Gerência - Qualidade e Testes

Automação e Gerenciamento de Testes: Aumentando a Produtividade com as Principais Soluções Open Source e Gratuitas (2a edição)

Desenvolver software de qualidade não é mais um requinte para poucos, transformou-se num fator de competitividade num mercado cada vez mais exigente.

por Cristiano Caetano



Desenvolver software de qualidade não é mais um requinte para poucos, transformou-se num fator de competitividade num mercado cada vez mais exigente. O filósofo Nietzsche, no século passado, alertava: "Com o aumento da competição, a qualidade se torna mera propaganda. Vence aquele que melhor engana". Essa receita é muito simples e fácil de seguir, todavia, quem tomar esse tipo de postura estará fadado ao fracasso. Nos dias de hoje, a qualidade tornou-se requisito imprescindível para garantir a sobrevida de um software no mercado.

Podemos concluir que as empresas mais competitivas são as empresas que trabalham sob a ótica da melhoria contínua dos processos para aumentar a qualidade do processo de desenvolvimento e, conseqüentemente, aumentar a qualidade do produto final. Neste contexto, devemos destacar adoção crescente de ferramentas para dar suporte ao processo de melhoria contínua. Estas ferramentas servem para dar suporte a todas as atividades relacionadas ao ciclo de vida de desenvolvimento de software: da concepção à implantação.

Na tentativa de dar suporte as pessoas interessadas nesse assunto, eu escrevi o livro "Automação e Gerenciamento de Testes: Aumentando a Produtividade com as Principais Soluções Open Source e Gratuitas". A proposta deste livro é apresentar as ferramentas Open Source e gratuitas essenciais para a gestão e automação de testes de software, sem no entanto, esgotar o assunto. O livro tem o propósito de apresentar um catálogo das melhores opções disponíveis atualmente e os seus principais recursos. O objetivo principal deste livro é fornecer informações e subsídios a fim de que o leitor seja capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos para aprofundar-se no assunto e escolher a solução que melhor atenda a sua necessidade.

A organização das ferramentas do livro segue a filosofia apresentada pelo "Guide to the CSTE Common Body of Knowledge" do QAI que diz o seguinte: apesar de não existir uma categorização amplamente difundida das ferramentas de teste, a experiência tem mostrado que elas são normalmente agrupadas em 8 áreas distintas:
  1. Ferramentas de automação de testes de regressão;
  2. Ferramentas para gestão de defeitos;
  3. Ferramentas para testes de Performance/Stress;
  4. Ferramentas manuais;
  5. Ferramentas de rastreabilidade;
  6. Ferramentas de cobertura de código;
  7. Ferramentas para gestão de testes;
  8. Ferramentas de apoio à execução dos testes;
Dessa forma, a figura abaixo apresenta a relevância de cada tipo de ferramenta apresentada neste livro em relação às fases de um ciclo de vida de desenvolvimento de software:


Figura 1: Relevância de cada tipo de ferramenta apresentada neste livro em relação às fases de um ciclo de vida de desenvolvimento de software.

Além da apresentação das ferramentas agrupadas por áreas, o livro também aborda os seguintes temas:
  • Ferramentas Open Source Similares;
  • Ferramentas Comerciais Similares;
  • Repositórios de Ferramentas Open Source;
  • Ferramentas de Apoio;
  • Referências sobre Teste de Software;
  • Bibliografia Recomendada;

Por mais abrangente que sejam as categorias e ferramentas apresentadas neste livro, seria ingênuo pensar que ele ofereceria soluções que atendessem a necessidade de todos os leitores, afinal, muitos de vocês devem precisar de soluções específicas para a realização de testes de diversos tipos e nas mais diversas plataformas. Pensando neste cenário, fiz uma pesquisa extensa a fim de trazer para o leitor uma lista detalhada com os maiores e melhores repositórios de ferramentas Open Source do mundo. Assim, você poderá pesquisar a solução que se enquadre na sua necessidade no momento que você quiser.

O escopo do livro foi definido tendo em mente as ferramentas realmente essenciais; outro ponto que pesou muito foi o tamanho das comunidades apoiando e suportando estas ferramentas. Ferramentas com grandes comunidades e liberações freqüentes foram privilegiadas em relação às outras. De qualquer forma, me sinto na obrigação de compartilhar com o restante da comunidade de testes brasileira, a listagem das melhores ferramentas com base na pesquisa realizada para a criação do livro. As ferramentas são agrupadas por área e estão listadas na Tabela 1. Sinta-se à vontade para procurar uma ferramenta que atenda as suas necessidades. Não obstante, como o mundo Open Source evolui numa velocidade incrível, foi criado um MindMap dinâmico que será atualizado freqüentemente com as melhores opções disponíveis em cada área. O MindMap está disponível gratuitamente no seguinte endereço:

