possível:

MSG <usuário> <mensagem>

Exemplo: “MSG Idevar Hello World” 
(onde "Idevar" é o nome do usuário de destino, na rede)


Resultado do uso do comando "MSG"

Tão simples assim? Com certeza. Até porque, a sintaxe lembra muito o velho NET SEND. É possível ainda, como no NET SEND, enviar uma mensagem a um usuário com um nome de servidor específico. Veja a sintaxe abaixo:

MSG <servidor> <usuário> <mensagem>

Digite apenas "MSG" e veja todas as opções disponíveis:

Enfim… Se a empresa onde você trabalha permite o uso do MSG, pode voltar à antiga conversa por linha de comando: "msg fulano Vamos almoçar?" rs...

Obs: o MSG não precisa do serviço mensageiro ativo.

Erros possíveis no envio das mensagens:

Após alguns comentários de problemas de funcionamento, realizei novos testes e cheguei à solução de alguns erros comuns.

“Erro 5 ao obter nomes de sessão”

Possível motivo: caso você esteja em uma rede de domínio e o envio da mensagem não ocorrer, talvez se faça necessário alterar a chave de registro “AllowRemoteRPC” para “1″ em cada máquina local, no seguinte caminho do REGEDIT: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Terminal Server

<usuário> não existe ou está desconectado

 A máquina que receberia a mensagem precisa ter o usuário de origem como administrador da máquina de destino. Exemplo: usuário “pedro” quer enviar uma mensagem para o usuário “joao”. A máquina utilizada pelo usuário “joao” precisa ter o usuário “pedro” como administrador. Sobre essa necessidade, estou tentando localizar mais informações a respeito, caso o usuário não possa ser o administrador.

 Problema no envio entre máquinas Windows XP e Windows Vista/7 ou vice-versa

Não localizei formas de integração para o envio pelo comando “MSG” de máquinas Vista/7 para máquinas Windows XP, assim como o NET SEND de máquinas Windows XP para máquinas Vista/7.

Outros erros: sempre verifique o Firewall. Em algumas situações, notei que o Firewall ligado era o problema que bloqueava as trocas de mensagens. Algumas políticas de segurança na rede também podem bloquear o envio. Neste caso, é necessário verificar com o administrador da rede.

Idevar Júnior

Idevar Júnior - Idevar Júnior é Microsoft MVP em Windows Experience – Consumer e um dos líderes atuais da Comunidade Raptors. Veja o seu perfil detalhado, no site oficial da Microsoft, em MVP Profile. Graduado em Processamento de Dados pelo Mackenzie e pós-graduado em Análise de Sistemas pela FIAP, possui mais de dez anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas, análise e coordenação de projetos e equipe de TI. Atualmente trabalha com a plataforma .NET (C#, ASP.NET), sendo também Professor do Ensino Superior no curso de Ciência da Computação. Através da realização de palestras, vem disseminando a plataforma .NET e Windows. É também Beta-Tester oficial dos sistemas operacionais da Microsoft desde 2005, nos programas Mini-Beta e TechBeta, sendo citado e premiado pela própria Microsoft na lista dos TOP 10 em feedbacks. Além disso, contribui nos fóruns Microsoft Technet / Microsoft Answers, e escreve artigos de tecnologia voltados a Windows. Siga-o no Twitter: @idevarjr.