Infra - Windows

Windows Vista – Windows Presentation Foundation (Avalon)

O que antes era conhecido com o codinome Avalon agora já tem nome, é o Windows Presentation Foundation que vem para fornecer uma grande variedade de recursos visuais para a próxima versão do sistema operacional Microsoft o Windows Vista, que deve ser lançado no 2º Semestre de 2006.

por Tiago Luiz



O que antes era conhecido com o codinome Avalon agora já tem nome, é o Windows Presentation Foundation que vem para fornecer uma grande variedade de recursos visuais para a próxima versão do sistema operacional Microsoft o Windows Vista, que deve ser lançado no 2º Semestre de 2006.

A principal idéia do Windows Presentation Foundation é permitir o desenvolvimento de interfaces mais ricas, aproveitando o hardware disponível nas máquinas mais novas, o que não acontece atualmente, uma vez que só utilizamos a placa aceleradora em aplicativos específicos como jogos. O que também não quer dizer que será imprescindível termos uma placa aceleradora para utilizarmos o Windows Vista, caso o usuário não tenha esse recurso de hardware, o Windows Vista poderá ser carregado em seu modo clássico. Esse subsistema é também responsável por gerenciar recursos como: Interface do usuário, imagens 2D e 3D, Impressão, além de recursos de áudio e vídeo.

Os aplicativos desenvolvidos para Windows Presentation Foundation são tratados de forma vetorial e fornece um sistema de endereçamento de pixels independente da resolução do monitor.

Os aplicativos no Windows Presentation Foundation poderão ser executados de duas maneiras: Modo Autônomo, sendo instalado na máquina e usando os privilégios da conta de usuário e modo expresso, rodando dentro de uma janela do navegador, sendo portanto mais seguros e confiáveis.

Para que tenhamos uma idéia das novidades presentes no Windows Presentation Foundation podemos usar como exemplo a possibilidade de executarmos vários vídeos ao mesmo tempo, além de podemos sobrepor um vídeo ao outro e ainda configurar transparência.

Outro ponto muito interessante para os desenvolvedores são os recursos de áudio e fala, permitindo um aprimoramento em acessibilidade e aplicações mais ricas podendo até gerar áudio dinamicamente.

A principal linguagem de interface Microsoft que está sendo usada no Windows Vista será o XAML (eXtensible Application Markup Language) que possibilitara a criação de interfaces ricas de maneira rápida e prática.

As figuras exibidas nesse artigo são do o Build 5270 disponibilizado pela Microsoft em 16/12/2005 aos Betas Testers do Windows Vista.

As informações sobre os novos recursos descritos acima estão sujeitos a alterações.

Fontes:

http://www.technetbrasil.com.br
http://www.microsoft.com/brasil/msdn/Tecnologias/arquitetura/WinPresFoundation.mspx
http://www.microsoft.com/whdc/winhec/default.mspx

Tiago Luiz

Tiago Luiz - MCP + MCSA
Microsoft Windows Vista Beta Tester
Presidente do Diretório Acadêmico - FIT
Líder da Célula Acadêmica - InfraFIT
http://br.groups.yahoo.com/group/codinomelonghorn/
Profissional cinco estrelas - TLC - Tecnologia®