Banco de Dados - Oracle

Oracle freeware - Conheça a nova edição gratuita do banco de dados Oracle – Oracle Express Edition 10g

A Oracle lançou em novembro de 2005, a mais nova edição da família Oracle Database, o Oracle Database Express Edition 10g.

por Rodrigo Salviatto



Introdução

A Oracle lançou em novembro de 2005, a mais nova edição da família Oracle Database, o Oracle Database Express Edition 10g.
E quer saber o melhor de tudo isso?
Trata-se de uma versão gratuita, porém com algumas limitações que veremos neste artigo.

O Produto

O Oracle Express Edition 10g trata-se de uma versão lite que possui o mesmo "núcleo" das demais versões, ou seja, se você possui uma aplicação que roda na versão do Oracle Database Standard Edition 10g release 2, sua aplicação também irá funcionar com Oracle Express Edition 10g.

Foi criado pela Oracle com o intuito de servir como um diferencial de um pequeno banco de dados de "entrada" para pequenas aplicações, bem como equipe de desenvolvedores, dba"s, parceiros Oracle, etc.

A ferramenta de administração não é o mesmo Enterprise Manager das versões Standard ou Enterprise. Trata-se de uma ferramenta muito mais simples, leve e fácil de utilizar. Veja na figura 1 o "Enterprise Manager" da versão Express Edition.


Figura 1. Enterprise Manager do Oracle Express Edition

Público Alvo

O Oracle Express Edition foi criado para atender ao seguinte público:

  • Desenvolvedores: possui uma interface simples, rápida e de fácil interação, até mesmo para quem nunca trabalhou com o Oracle Database. Está totalmente integrado com as tecnologias PHP, JAVA e .NET bem como outras aplicações que necessitam de um banco de dados.

  • DBA"s: Destinado para dba"s iniciantes na tecnologia Oracle que necessitam treinar a ferramenta ou mesmo desenvolver códigos pl/SQL e/ou planos de trabalho para homologar antes de executarem em ambiente de produção.

  • ISV"s (Independent Software Vendors): Esta licença pode ser incorporada ao produto de um parceiro Oracle e instalado em um cliente em ambiente de produção. Para isto, faz-se necessário maiores detalhes junto ao seu distribuidor da Oracle.

  • Estudantes e instituições educacionais: Pode ser instalado em instituições educacionais com a finalidade de expandir o conhecimento ao produto Oracle Database, bem como incrementar o currículo profissional.

Instalação

Faz-se necessário 1GB do espaço em disco para a instalação inicial e a versão BETA (disponibilizada em dezembro de 2005) pode ser encontrado para download no site abaixo. Você precisa ter um usuário e senha (grátis) de acesso ao site do OTN.
http://www.oracle.com/technology/products/database/xe/index.html.

Limitações do produto

Esta versão possui o mesmo código da versão Oracle Standard Edition 10g release 2, porém possui algumas limitações de hardware e software que veremos a seguir:

  • Disponível somente para Windows 32 bits e Linux 32 bits.
  • Suporta até 4 GB de dados, ou seja, é possível ter somente 4 GB de datafiles. Caso este número tente ser ultrapassado, o Oracle irá apresentar a mensagem de erro da Listagem 1.

ORA-12952: The request exceeds the maximum allowed database size of 4 GB

Listagem 1. Erro apresentado ao ultrapassar o limite de 4GB da edição Express Edition.

  • Pode ser instalado em um servidor contendo vários processadores, porém irá utilizar somente um processador.
  • Pode ser instalado em um servidor contendo n GB de memória, porém irá utilizar somente 1 GB de memória RAM.
  • É possível criar somente uma instance por servidor. O próprio instaler da versão, cria a instance no momento da instalação através de processos em background, não sendo possível configurar outra instance para ser utilizada no mesmo servidor.
  • Não possui suporte técnico. Para obter detalhes sobre esta versão, utilize o fórum do site http://otn.oracle.com.
  • Recomendado pela Oracle para aplicações de até 20 usuários.
  • Até dezembro de 2005, a versão disponível no site da Oracle é BETA.
  • Pode ser utilizado como cliente em um ambiente de replicação.

Características funcionais

A Oracle se preocupou bastante em criar uma interface gráfica de fácil utilização, principalmente para os iniciantes com a tecnologia Oracle. Nesta versão, foram incorporados programas específicos totalmente gráficos, para auxiliar no uso da ferramenta. Veja Figura 2.

  • Generate DML - ferramenta gráfica com Wizard para criar arquivos de script referente as tabelas existentes em um schema, ou seja, faz a reengenharia dos objetos.
  • Objetc Reports - Ferramenta gráfica para gerar relatórios de todo o banco de dados, objetos, espaço em disco ocupado, parâmetros do banco, entre outros.
  • Data Load/Unload - Ferramenta gráfica com Wizard para efetuar importações de arquivos do tipo TXT, XML e XLS para tabelas contendo o mesmo layout e ordenação das colunas.


Figura 2. Aplicativos específicos da versão Oracle Express Edition

É possível também no item ADMINISTRAÇAO, monitorar todo o ambiente através de uma tela totalmente web com várias informações sobre o ambiente. Existem 4 tipos de visualizações para monitoração:

  • Monitorar as sessões correntes (SESSIONS);
  • Monitorar as estatísticas do sistema ( Veja Figura 3);
  • Monitorar os comandos SQL com maior utilização de recurso (TOPSQL);
  • Monitorar os comandos SQL com maior tempo de execução (LONG OPERATIONS);


Figura 3. Tela de monitoração do Oracle Express Edition

Além destas fantásticas ferramentas, a Oracle criou uma ferramenta gráfica com wizard muito simples, para criar comandos SQL denominada QUERY BUILDER.

Com esta ferramenta, é possível criar comandos SQL, selecionando as tabelas, especificando as condições, selecionando qual coluna deverá ordenar o resultado, entre outros. Veja Figura 4.


Figura 4. Ferramenta QUERY BUILDER criando comando SQL através da interface gráfica.

Ao clicarmos em SQL, é apresentado o comando SQL criado pela ferramenta.


Figura 5. Comando SQL criado automaticamente após utilização da interface gráfica.

Para visualizar o resultado do comando SQL, clique em RESULTS. Você poder salvá-lo para arquivo com extensão .csv.
Incrível não?!

Conclusão

Neste artigo pudemos conhecer a mais nova edição da Oracle que com certeza irá expandir e muito o mercado da Oracle, competindo com os demais bancos de dados freeware atuais e auxiliá-los a ingressar no mundo Oracle. Incremente seu currículo, instale o Oracle Express Edition em seu computador e desfrute de todas as funcionalidades desta versão. Para maiores informações do produto, acesse o site http://www.oracle.com/technology/xe.

Envie suas sugestões, dúvidas ou esclarecimentos para nos auxiliar e aprimorar os artigos. Espero ter proporcionado uma leitura agradável e direta. Até a próxima!

Rodrigo Salviatto

Rodrigo Salviatto - Pós-graduado em Tecnologia da Informação pela Fundação Getúlio Vargas. Possui certificado MCDBA e OCP9i. Atua desde 1997 na área de banco de dados utilizando Oracle, Sqlserver, Informix, MySql entre outros. Atualmente atua como consultor especialista em banco de dados pela Dbacorp (www.dbacorp.com.br).