Gerência - Qualidade e Testes

Qualidade, prazo ou custo?

O artigo fala sobre um dilema que muitos gerentes de projetos enfrentam: decidir entre qualidade, prazo ou custo. Como decidir, então, entre estas três questões?

por Gleison Carneiro Gomes



Nossas decisões afetam profundamente os projetos. Na maior parte das vezes, as conseqüências são sentidas na qualidade, no prazo e/ou no escopo. Temos tendência de tomar decisões sem ouvir o cliente e saber o que realmente é importante para ele. O que fazer então?

Responda rápido: o que você priorizaria em um projeto, prazo, custo ou qualidade? Fui perguntado há um tempo se eu tivesse de escolher entre prazo e qualidade, à qual eu daria prioridade... na época eu fiquei na dúvida (e nem me perguntaram sobre o custo!). Mas agora eu faria minha escolha. Vamos ver os motivos e reflita se você concorda com minha resposta ao final.

Sempre que penso nesta questão, me lembro do filme Apollo 13. Para quem não assistiu ao filme ou não sabe da história, uma breve descrição: alguns astronautas americanos têm a missão de ir à Lua. O veículo espacial que os levava sofre uma explosão no interior do módulo lunar, por isso, eles têm de regressar rapidamente à Terra para conseguirem sobreviver, pois correm o risco de ficarem sem oxigênio. No regresso, a nave pode ficar seriamente danificada por não suportar o calor da reentrada na órbita terrestre. Eles têm de tomar várias decisões e ações para sobreviverem.

Os astronautas não chegaram a pisar na lua, mas seu regresso à terra foi comemorado fervorosamente. Surge, então, a questão: o projeto foi bem sucedido? Qual era o objetivo do projeto? "Pisar na lua", você pode responder. Mas será que um dos objetivos não era trazer os astronautas de volta à Terra com vida? "Isso é óbvio", você pode pensar novamente... mas nem tudo que é óbvio faz parte do projeto (mas essa é uma outra discussão que podemos retomar em outra oportunidade). Então apenas parte do objetivo foi atendido? O que era mais importante para o "cliente"?

Um outro exemplo que pode nos auxiliar no pensamento é o de uma loja que fará uma promoção de Páscoa. Neste projeto, estão incluídos o lançamento de um produto, a divulgação, distribuição, etc. O que é mais importante para o cliente? Será que é a qualidade? Decerto a qualidade é importantíssima! Talvez o custo seja o mais importante. Neste caso não, em certas situações, o custo fica em segundo plano... O prazo é o mais importante. Ora, já imaginou uma promoção de Páscoa ser lançada nas férias escolares de julho? Isto é um projeto natimorto. O mesmo vale para promoções de Natal, Dia dos Pais, etc. Estes tipos de projeto são peculiares e muitas vezes o cliente até concorda em pagar um pouco mais para ter seu produto de qualidade e dentro do prazo previsto.

Mas voltando à Apollo 13... o que é mais importante? Qualidade, prazo ou custo? Com certeza, eles tinham um problema de prazo, já que o oxigênio estava acabando. Será que o custo neste caso era uma das prioridades? Certamente, tudo que envolvia o projeto após o acidente tinha um grau de importância maior que o custo: a vida dos astronautas, repercussão de um possível acidente, reputação do programa espacial americano, dentre outros fatores. Neste caso, onde está presente a faceta qualidade? Conforto para os astronautas, comida balanceada? Claro que não! A qualidade, neste caso, está presente no tratamento das questões logísticas, nos comunicados à imprensa (isso também é comunicação, antes que você estranhe esta afirmação). Neste projeto da Apollo 13, o que você priorizaria? Creio que custo não seria sua resposta. Realmente, o prazo e a qualidade são os mais importantes (aqui valeu escolher dois).

Podemos perceber que nem sempre o custo é o mais importante, como comumente se imagina. Citamos dois exemplos que o custo provavelmente não é o mais importante, embora o seja em grande parte dos casos.

Não há uma fórmula exata para a escolha entre estas questões, é claro. Ainda mais que na maioria dos casos, o escopo entra na jogada para complicar ainda mais. Deixei o escopo de fora nesta discussão para simplificar um pouco. Tudo bem, sei que não é simples, mas gostaria apenas que você refletisse um pouco. Pode parecer óbvio, mas temos a tendência a fazer escolhas baseadas apenas em menor-esforço, critérios técnicos, experiência da equipe, etc. Infelizmente, cada vez nos distanciamos das necessidades dos clientes.

Portanto, minha resposta hoje é: depende. O que é importante para o cliente? Claro que ele deseja prazo, qualidade e custo. Mas o que realmente é importante para ele?

Pense nisso!

Gleison Carneiro Gomes

Gleison Carneiro Gomes - Formado em Tecnologia em Informática, pelo Unicentro Newton Paiva. Pós-graduado em Informática Pública, na PUC / Prodabel e em Gerenciamento de Projetos, na Fundação Getúlio Vargas.
Chefe da Seção de Sistemas dos Correios de MG. Coordena uma equipe de 12 pessoas que desenvolve sistemas em ASP e está começando a migrar para Java.
Professor da Faculdade de Tecnologia INED, onde leciona disciplinas de Qualidade de Software, Banco de Dados, Gerenciamento de Projetos e algumas de programação.