Infra - Windows Server

Active Directory - Serviço de Diretório em Redes Corporativas

Implantar o Active Directory da Microsoft como serviço de diretório para uma rede coorporativa significa deixar total disponibilidade de recursos de interação a usuários ou estações de trabalho, bem como em benefícios de segurança com a criação de florestas, domínios, árvores, Unidades Organizacionais (OUs) e grupos de trabalho, que propiciam aos administradores de rede uma melhoria na implementação, administração, design e planejamento gráfico e, aos gerentes de TI, uma diminuição total de custos (TCO) e de qualidade de serviços (QCO).

por Nilton Sango Guimarães



1. RESUMO

Implantar o Active Directory da Microsoft como serviço de diretório para uma rede coorporativa significa deixar total disponibilidade de recursos de interação a usuários ou estações de trabalho, bem como em benefícios de segurança com a criação de florestas, domínios, árvores, Unidades Organizacionais (OUs) e grupos de trabalho, que propiciam aos administradores de rede uma melhoria na implementação, administração, design e planejamento gráfico e, aos gerentes de TI, uma diminuição total de custos (TCO) e de qualidade de serviços (QCO). A importância do AD está não só caracterizada como um simples autenticador de usuários e de máquinas, mas sim, num total e completo serviço que provê recursos desde o marco inicial de uma rede, com a construção de um pequeno domínio baseado em estações Microsoft até a criação de um robusto servidor com recursos webmail, compartilhamento de arquivos e pastas, segurança, além de uma nova aparência na replicação de dados do Global Catalog (GC), Schema e delegação de controles administrativos.

2 - FATORES QUE INFLUENCIAM NA UTILIZAÇÃO DO ACTIVE DIRECTORY SERVICES DA MICROSOFT

Atualmente a falta de conhecimento nas funcionalidades da base de dados do diretório da Microsoft e o marketing feito a favor dos softwares livres, em especial ao serviço Linux fazem com que poucas organizações optem em utilizar produtos Microsoft Coorporation como ferramentas de implementação, administração e soluções de problemas em uma rede coorporativa.

Outros itens com pouca informação é a respeito do licenciamento dos produtos Microsoft, em especial o Active Directory; segurança de dados/ informações e fluxo de dados na rede levando-se em conta a vulnerabilidade e escalabilidade do sistema.

Outros questionamentos gerados a partir do estudo feito são:
  • Por que utilizar estes serviços já que existem no mercado de tecnologia da informática (TI) vários outros que são derivados de softwares livres?
  • O servidor de diretório da Microsoft AD fornece segurança ou auditoria de conteúdos de forma eficaz?
  • Que relações têm-se em criar Unidades Organizacionais (OU) para fornecer diretivas de segurança?
  • Quando devo utilizar as diretivas de segurança local e qual a diferença com as Group Policy Security (GPO)?
  • Porque é aconselhável se fazer um bom planejamento e, porque o Active Directory é o mais indicado para servir como autenticador e autorizador de dados e informações em uma grande rede coorporativa?

Neste projeto, ainda veremos o que mudou entre o Microsoft Windows NT 4 Server rodando como Primary Domain Controller (PDC) para a atual versão 2.0 do Active Directory no Microsoft Windows 2003 Server Family.

3 - JUSTIFICATIVA

O impacto do AD nas redes reflete-se não só em nível dos benefícios já referidos, mas também em nível da partilha de informação e, principalmente, na relação futura entre o sistema operativo e o software nele instalado. O aparecimento do AD marca claramente uma fase de transição em que as aplicações deixarão de manter em bases de dados proprietárias toda a informação que manipulam, passando a usar também o AD como repositório o que agora é possível graças ao protocolo LDAP, bem como outras interfaces que a Microsoft disponibiliza, sejam elas sob a forma de objetos para manipulação através de linguagens de scripting, como o VBScript ou o JavaScript, bem como de um API.

A utilização do AD resulta em diversos tipos de benefício que no seu conjunto ajudarão o administrador de sistema informático a colher mais e melhores frutos, tanto ao nível da administração centralizada, como da comunicação, segurança, disponibilidade de recursos, entre outros.

Parece ilógico trocar um sistema totalmente livre e também seguro por um sistema que, na verdade, tem algum tipo de licença ou contrato que o cliente paga uma quantia para poder utilizar seus produtos, mas a questão é: ao se adquirir uma licença para servidor, no caso mais atual uma licença para Ms. Windows 2003 Server Family, o usuário estará adquirindo também, neste pacote, a interface que irá servir como servidora de diretório (Versão 2.0 do Active Directory Services); o Internet Information Service (IIS 6.0) que servirá como provedora de páginas web (intranet); serviços de terminal que fornecem acesso remoto à área de trabalho de um servidor através de um emulador de terminal (acesso remoto, terminal server ou adminpak); ferramentas resource kit, que são fantásticas, pois através delas não será necessário passar horas e horas programando para se desenvolver um simples sistema de gerenciamento ou de performance ou, até mesmo, um sistema que rastreie e encontre sniffers, worms e trojan em sua rede interna. Adquirindo uma licença para Ms. Windows 2003 Server Family, na instalação pode-se optar em modo servidor ou estação (Microsoft Coorporation, MOC 2151, 2001: Mod. 1, pág.2). Lembrando-se de que o licenciamento por local é mais barato e requer que cada cliente na rede que acesse o seu servidor tenha a sua própria licença. Este é o método mais fácil de gerenciar o seu licenciamento, porque não há necessidade de se preocupar com as conexões concorrentes desses clientes em um único servidor ou com quantos servidores cada cliente mantém conexões. Por outro lado, o licenciamento por servidor é diferente, pois cada conexão cliente-servidor requer uma licença. Se um cliente se conecta com 25 servidores, ele ocupará uma licença em cada servidor.

