Gerência - Qualidade e Testes

Testes com Visual Studio Team System 2008 - parte IV

Neste artigo vamos aprender como criar testes unitários de banco de dados. Neste exemplo vou testar a procedure CUSTORDERHIST, do banco de dados Northwind em um gerenciador de banco de dados SQL Server Express.

por Fernando Amaral



Teste Unitário de Banco de Dados

Neste artigo vamos aprender como criar testes unitários de banco de dados. Neste exemplo vou testar a procedure CUSTORDERHIST, do banco de dados Northwind em um gerenciador de banco de dados SQL Server Express.

Primeiramente se você ainda não tem um projeto de testes criado, crie um novo projeto de testes. Em seguida acesse o menu Test, opção New Test. Na janela Add New Test, selecione Database Unit Test:

É aberta a janela de configuração do projeto, clique em New Connection para criar uma nova conexão com o banco de dados:

Informe os dados necessários para realizar a conexão:

Ao clicar em Ok, é criado o teste unitário de banco de dados:

Clique sobre o link “click here to create”, remova o os comentários criados pelo VS e insira o seguinte código:

O código acima executa uma Stored Procedure do banco de dados Northwind, passando como parâmetro um código de cliente. A procedure deve listar os pedidos do cliente. Temos que agora definir a condição para que a execução seja considerada com sucesso. Mais abaixo na janela de teste, podemos ver que existe uma condição inconclusiva já cadastrada:

Se executarmos o teste com esta condição, o resultado será inconclusivo, ou seja, o VS não poderá avaliar se o teste teve sucesso ou não. Remova esta condição para que possamos ter uma condição de execução de sucesso em nosso teste. Para remover basta selecionar a condição e clicar em Delete Test Condition.

Vamos agora adicionar uma condição do tipo Row Count, para isso, selecione esta condição e clique em Add Test Condition:

Acesse a janela de propriedade da condição, e altere o valor da propriedade Row Count para 11:

Criamos uma condição em que, se o resultado da execução do teste retornar 11 linhas, o teste será considerado com sucesso.

Execute o teste. Note que o mesmo foi considerado “aprovado”:

Clique sobre o resultado para ver detalhes da execução:

Fernando Amaral

Fernando Amaral - Certificado PMP pelo PMI, CDIA+ pela CompTia, MCP, MCAD, MCSD, MCDBA, MCT pela Microsoft. Pós Graduado em Gestão de Sistemas de Informação (UNIDERP) e Melhoria em Processos de Software (UFLA). Atualmente reside em Campo Grande, MS, onde presta consultoria, treinamentos e palestras na área de TI.
Blog:
http://www.fernandoamaral.com.br.