Gerência - Ciclo de Vida de Desenvolvimento
Gerenciando seu projeto usando uma ferramenta livre - Parte 1
Esta é a primeira parte deste artigo que trata do uso de software livre para gerenciamento de projetos.
por Ricardo VeríssimoGerenciar o projeto não é nada
simples, lidar com prazos, custos, equipes e com perspectivas positivas e
negativas de todos os stakeholders (interessados) no projeto, seja ele o
cliente, a equipe, o gerente do projeto ou o fornecedor da solução. São etapas
que atrasam, são profissionais que não estão preparados ou estão na função
errada, são custos que sofrem alterações e muitos outros fatores que atrapalham
no sucesso ou fracasso do projeto. Vou mostrar neste artigo como controlar
algumas etapas de um projeto de aplicação usando uma ferramenta livre.
Vamos baixar e instalar a ferramenta Grantt Project para Windows, mas quem
preferir também pode usar a versão para Linux. O Grantt além de ser de fácil
utilização, é freeware e possui funcionalidades que em nada deixam a desejar
perante aos grandes como o tão famoso e conhecido Microsoft Office Project da
gigante Microsoft. O Grantt também importa projetos do Project. Para baixar o
software e conhecer outras informações, você pode acessar o site
http://ganttproject.biz/
Instalação do Project
Execute o arquivo ganttproject-2.0.6.exe e siga as etapas abaixo:
Obs: Caso tenha o Project instalado em seu computador e queira fazer com que o
Grantt abra automaticamente os arquivos do Project, marca a opção que está
desmarcada na caixa de dialogo acima.
Preparando o ambiente de trabalho
Pronto o Grantt está instalado agora vamos executar o programa e configurar
para criar nosso primeiro projeto.
Tecla de atalho CTRL+N
Cadastrando a equipe do projeto
Nesta tela do Grantt Project podemos cadastrar as pessoas que irão atuar no
projeto e suas funções. Existem algumas funções pré-definidas pelo sistema, mas
na tela anteriormente apresentada de configuração é possível incluir novas
funções (para ver a tela e cadastrar novas funções use CTRL+G).
Esta etapa na definição de um projeto é muito importante é chamada no PMBOK de
Project Human Resource Management (Gerenciamento de Recursos Humanos do
Projeto), incluem os processos necessários para definir, organizar,
desenvolver, atribuir funções e responsabilidades para equipe do projeto.
Definir funções e colocar toda a equipe da equipe, independente se a função da
mesma é de execução ou planejamento, ajuda muito no comprometimento da equipe e
no entendimento de sua importância em cada etapa do projeto.
Este artigo não tem a pretensão de mostrar todas as etapas de um projeto, pois,
não caberiam em tão pequeno artigo, mas sim mostrar como usar a ferramenta
Grantt Project e dar algumas dicas de gerenciamento de projetos. Seguindo este
objetivo, deixo abaixo as quatro etapas principais da etapa de Gerenciamento de
Recursos Humanos:
Com toda equipe criada no Grantt, quando criarmos as etapas do projeto,
definiremos que profissional executará cada tarefa, quanto tempo de previsão e
qual o custo da etapa.
Cadastrando as etapas do Projeto
Cadastrar as etapas do projeto é importante, pois, com elas será possível
controlar as equipes, as etapas, o cronograma, a execução e etc. Com o as
etapas inseridas no sistema, será possível, por exemplo, saber as etapas que
estão sendo desenvolvidas em paralelo que irá influenciar outras etapas e por
conseqüência o objetivo final do projeto.
Uma pesquisa de 2002 (Fonte: Chaos Report, Standish Group - 2002), revelou que
de todos os projetos da pesquisa, realizada em projetos de diversas áreas, 16%
somente logram sucesso total, enquanto 32% têm sucesso parcial e 52% falham.
Outro estudo baseado em 6700 sistemas desenvolvidos em 1997 (Fonte: Jones,
Carpen – Applied Software Measurement - 1997), demonstrou que os custos
resultantes da má realização da etapa de levantamento de requisitos, podem
levar os sistemas custar duzentas vezes mais que o necessário.
Existem outras inúmeras pesquisas que demonstram a importância da realização do
gerenciamento do projeto usando melhores práticas e usando métodos que de
avaliação constante dos resultados obtidos.
Constantemente principalmente em pequenos e médios projetos, fazemos tudo quase
que simultaneamente e de forma empírica, sem planejar ou executar de forma
clara as etapas, essa prática acontece por vários motivos: a pressão dos
prazos, dos custos, da equipe e tantas outras. Se quisermos ter consciência de
onde e porque o projeto não obteve sucesso ou obteve sucesso, mas estourou os
custos ou não atingiu a qualidade desejada, precisamos aprender a gerenciar de
forma profissional nossos projetos. Podemos gerenciar pequenos projetos através
de métodos ou até mesmo projetos pessoais.
Vamos imaginar que temos um sistema de comercio eletrônico para desenvolver
para o cliente que está em fase de levantamento e modelagem e teve em seu
escopo a definição que será desenvolvida em Java. Toda a modelagem foi desenvolvida em ferramenta de modelagem que defini as classes de
para esta linguagem já na modelagem e foram contratados programadores Java.
Durante o projeto o cliente diz devido à mudança da operadora de cartão de
crédito parceira para venda on-line a linguagem não poderá ser Java e deverá
ser Asp e que apesar da mudança o projeto tem o mesmo prazo de entrega final.
Você precisará de mão de obra especializada na nova linguagem, mudança ou
ajuste da peças de modelagem já confeccionadas. O custo será afetado, pois
provavelmente que você precise contratar ou treinar a equipe, terá de refazer
muitas etapas e redefinir o cronograma das próximas etapas para alcançar a
meta, reavaliar o custo e rever o contrato para cobrar ou não do cliente o
trabalho extra e etc.
O exemplo acima foi só para ilustrar o quanto uma ferramenta um projeto
gerenciado de forma planejada e estruturada poderá lhe ajudar para o
cumprimento do projeto e a melhoria da qualidade.
O PMBOK definiu 5 etapas subdivididas tem sete processos principais para gerenciamento
de integração de qualquer projeto, apresentadas resumidamente abaixo:
1. Iniciação do Projeto
• Desenvolver o termo de abertura do Projeto – Criação do documento que
autoriza formalmente um projeto ou uma fase de projeto;
• Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto – A criação da
declaração do escopo preliminar fornece a descrição de alto nível do escopo do
produto ou serviço para qual o projeto foi empreendido.
2. Planejamento
• Desenvolver o gerenciamento do projeto – Documentação das ações necessárias
para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares de um
plano de gerenciamento de projetos.
3. Execução
• Orientar e Gerenciar a execução – Executar o trabalho definido no plano de
gerenciamento do projeto para atingir os requisitos do projeto definidos na
declaração de escopo.
4. Monitoramento e controle
• Monitorar e controlar o trabalho do projeto – Monitorar e controlar os
processos utilizados para iniciar, planejar, executar e encerrar um projeto
para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do
projeto;
• Controle Integrado de Mudanças – Revisão de todas as solicitações, aprovações
e controle de mudanças nas entregas e nos ativos de processos organizacionais.
5. Encerramento
• Encerrar o Projeto – Encerra formalmente um projeto ou uma das fases através
da finalização de todas as atividades em todos os grupos de processos do
gerenciamento de projetos.
Continua na parte 2.
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