Banco de Dados - Oracle

Uma libertação chamada OLAP

OLAP,ou On-line Analytical Processing é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas.

por Patricia Sodré



A primeira vez que vi uma planilha em Excel desenvolvida por um usuário de negócio (ele era especificamente de planejamento estratégico) fiquei impressionada, porque até então para pessoas da área TI o Excel nada mais é que linhas e colunas editáveis, mas para o usuário de negócio é uma ferramenta poderosa de análise e cruzamento de informações e gráficos extremamente elaborados. Fiz essa citação porque essa semana tive essa mesma sensação ao descrever os benefícios de uma ferramenta OLAP.

A arma certa na mão da pessoa certa e com a munição necessária, assim é o usuário de negócio elaborando suas análises com zero conhecimento técnico, dados dinâmicos e corretamente relacionados, e o mais importante: Qualquer front-end de OLAP atende essa necessidade, até mesmo o Excel. Acredito que se apostarmos mais em entregar essa "liberdade" ao invés de um número enorme de relatórios e muitos bits e bytes, as organizações teriam mais o gosto da verdadeira inteligência de negócio livres de queries e delongas na entrega dos dados.

O que cito na prática são ferramentas de exploração de cubos, obviamente todo o sucesso em deixar o usuário livre para suas análises requer um projeto bem elaborado e com qualidade.

Escrevo esse artigo partindo do princípio que todos sabem o que é OLAP, vamos à teoria: "OLAP, ou On-line Analytical Processing é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas"

É realmente uma recompensa para um profissional de BI ver o produto de seu trabalho sendo de fato aproveitado para seu fim, é muito frustrante ver um projeto no qual uma grande equipe tenha trabalhado por tempos e esse sistema virar um elefante branco, infelizmente isso ainda tem acontecido, talvez nossos usuários precisem de uma dose a mais de liberdade e treinamento para usá-la.
Patricia Sodré

Patricia Sodré - Gerente de Projetos de BI
Analista de sistemas pela Universidade Estácio de Sá
Pós Graduada em BI pela FGV