Desenvolvimento - Java

Overview da Plataforma Java Micro Edition (J2ME)

A plataforma Java 2 Micro Edition (J2ME, ou Java ME, como será conhecida no futuro) implementa a linguagem Java para equipamentos portáteis em diferentes segmentos do mercado de dispositivos.

por Eric C M Oliveira



A plataforma Java 2 Micro Edition (J2ME, ou Java ME, como será conhecida no futuro) implementa a linguagem Java para equipamentos portáteis em diferentes segmentos do mercado de dispositivos. Seu objetivo é possibilitar a criação de aplicativos Java para telefones celulares, PDAs, boxes digitais para TV, sistemas de navegação automotiva, Palms, Pagers, etc.

Essa plataforma consiste de máquinas virtuais (KVM ou JVM) e APIs especificadas em “documentos de configuração” (“Configuration” – CDC e CLDC) e em conjunto com perfis (“Profiles” - MIDP).

Como dito no início, o J2ME deve se tornar Java ME, já que foi anunciado em julho no último JavaOne que a titulação das versões Java vai ser simplicada, eliminando o "2”.

A plataforma Micro Edition do Java apresenta algumas características importantes para satisfazer as necessidades que o desenvolvimento de sistemas para pequenos dispositivos impõe, como memória e poder de processamento reduzidos.

Um dos usos mais comuns da tecnologia esta na indústria de aparelhos celulares, fruto do crescimento do mercado destes dispositivos apresentado nos últimos anos.

Resultado assim do crescimento do interesse por essa tecnologia Java. Existem em

termos mundiais, segundo dados apresentados no JavaOne 2005:

- 708 milhões de celulares rodando Java
- 635 modelos de celular com suporte a Java
- 32 fabricantes de celulares Java
- 140 operadoras de telefonia movel usando Java
- 4,5 milhões de desenvolvedores Java

Como dissemos anteriormente, a plataforma é divida em configurations, profiles e

API"s opcionais. Podemos definir o Configuration, como a estrutura mais básica para

que um dispositivo suporte J2ME via JVM. São representados por CLDC (Connected Limited Device Configuration) e CDC (Connected Limited Configuration). O CLDC contém uma API mínima para execução de aplicativos em dispositivos como celulares, smartphones, pagers e PDAs. Já o CDC esta mais ligado a dispositivos com mais capacidade de memória e processamento, como settop boxes digitais, screen-phones e alguns PDAs mais poderosos.

Já os profiles funcionam como um complemento para as Configurations, isto é, uma série de APIs padrões que combinadas com alguma configuration, provém um serviço mais completo para as aplicações. Os exemplos de profiles mais usados são os MIDP (Mobile Information Device Profile) 1.0 e 2.0.

Para iniciar o desenvolvimento em J2ME, é necessário ter o JDK (Java Development Kit) instalado. A Sun Microsystens oferece gratuitamente o J2ME Wireless ToolKit (WTK), que tem o objetivo de compilar e executar um aplicativo, não se tratando de um editor ou IDE. Além disso, existem os kits de desenvolvimento dos fabricantes de celular como Nokia, Motorola, Ericsson, entre outras, assim como plugins disponíveis para vários IDEs como, por exemplo, Eclipse, JBuilder, WSAD, NetBeans, etc.

Referências:

http://java.sun.com/j2me/index.jsp

http://java.sun.com/j2me/docs/index.html

http://java.sun.com/j2me/j2me-ds.pdf

http://developers.sun.com/techtopics/mobility/device/device

Eric C M Oliveira

Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).