http://www.mindomo.com/view?m=d1535d37f8b0aa6df765a1db90bfa317

Você achou essas informações úteis? Suporte o autor, compre o livro. Este livro será unicamente comercializado por meio eletrônico (e-book). Esta foi uma decisão pessoal do autor para viabilizar a venda do livro por um preço justo a fim de permitir que todas as pessoas interessadas possam comprá-lo. Para comprar o livro, ler a resenha, o sumário e um preview de várias páginas visite o seguinte endereço:

http://www.linhadecodigo.com.br/EBook.aspx?id=2951

Categoria Ferramenta
Gestão de projetos ProjectKoach - http://www.projectkoach.com/
php-collab - http://www.php-collab.org
GanttProject - http://ganttproject.biz/
]project-open[ - http://www.project-open.com/
OpenWorkbench - http://www.openworkbench.org/
XPlanner - http://www.xplanner.org/
WebCollab - http://webcollab.sourceforge.net/
Mindquarry - http://www.mindquarry.com/
Testes de performance OpenSTA - http://www.opensta.org/
JMeter - http://jakarta.apache.org/jmeter/index.html
Microsoft WEB Application Stress Tool - http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=e2c0585a-062a-439e-a67d-75a89aa36495&DisplayLang=en
WEBLOAD - http://www.WEBload.org/
The Grinder - http://grinder.sourceforge.net/
Gestão de testes TestLink - http://www.teamst.org/
QaManager - http://qamanager.sourceforge.net/
rth - http://www.rth-is-quality.com
TestMaster - http://testmaster.sourceforge.net/
Testitool - http://majordojo.com/testitool/
Test Case Web (TCW) - http://tcw.sourceforge.net/
Testopia - http://www.mozilla.org/projects/testopia/
Gestão de defeitos Mantis - http://www.mantisbt.org/
Bugzilla - http://www.bugzilla.org/
Scarab - http://scarab.tigris.org/
BugNET - http://www.bugnetproject.com/
TRAC - http://trac.edgewall.org/
Gestão de Requisitos OSRMT - http://www.osrmt.com/
Tiger PRO - http://www.seecforum.unisa.edu.au/SEECTools.html
Xuse - http://xuse.sourceforge.net/
REM (REquisite Management) - http://www.lsi.us.es/descargas/descarga_programas.php?id=3
TRUC - http://sourceforge.net/projects/truc
Plandora - http://plandora.sourceforge.net/
Jeremia - http://jeremia.sourceforge.net/
Testes Funcionais Selenium (WEB) - http://www.openqa.org/selenium/
actiWATE (WEB) - http://www.actiwate.com/
Marathon (Java Swing) - http://www.marathontesting.com/marathon/
Watir (WEB) - http://wtr.rubyforge.org/
Canoo WEBTest (WEB) - http://WEBtest.canoo.com/
Apodora (WEB) - http://www.apodora.org/
Abbot (Java Swing) - http://abbot.sourceforge.net
SoapUI (WEBServices) - http://www.soapui.org/
SOAPSonar Personal Edition (WEBServices) - http://www.crosschecknet.com/
LISA WS-Testing (WEBServices) - http://www.itko.com/site/products/lisa/ws_testing.jsp
Squish for KDE (Linux) - http://www.froglogic.com
SharpRobo (WinForm .NET) - http://confluence.public.thoughtworks.org/display/SHRO/Home
FitNesse - http://fitnesse.org/
Estimativas Construx Estimate - http://www.construx.com/Page.aspx?nid=68
Controle de versões TortoiseCVS http://www.tortoisecvs.org/
WinCVS - http://www.wincvs.org/
Subversion - http://subversion.tigris.org/
darcs - http://darcs.net/

Tabela 1. Melhores ferramentas Open Source para gestão e automação de testes.
Cristiano Caetano

Cristiano Caetano - É certificado CBTS pela ALATS. Consultor de teste de software sênior com mais de 10 anos de experiência, já trabalhou na área de qualidade e teste de software para grandes empresas como Zero G, DELL e HP Invent. É colunista na área de Teste e Qualidade de software do site linhadecodigo.com.br e da revista Engenharia de Software Magazine. Autor dos livros "CVS: Controle de Versões e Desenvolvimento Colaborativo de Software" e "Automação e Gerenciamento de Testes: Aumentando a Produtividade com as Principais Soluções Open Source e Gratuitas". O autor também é criador e mantenedor do portal TestExpert, maior comunidade brasileira sobre teste e qualidade de software, confira no seguinte endereço: http://www.testexpert.com.br.