Gerência - Ciclo de Vida de Desenvolvimento

Série - Visual Studio Team System na prática - Work Items

Toda e qualquer ação envolvida em um projeto é considerada um Work Item, portanto, o Work Item é vital ao andamento de um projeto. Mostraremos neste artigo como gerenciar esse grande recurso do VSTS.

por Marcus Garcia



Work Items (Itens de trabalho)

Toda e qualquer ação envolvida em um projeto é considerada um Work Item, portanto, o Work Item é vital ao andamento de um projeto. Mostraremos a seguir como gerenciar esse grande recurso do VSTS. Para cadastrar um Work Item, abra o Team Explorer e depois abra o projeto escolhido. Clique com o botão direito sobre Work Itens e depois clique em Add Work Item


Figura 1 - Explorando o Work Item

Escolha um tipo de Work Item. Por padrão, os tipos Bug, Quality of Service Requirement, Risk, Scenario e Task já estão criados. Escolha um deles clicando sobre o item desejado.

Em nosso exemplo estou utilizando o Work Item do tipo Task. Vamos analisar esse tipo:


Figura 2 - Criando um Work Item

  1. Nessa área digite o título de sua tarefa (Task)
  2. Escolha a área ou departamente do seu time que ficará responsavel pela tarefa
  3. Defina o Status da tarefa, inicialmente esta como Ativo, você pode criar novos Status se necessário.
  4. Especifique, se necessário, qual pessoal específicamente será a responsável pela tarefa
  5. Descreva detalhes, históricos, links, anexe arquivos e demais informações pertinentes a tarefa

Classification - Trata-se de uma área específica do cadastro de item destinado a escolha da área do projeto , ou seja, posso criar uma tarefa específica para um item de sub-pasta por exemplo e também definar por qual Iteração essa classificação vai passar.

Após o preenchimento, clique em Salvar e depois feche o item. Vamos agora visualizar/administrar esse item em diversas visões diferentes.

Visualizando e administrando itens

Umas das formas de visualizar um Work Item é pelo próprio Visual Studio. Para isso, vá para o Team Explorer clique sobre Work Items e em seguida escolha Team Queries / All Tasks.(Figura 3)


Figura 3 - Visualizando um Work Item

O Team System traz por padrão várias queries de visualizações padrões. Você pode escolhar uma delas ou criar a sua própria clicando com o botão direito do mouse sobre Team Queries (figura14)


Figura 4 - Criando uma Querie de consulta Ao escolher a opção All Tasks, clique com o botão direito do mouse sobre View Results você tem acesso a todas as tarefas que estão pendentes no sistema (Figura 5) além é claro, de poder fazer as devidas modificações no item.


Figura 5 - Criando uma Querie de consulta

Através de acesso via Microsoft Project e/ou Microsoft Excel é possível administrar um Work Item também. Para isso abra o Excel inicialmente, ou se preferir, escolha a opção Open in Microsoft Excel localizado no menu de All Tasks conforme Figura 5.

No Microsoft Excel

A administração via Excel é simples, bastando para isso apenas alguns passos que iremos descrever a seguir. Durante todo o exemplo poderá notar que é bem simples e por diversas vezes bem intuitivo.


Figura 6 - Visualizando Work Items em Microsoft Excel

Na parte superior (Figura16) temos a barra de trabalho do VSTS que pode ser adicionada a partir da instalação desse Add-On que acompanha o VSTF (Visual Studio Team Foundation). Nessa barra é possível:

Conectar em um projeto de time já existente


Figura 7 - Visualizando e Administrando Work Items via Excel

Escolha o projeto simplesmente clicando no item desejado, na sequencia é solicitado a escolha de uma query (Figura 8).


Figura 8 - Escolhendo uma Query em Microsoft Excel

Ao escolhar uma New List e uma Query automaticamente você tem a visualização dos Work Items (Figura 6).

Publica alteração efetuadas no Item escolhido

Após efetuar as modificações no item, você pode simplesmente clicar em publicar e o VSTS atualiza a base de dados do Projeto (Figura 9).


Figura 9 - Atualizando a base de dados em Microsoft Excel

Ao clicar em Publish note que a barra de Status da planilha indica a atualização. Portanto, isso prova que a base de dados esta sendo alterada.

No Project

No Project o processo é bem similar ao executado no Excel, bastando apenas ter o Add-On do VSTF instalado no micro também. Porém, no Project é possível ter um ambiente bem mais amigavel ao Gerente de Projetos, podendo por exemplo, alterar prazos utilizando-se de recursos do tipo Drag and Drop (Figura 10)


Figura 10 - Administrando Work Items em Microsoft Project

Project Portal

Um dos recursos mais inovadores do VSTS é sem dúvida o Project Portal que nos mostra em ambiente web, utilizando-se para isso o Share Point Services, toda a situação do nosso projeto além de fornecer também toda a documentação default da metodologia de desenvolvimento escolhida para o projeto.


Figura 11 - Vizualizando o projeto pelo Project Portal

Entre as inúmeros opções podemos destacar os Reports, a área para adcionar notícias sobre o projeto Announcements, e também a Issues List que trás para nós os Work Items atuais (Figura 12).


Figura 12 - Vizualizando Work Items pelo Project Portal

Conclusão

Com o VSTS toda e qualquer ação tomada dentro de seus domínios é considerado um Work Item, com isso ficou muito mais fácil gerenciar projetos, bem como ficou muito mais fácil também criar e administrar itens dentro do projeto. Utilizando-se de visões atráves do Project, Excel e Project Portal (Sharepoint) não há mais limites físicos para se trabalhar em equipe.

Grande abraço,

Marcus Garcia
Microsoft - MVP
INETA BRASIL - Líder

Marcus Garcia

Marcus Garcia - Foi Microsoft MVP entre 2004 a 2009, faz gestão de Desenvolvimento de Software na Submarino (Grupo B2W), é autor de inúmeros artigos técnicos e livros, além de ter proferido treinamentos e palestras por todo o Brasil. Atualmente, um dos sócios do Centro de Treinamentos Profissionais Actiongroup (www.actiongroup.com.br) . Pode ser encontrado pelo e-mail marcus.garcia@actiongroup.com.br ou pode ser seguido pelo @marcusgarcia