Infra - Windows Server

Implementando Cotas de Disco no Windows Server 2003 R2

O Artigo aborda um novo recurso destinado à servidores de arquivos, disponibilizado na versão R2 do Windows Server 2003, a ferramenta FSRM - File Server Resource Manager (Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivos). Através dela é possível inserir cotas em pastas e volumes e gerar relatórios de armazenamento abrangentes.

por Josenildo Feijó



Este artigo aplica-se aos seguintes produtos e tecnologias:
  • Windows Server 2003 R2
  • FSRM - File Server Resource Manager

Introdução

"Quem espera sempre alcança", esse é um ditado popular que poderia ser bem aplicado ao analisarmos a historia de implementação do recurso de estabelecer cotas de disco no ambiente Windows. Desejado por todos os administradores na época do Windows NT, foi incorporado pela Microsoft no Windows 2000, mas a falta de ferramentas para gerenciar as cotas e a restrição de poderem apenas serem aplicadas no volume e não em pastas, decepcionaram muitos.

O Windows Server 2003 trouxe novas classes WMI, criadas para gerenciar as cotas de disco e suas configurações, mas mesmo assim alguns recursos ainda não estavam disponíveis, como a possibilidade de aplicar cotas em pastas e uma ferramenta especificar para gerenciar.

Mas para aqueles que esperaram, está presente na versão R2 o Gerenciador de Recursos de servidor de arquivos, que permite entre outras coisas a aplicação de cotas por pastas e volumes e a utilização de e-mail, relatórios personalizados e execução de comandos como mecanismos de notificação, além da possibilidade de geração de diversos relatórios gerenciais.

Passo 1:
Instalando o Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivo

O Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivo, pode ser instalado via o Assistente Gerenciador do Seu Servidor ou pelo painel de controle no item adicionar ou remover programas, adicionar componentes do Windows.


Fig. 1 - Adicionando o File Server Resource Manager

Passo 2:
Acessando a console do Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivo

Após a conclusão da instalação, o Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivo estará disponível nas ferramentas administrativas:


Fig. 2 - console da Ferramenta Gerenciador de Recursos do Servidor de Arquivos

Passo 3:
Especificando uma Cota de Disco para uma pasta

s No menu de funções, ao clicar com o botão direito do mouse em Quotas, estará disponível a opção de Create Quota.


Fig. 3 - Criando Cotas de Disco

Podemos, ao criar uma cota para uma pasta ou volume, utilizar um modelo existente ou definir configurações específicas. Os modelos pré-definidos ficam disponíveis no menu Quota Template, como mostra a Fig 4, abaixo:


Fig. 4 - Modelos de configurações de Quotas disponíveis

No exemplo anterior, estamos definindo uma cota de disco para a pasta Usuários, utilizando um modelo que estabelece o limite de 100 MB. Para definir um limite especifico é preciso marcar Define Custom Quota properties (Definir propriedades de cotas) e clicar no botão Custom Properties (propriedades especificas), para ter acesso a janela seguinte:


Fig. 5 - Definindo propriedades de Cota especifica para uma pasta ou Volume

Na janela Quota Properties of E:\Usuarios, em questão, podemos então definir o Space Limit (valor limite) para armazenamento na pasta, definir se permitiremos que o usuário ultrapasse o limite estabelecido (Soft quota) ou não (Hard quota). Podemos também definir limites de notificação, clicando em Add (Adicionar) na área Notification thresholds (Limites de Notificação):


Fig. 6 - Estabelecendo limites de Notificações e os métodos

É possível definir que a notificação seja enviada por e-mail, gerado um log no Event view, executado um comando ou gerado um relatório.

Passo 4:
Gerando relatórios de status das Cotas aplicadas

Após estabelecer a cota desejada no volume ou na pasta, é hora de gerar relatórios para acompanhar a aplicação das restrições estabelecidas, o status das cotas utilizadas e as demais informações referentes aos arquivos e seus respectivos proprietários no local afetado pelas restrições de limite de cotas.


Fig. 7 - Do menu Storage Reports Managemente é possível gerenciar as ações

Na definição de um novo relatório é necessário definir o volume ou a pasta que possui o recurso de Cotas. Precisamos definir também quais os dados que comporão o relatório e em que formato será gerado.


Fig. 8 - configurações para geração de um novo relatório


Fig. 9 - Agendando a execução de um determinado relatório

Para dar mais flexibilidade a execução dos relatórios, é possível realizar o agendamento da execução dos mesmos, como mostra a fig. 9, acima.

Conclusão

Como diz outro ditado popular "Antes tarde do que nunca", os recursos apresentado que estão disponíveis na nova ferramenta FSRM - File Server Resource Manager (Gerenciador de Recursos de Servidor de Arquivos), está deixando muitos administradores de rede rindo a toa. Afinal de contas é um sonho antigo o controle efetivo e administrável das cotas de armazenamento dos usuários. Sem falar nos demais recursos do gerenciador, com a possibilidade de bloqueio, por tipo de arquivo, de armazenamento por parte do usuário em pastas especificas, bom mais isso é assunto para um outro artigo...

Josenildo Feijó

Josenildo Feijó - Tornou-se Microsoft Certified Profissional, em 1999 ao ser aprovado no exame do Microsoft Windows NT Workstation. Desde então foram 10 aprovações, o que lhe valeu o titulo de MCSE. A partir de 2004, passou a compor a seleta equipe de Instrutores Oficiais da Microsoft, ao se tornar MCT. Participou do Treinamento Oficial da Microsoft , para parceiros, de Introdução, no Brasil do Service Pack 2 do Microsoft Windows XP Profissional. Com especialização em Infra-estrutura, vem atuando na área, em empresas de grande porte, como São Paulo Alpargatas e Grupo Industrial João Santos, um dos maiores grupos industriais do nordeste. Autor do livro Guia para certificação MCP, MCSA, MCSE. Publicado em Abril de 2007 pela editora Brasport. Está atualmente gerenciando a área de treinamentos e certificações da Inove Informática, em Recife.