Gerência - Qualidade e Testes

Quais são as Reais Características da Qualidade da NBR ISO/IEC 9126-1?

Nesse artigo, o autor mostra as características da qualidade, conforme a norma NBR ISO/IEC 9126-1. Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre essa norma e os itens que a compõem. O autor mostra também outras normas da série ISO/IEC 9126.

por Fábio Martinho Campos



Muitos ainda têm dúvida sobre a norma ISO/IEC 9126-1. Quais são realmente os elementos que constituem esta norma?

A norma descreve um modelo de qualidade do produto de software, composto de duas partes:

  1. Qualidade interna e qualidade externa.
  2. Qualidade em uso. A primeira parte do modelo especifica seis características para qualidade interna e externa, as quais são por sua vez subdivididas em subcaracterísticas. Estas subcaracterísticas são manifestadas externamente, quando o software é utilizado como parte de um sistema computacional, e são resultantes de atributos internos do software.

· Ano da Publicação: 1991.

· Nº. de páginas: 21.

Abaixo segue a norma completa, composta em seu lado esquerdo pelas características da qualidade de software e do lado direito pelas subcaracterísticas da qualidade de software.

Além da ISO/IEC 9126-1, existem outras normas da série 9126:

ISO/IEC 9126-2 è Métricas Externas.

ISO/IEC 9126-3 è Métricas Internas.

ISO/IEC 9126-4 è Métricas da Qualidade em Uso.

Algo a se destacar é que muitas empresas erram ao adotar a ISO 9126-1 em formato checklist para os desenvolvedores. Não consigo imaginar um programador ou engenheiro de software com seu código-fonte aberto e fazendo as seguintes perguntas:

- “Meu software tem usabilidade?”

- “Meu software tem eficiência?”

- “Meu software tem portabilidade?”

Dificilmente algo será medido dessa maneira. É importante lembrar que essa norma se faz importante, necessária e útil quando implantada dentro do Processo de Desenvolvimento de Software. É função do líder, coordenador ou Gerente de Projetos de Software garantir o seu correto uso e fazer com que essas características sejam atendidas como fatores de qualidade e sucesso para o projeto de software.

Uma dica para o planejamento e uso dessa norma é que ela pode ser associada com os riscos do Projeto de Software e também de Testes de Software, ou seja, riscos associados à performance, usabilidade, portabilidade, conformidade, segurança, etc.

Observação: A norma brasileira NBR 13596 foi substituída pela ISO/IEC 9126-1, se tornando NBR ISO/IEC 9126-1.

Fábio Martinho Campos

Fábio Martinho Campos - Bacharel em Computação pela UNITAU (Universidade de Taubaté), MBA em Gestão de Projetos pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas-USP). Trabalhou no INPE-MCT (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em São José dos Campos como analista de sistemas e desenvolvedor web da Intranet e Internet por dois anos. Trabalhou na empresa alemã Liebherr Guindastes e Máquinas Operatrizes como analista de sistemas e desenvolvedor web, atuando também como analista de processos para o projeto de GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos) da empresa. Na IBM Brasil trabalhou por um ano como analista de teste no GTO (Global Test Organization) e SEA&T (System Engineer Architecture and Test) no projeto internacional Blue Horizon Configurator. Ainda na IBM trabalhou no Projeto CADU e SCFI do Banco Bradesco. Possui as certificações CBTS (Certificação Brasileira de Teste de Software), CQA (Certified Quality Assurance), CST (Certified Software Testing), COBIT(ISACA), ISTQB/ISEB(CTFL) e IBM Certified Specialist – Software Quality. É palestrante da disciplina de Teste de Software e Qualidade de Software, contribui para o crescimento do mercado de Teste de Software no Brasil através de palestras e eventos em universidades.