Design - Photoshop

Tutorial Adobe Photoshop CS3 – Foto Manipulação de Cenário

Neste artigo vamos iniciar uma montagem de cenário com alguns efeitos.

por Luiz Felipe de Freitas



Vamos iniciar uma montagem de cenário com alguns efeitos.
Utilizaremos três imagens para chegar ao resultado final:







As imagens podem ser baixadas no link abaixo:
www.linhadecodigo.com.br/artigos/downloads/brto22/Cenario/ImagensCenario.rar

1º passo:
Abra as 3 imagens no Photoshop, começaremos com a imagem BASE 1 , que será como o nome diz, a base da nossa montagem.
Antes de mais nada, iremos preparar a imagem para receber a imagem BASE 2 em sua parte superior.
Portanto, na imagem BASE 1, acione o menu> IMAGE> CANVAS SIZE ( Tamanho da tela de pintura) Marque para a cor branca a opção “canvas extension color” (cor da extensão para a tela de pintura).
Na unidade de medida, modifique para PERCENTUAL, e na lacuna correspondente à altura, coloque 150. Tente se guiar pela imagem abaixo.



E logo abaixo, verifique como deverá ficar a sua imagem após a tela extendida:



2º Passo:
Iremos agora para a imagem BASE 2, que será inserida na BASE 1. Arraste-a com a ferramenta move tool para a imagem BASE 1, posicione-a como na imagem mostrada a seguir:



3º Passo:
Nesse momento iremos utilizar o recurso Match color (Corresponder cor) para igualarmos as duas imagens em cor e iluminação, será um ajuste fino, pois a escolha das imagens foi feita já pensando em uma boa harmonia entre os elementos, portanto com ambientes semelhantes.
Acionemos agora o menu>IMAGE (imagem)>ADJUSTMENTS(ajustes)>MATCH COLOR(Corresponder cor) Configure a ferramenta seguindo as referências abaixo, utilize a imagem BASE 1 como fonte (SOURCE), e coloque a opção camada (LAYER) como “Merged”, dessa forma iremos utilizar a imagem base 1 como referência para que a camada Layer 1 seja “igualada” ao fundo.
Confira na imagem abaixo o procedimento a ser tomado



4º Passo:
Feita a equalização das duas camadas, iremos agora apagar a parte indesejada da layer 1, usaremos para isso uma máscara...portanto, pressione o ícone Add a layer Mask localizado no painel de camadas como na imagem abaixo:

5º Passo:
Acione a brush tool (ferramenta pincel) com uma ponta com dureza de 50% / opacidade 50% / fluxo 50% e com a cor preta em primeiro plano, comece a apagar a parte inferior da camada do castelo, de forma que consiga remover o lago inteiro fazendo assim uma perfeita fusão entre as duas imagens. Repare que foi feita uma marcação amarela em toda a extensão que deverá servir como um limite para a máscara.
Lembrando que a parte preta da mascara é a parte que irá ser apagada, já a parte branca, ficará visível, daí a necessidade de fazer a escolha do pincel de cor preta para apagarmos e de cor branca para tornarmos visível a parte que necessitamos. Você poderá utilizar a tecla X para alternar entre as cores preta e branca durante o processo da máscara, assim concluindo mais facilmente todo o procedimento.
Utilize a imagem abaixo como referência:



6º Passo:
Agora podemos finalizar a máscara, posicionando o cursor do mouse sobre a miniatura (Thumbnail) que representa a máscara e com o botão direito acionar a opção APPLY LAYER MASK (aplicar máscara de camada).
Siga a imagem abaixo:



7º Passo:
Agora iremos tratar os detalhes para remover as imperfeições. Portanto iremos acionar a ferramenta Clone Stamp Tool , utilizando a tecla ALT, marque o alvo, e em seguida solte a tecla, e clicando no local indicado abaixo, tente fundir mais ainda as duas imagens. Utilize simultaneamente a ferramenta Sharpen tool (Nitidez)para reparar alguns pontos que venham a ficar desfocados com a utilização da clone.
Repare nas duas imagens abaixo, quase imperceptível à olhos desatentos, porém, importante para a qualidade final da montagem.





8º Passo:
Agora vamos lidar com o céu. Na imagem NUVEM.JPG, tecle CRTL + U, e na opção Saturação reduza para (-50). Em seguida com a ferramenta Move Tool mova a imagem para a nossa montagem. Feita a passagem para a nossa imagem, vamos acertar a perspectiva de forma que consigamos igualar a perspectiva do céu da montagem. Portanto, vamos ao menu EDIT>TRANSFORM(Transformação)>PERSPECTIVE(Perspectiva), e tente fazer como na imagem em seguida, forçando os pontos âncora para dentro.



Em seguida, confirme a transformação teclando enter, e na seqüência tecle CRTL + T para que possamos diminuir a extensão do céu. Faça como na imagem abaixo, e tecle enter novamente para confirmar a transformação.