Uma rede coorporativa bem planejada e estruturada fisicamente, resulta em qualidade de serviços (QCO) e nível gerencial com controles totais a recursos de usuários e sistemas, além da diminuição de custos (TCO) com o custo total da posse simplificando a gerência, o uso mais eficiente de serviços fazendo com que os recursos da rede fiquem mais fáceis de encontrar, configurar e administrar por parte dos operadores e administradores de sistemas.

3.1. Porque Utilizar Esta Tecnologia

- Administração Simplificada - O Active Directory organiza recursos hierárquicos nos domínios fornecendo um único ponto da administração para todos os objetos de redes.

- Segurança nas informações - O controle de acesso pode ser definido não somente em cada objeto no diretório, mas também em cada propriedade de cada objeto.

- Políticas Administrativas - Podem ser criado várias regras de acesso para determinados usuários e computadores de uma rede, sem a necessidade de aplicá-los a todos.

- Extensibilidade - Os administradores podem adicionar novas classes de objetos ao Schema e podem adicionar novos atributos às classes existentes dos objetos.

- Escalabilidade - Ele armazena a informação organizando o diretório nas seções que permitem o armazenamento para um número muito grande dos objetos.

- Sistemas de busca - O Active Directory é bastante flexível quando solicitamos encontrar um determinado usuário através de perguntas ou buscas iterativas.

- Replicação de Informações - Fornece disponibilidade de informações, tolerância a falhas, balanceamento de cargas e os benefícios de desempenho para os diretórios.

- Integração aos outros Padrões de Diretório - É importante salientar que o AD compartilha informações com outros serviços de diretórios como o LDAP versão 2.0 e 3.0 e o NDS.

3.2. Como Modelar e Planejar sua Rede

Para se ter um ótimo desempenho e performance, segue - se abaixo uma tabela de protocolos para se planejar uma grande rede coorporativa.

1 Examine a Topologia de sua WAN.
2 Não transmitir um projeto - padrão do tipo serve para todos para uma AD.
3 Use florestas para criar sistemas de rede completamente separados.
4 Utilize domínios para resolver problemas de replicação e possíveis problemas políticos.
5 Estabeleça apenas um domínio se possível para cada departamento da organização.
6 Desenvolva nomes para os seus domínios/ árvores.
7 Tenha a Infra-estrutura DNS pronta.
8 Atualize servidores Windows NT 4 Server para Windows 2K Server caso esteja usando servidores DNS baseados no NT 4.
9 Descubra se existem domínios existentes e quais dos domínios estão mesclados.
10 Faça mesclagem de domínios.
11 Planeje Sites.
12 Monte sites para controlar largura de banda e replicação.
13 Use unidades organizacionais para criar ilhas de usuários e/ ou computadores aos quais pode-se então designar controles administrativos.
14 Escolha uma estrutura de OU para delegações e depois para diretivas de Grupo.
15 Crie e configure diretivas de Grupos - GPOs para as devidas OUs.
16 Implemente controles administrativos.
17 Use o poder da hereditariedade.
18 Verifique se em sua rede existem estações de trabalho que possuem sistemas diferentes a tecnologia 2000. Caso tenha trabalhe com o Active Directory em modo default (Modo nativo). Caso tenha somente estações NT, 2000, XP ou superior; trabalhe com o Active Directory em Modo Misto.
19 Crie uma conta de logon para Administrador Universal.
20 Renomeie todas as contas de administradores locais.
21 Renomeie todos os grupos administrators (locais e globais) e domain admins.
22 Ative a diretiva de segurança local para que a senha satisfaça os requisitos de complexidade (mínimo 8 dígitos contendo letras números e caracteres especiais). Obs: O Windows 2003 Server já vem por padrão com estas características ativadas.
23 Ative auditoria de eventos nas estações locais.


4. CONCLUSÃO

Conclui-se que o AD não só tem um papel fundamental na infra-estrutura de redes, com o levantamento e a criação de toda a estrutura lógica/física e design da organização, bem como no auxílio à tomada de decisão por parte dos gerentes de TI e administradores na implementação de planos/projetos de redes.

5. BIBLIOGRAFIA

JUNIOR, José Hervécio Teixeira. et. al. Redes de Computadores: Serviços, Administração e Segurança. São Paulo: Makron Books,1998.

MENDES, Wagner. Active Directory: Projetando, Implementando e Administrando Redes Com O Windows 2000 Server. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2003.

Microsoft Coorporation. MOC 2151: Windows 2000 Server and Operacting Systems Essencials. Washington: Microsoft Press, 2001.
______. MOC 2152: Implementing Windows 2000 Professional and Server. Washington: Microsoft Press, 2001.
______. MOC 2154: Windows 2000 Active Directory Services. Washington: Microsoft Press, 2001.

MINASI, Mark. Dominando o Windows 2000 Server: A "Bíblia". Trad. MINK, Carlos et. al. Sao Paulo: Makron Books, 2000.

SPEALMAN, Jill. MCSE trainning Kit: Microsoft Windows 2000 Active Directory Services. Washington: Microsoft Press, 2000.
Nilton Sango Guimarães

Nilton Sango Guimarães - Analista de TI / Professor Universitário. Pós-Graduado em MBA em Tecnologias ERP, Graduado em Ciência da Computação. Atua no Levantamento das informações para Tomadas de Decisão e Administração de TI.