Gerência - Qualidade e Testes

ISO9001: 2000 em desenvolvimento de sistemas – Um depoimento de um gerente de desenvolvimento

Conheça o depoimento de um gerente sobre o processo de certificação da ISO9001 que a empresa onde ele trabalha passou.

por Cláudio Testoni Cardozo



O portal Linha de Código publica este depoimento porque acredita que ele possa servir de estímulo e um início de intercâmbio entre empresas para que o processo de desenvolvimento de software possa sempre estar em um processo evolutivo no Brasil e no mundo.

Para quem não conhece, a Constat é uma empresa que possui 3 unidades de negócio bem distintas, mas interligadas entre si: Fullservice (projetos e serviços em T.I.), Microcity (Locação de ativos com serviços agregados) e Qualitor (unidade de desenvolvimento de sistemas, a qual é minha responsabilidade).

Durante os últimos meses, estivemos envolvidos no processo de certificação da ISO9001, decisão estratégica que partiu da diretoria da empresa.

É interessante ver como a mudança ocorre, e principalmente, ver nossos processos escritos e encontrar "buracos" no meio do caminho. Posso dizer que a experiência foi bastante gratificante, principalmente para a nossa área, onde somos focados em desenvolvimento de sistemas, e estamos buscando fontes de metodologias para os processos, como CMMI e o MPS.br, por exemplo, e observamos muitos aspectos importantes, que não se completavam ao todo, e nesses requisitos específicos, foi necessário realizar uma "re-engenharia" dos nossos processos de desenvolvimento, implantação, suporte, liberação de releases, documentações, etc...

Durante a auditoria final, realizada com a entidade certificadora da ISO9001, percebi que alguns questionamentos realizados pelo auditor durante as entrevistas, que se fossem feitos à alguns anos atrás, ia ser difícil responder:

"Como são avaliados os programadores, testadores, equipes de suporte e implantação?"

"Como o processo de testes garante o correto funcionamento dos recursos?"

"Como o cliente tem conhecimento das alterações e correções que foram liberadas em um release"

"Como você garante o cumprimento dos prazos acordados para liberação de alterações para os clientes??"

Entretanto, mesmo mudando processos, realizando treinamentos, adequando as pessoas à nova "forma de trabalho", mais organizada e objetiva, sempre medindo os processos, o principal desafio é quebrar paradigmas, colocando na cabeça das pessoas a "conscientização" de trabalhar com processo, gerar não-conformidades, analisar causas e atuar nelas.

O principal retorno que tivemos com toda esta mudança foi o aumento do índice de sucesso sobre o nosso percentual de "retrabalho" sobre os projetos. Atualmente, nosso sucesso em novos projetos tem sido muito maior do que tínhamos há alguns anos atrás. As documentações têm saído com muito mais consistência, o retorno sobre o cumprimento de objetivos por parte dos clientes têm sido realmente muito positivos, e o fluxo das informações como um todo flui de uma forma muito mais segura e confiável. A própria formalização estabelecida causa um impacto muito positivo com nossos clientes.

Em 25/01/2007 obtivemos a recomendação da auditoria externa para a certificação ISO9001. Acredito que o primeiro passo tenha sido alcançado, agora, o mais importante é manter, e claro, melhorar, tudo o que criamos. Essa é a parte mais difícil, mas é o verdadeiro desafio.

Cláudio Testoni Cardozo

Cláudio Testoni Cardozo - Gerencia o desenvolvimento do software Qualitor: Sistema de gestão de atendimento para Desenvolvimento, SAC e Helpdesk. É certificado pela Microsoft como: MCP (Microsoft Certified Professional), MCDBA (Database Administrator), MCSA (Systems Administrator), MCSD (Solution Developer) e MCSE (Systems Engineer). A Constat é certificada ISO9001:2000 e também é troféu Bronze no PGQP ciclo 2006 (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade).