Desenvolvimento - Java

Java e, enfim, um Webshere FREE (WAS-CE)

Um servidor J2EE totalmente free, sob a marca Webshere, com a bandeira da gigante IBM por trás, baseado em um projeto OpenSource. E já disponivel para download.

por Eric C M Oliveira



Um servidor J2EE totalmente free, sob a marca Webshere, com a bandeira da gigante IBM por trás, baseado em um projeto OpenSource. E já disponivel para download. A noticia anunciada há alguns meses, deixou a comunidade Java em geral com sentido de perplexidade e alguma dose de ceticismo. A Sun ja havia disponibilizado o Solaris 10 free, e enfim, o WAS-CE (WebSphere® Application Server Community Edition), também se tornou uma realidade.

O novo integrante da família IBM WebSphere, esta em sua versão 1.0, e trata-se de um servidor de aplicativos J2EE reduzido, desenvolvido com base no Apache Geronimo, um projeto de servidor de aplicativos de código aberto da Apache Software Foundation. Vale ressaltar, que o WAS não é open-source, mas sim de utilização gratuita.

Segundo folders da própria IBM, as principais vantagens do novo WAS são:

  • Servidor já certificado na Especificação J2EE 1.4 (com suporte aos JDKs da IBM e da Sun).
  • Plug-in do Eclipse para criação, implementação e depuração de seus aplicativos no WAS CE.
  • Suporte ao Apache Tomcat.
  • Banco de dados IBM Cloudscape integrado para uso em desenvolvimento e produção.
  • Suporte a banco de dados para Oracle, Microsoft SQL Server e MySQL.
  • Recursos de controle que vão do gerenciamento de usuários a customização do tempo de execução de aplicações em geral.

Sendo certificado J2EE, o novo WAS- CE teria suporte para:

  • Java Servlets
  • JavaServer Pages (JSPs)
  • Enterprise JavaBeans (EJBs)
  • Java Database Connectivity API (JDBC
  • J2EE Connector Architecture (JCA)
  • Java Message Service (JMS)
  • Java Naming and Directory Interface (JNDI)
  • Java Transaction API (JTA)
  • Java API for XML-Based RPC (JAX-RPC)
  • J2EE Application Deployment (JSR-88)
  • J2EE Management Model (JSR-77)
  • J2EE Management Extensions API (JMX)

Além disso, o WAS CE inclui tecnologia da Gluecode Software, empresa especializada em aplication servers e portais J2EE, que a IBM adquiriu no primeiro semestre de 2005.

O novo WAS torna-se um competidor natural do JBoss, servidor J2EE open-source de muito sucesso. Soma-se ao seu atrativo principal ("um Servidor Webshere, referência de servidor Java, agora gratuito"),o WAS CE provê features para o deploy de aplicações J2EE nos padrões do Service Oriented Architecture (SOA).

Para fazer o download do WAS CE, acesse a url abaixo. É necessário se cadastrar no site da IBM e o conjunto todo de arquivos fica acima dos 200 megas. Um gerenciador de download é muito bem vindo. É possivel fazer o download do WAS com ou sem a JVM, nesse caso da IBM:

http://www-128.ibm.com/developerworks/downloads/ws/wasce/

Após baixar todos os arquivos, inicie a instalação do seu Webshere clicando em: setup-wasce.exe

O principal pré-requisito é se ter a JVM, mas lembre-se que voce pode ter optado pela instalação completa WAS CE + JVM, como dito anteriormente. A instalação será inciada e surgirá a seguinte tela:

Durante a instalação, podemos ver as "raízes do Open Source" do Webshere, com pacotes do Geronimo.

Ao fim da instalação, pode ocorrer um warning, gerado caso você não esteja usando seu Webshere com uma JVM da IBM. Mas não implica no funcionamento do seu servidor J2EE.

Para inciar seu servidor, em ambiente Windows, acesse Iniciar / Programas / IBM Webshere / Aplication Server Comunity Edition / Start the Server. No Linux, abra uma terminal, acesse o diretorio bin do diretório de sua instalação e acesse ./startServer.sh.

O Console de administração pode ser acessado em: http://localhost:8080/console

Os userid e password default da instalação sâo system e manager. Abaixo o console de administração do WAS CE, que lembra o console dos Webshere antecessores ao CE:

Para instalar uma aplicação J2EE , clique em Applications / All Configurations:

As opções de instalação dependem do tipo de aplicação J2EE e podem ser consultadas no Quick Start da IBM em:
http://publib.boulder.ibm.com/wasce/V1.0/Tasks/QuickStart.html

Referências:

Eric C M Oliveira

Eric C M Oliveira - Bacharel em Ciencia da Computação/FASP e Comunicação/Unesp, tem experiência em desenvolvimento Java nas plataformas J2SE, J2EE e J2ME, além de atividades ligadas a disciplina de testes, engenharia e qualidade de software. Tem certificações Java SCJP 1.3, SCJP 1.4, Rational Test Management, Rational Robot e RUP (Rational Unified Process).