9º Passo:
Agora, utilizaremos o mesmo procedimento usado no passo 5, o recorte por máscara, portanto, novamente, desta vez na camada das nuvens, acione na parte inferior da paleta de camadas o botão ADD A LAYER MASK , e apagaremos a parte inferior das nuvens, seguindo a linha amarela mostrada na imagem abaixo, como referência:


Em seguida, confirme a máscara aplicando-a como feito no passo seis.



10º Passo:
As nuvens estão muito escuras em relação ao resto da imagem, portanto vamos equalizá-las.
Tecle CRTL + L para acionarmos a caixa de Níveis (Levels) e vamos clarear essas nuvens, siga a imagem abaixo para se guiar:



11º Passo: Análise a imagem, e você vai reparar alguns desníveis de iluminação, por exemplo a cachoeira está excessivamente clara, teoricamente iluminado por um foco de luz, que não mais existe na imagem, portanto devemos igualar a iluminação da água com a iluminação do céu . Então, vamos primeiramente selecionar a água, então oculte todas as camadas, deixando visível somente a camada referente a cachoeira, em seguida, acione a ferramenta Magic Wand Tool, com as seguintes configurações e com a tecla SHIFT pressionada clique algumas vezes sobre a área da água, assim selecionaremos a área branca referente a água. A seleção deverá ficar assim:



12º Passo:
Agora, tecla CRTL + ALT + D e na caixa que se abrirá, a caixa de difusão, marque o valor para 10 pixels de raio de difusão após isso confirme OK.
Em seguida, tecla CRTL + L, assim acionaremos a caixa de níveis, regule seus valores como na imagem abaixo:



Dessa forma escurecemos a água, igualando-a ao ambiente geral.
Agora tecle CRTL + D para desmarcar a seleção.

13º Passo:
Agora iremos ocultar todas as camadas e manteremos visível somente a camada referente às nuvens.
Visualize no painel de camadas como deve ficar a distribuição das mesmas.



Feito isso, clique na camada da nuvem para ativá-la, e acione o menu SELECT>COLOR RANGE, na caixa que se abrirá, marque os valores como mostrado abaixo, e em seguida, clique com o conta gotas na imagem das nuvens, atentando em clicar na parte mais clara delas.Confirme OK, e repare que será criada uma seleção em toda a área mais clara das nuvens
Siga esse exemplo:




14º Passo:
Agora iremos duplicar essa seleção e utilizar essa duplicata para criar um efeito de raios de luz.
Portanto, com a seleção ainda ativa, tecle CRTL + J e teremos essa seleção duplicada em uma nova camada.
Agora, acionaremos o menu FILTER (filtro)>BLUR(desfoque)>RADIAL BLUR( Desfoque radial).
Configure como mostrado abaixo, confirme ok, e em seguida tecle CRTL + F para repetir o procedimento da aplicação do filtro.



Feito isso, passe essa camada para o modo de mesclagem SCREEN (Divisão), e duplique-a novamente para reforçar o efeito.
Até o momento ficaremos com a imagem dessa forma:




Agora vá ao menu LAYER> FLATEN IMAGE (Achatar camada) , dessa forma mesclaremos todas as camadas.

15º Passo:
Bom, já estamos quase concluindo nossa montagem. Iremos agora tentar dar um ar ao mesmo tempo sombrio, e fantasioso. Faremos isso explorando as cores da imagem, faremos isso utilizando camadas de ajuste.
As camadas de ajuste serão encontradas na parte inferior da paleta de camadas representada pelo símbolo , clique nele mantenha pressionado o botão do mouse, mova o cursor até a opção HUE SATURATION(Matiz e Saturação) e solte-o, dessa forma será acrescentada à paleta de camadas uma nova camada de ajuste onde regularemos a saturação da imagem,siga a imagem abaixo para se localizar.




Automaticamente, ao criarmos a camada de ajuste, aparecerá a caixa de matiz e saturação, regule-a como na imagem abaixo e confirme ok:



16º Passo:
Em seguida, faça o mesmo procedimento feito anteriormente para ativa uma nova camada de ajuste, porém dessa vez, uma camada de ajuste de PHOTO FILTER (Filtro de Foto) e regule como mostrado abaixo:



Bom, agora sim finalizamos todo o processo. Veja abaixo a imagem pronta:



Aqui uma outra versão, utilizando outra cachoeira e um posicionamento diferente, faça o mesmo para praticar.



Bom, finalizamos mais esse artigo, espero que gostem e consigam chegar ao resultado final.
Um grande Abraço!
Até a próxima

Luiz Felipe de Freitas

Luiz Felipe de Freitas - Photoshopmaster e Designer Gráfico formado pelo curso tecnico de Design gráfico e Produção Gráfica Senac Rio Tecnologia.
Também certificado pelo curso britânico Total training For Adobe Photoshop/Illustrator Cs 2 / Cs 2 Advanced.
Há 5 anos atuando como gerente e Adm do Staff do portal e forum de designers e web designers,
Upmasters.