Infra - Windows Server

Quais são as modalidades mais comuns de Virtualização?

Existem várias categorias de virtualização hoje em dia no mercado.

por Fabio Hara



Existem várias categorias de virtualização hoje em dia no mercado, porém as mais comuns de virtualização são:

1. Virtualização de apresentação

a. Neste modelo temos o servidor que possui aplicativos de desktop instalados localmente. O serviço de virtualização de apresentação envia apenas a tela da aplicação (camada de apresentação) para os desktops. Todo o processamento e uso de memoria ficam no servidor de virtualização de apresentação. O desktop que executar esta camada de apresentação irá trafegar basicamente atualização de video, comandos de teclado e mouse.

b. Quem trabalha com produtos Microsoft conhece esta tecnologia através do Terminal Services (http://www.microsoft.com/windowsserver2008/en/us/ts-product-home.aspx)

2. Virtualização de aplicação

a. Este modelo é um dos mais interessantes, pois resolve muitos problemas de incompatibilidade de aplicativos nos desktops. Muitos administradores de rede e equipes de help-desk já passaram por situações onde determinado aplicativo X não pode ser instalado na mesma maquina que tenha o aplicativo Y devido a algum conflito. Neste cenário, o servidor de Virtualização de Aplicação controla o envio dos aplicativos para os desktops. Nos desktops a aplicação é executada normalmente utilizando a memoria e processador local, porem é totalmente independente de caracteristicas locais do desktop como registro, arquivos, etc.

b. Para aqueles que trabalham com tecnologias Microsoft esta virtualização é fornecida através do Microsoft Application Virtualization (http://www.microsoft.com/systemcenter/appv/default.mspx)

3. Virtualização de desktops

a. Este modelo trabalha em conjunto com outras soluções de virtualização,e oferece um meio seguro e estável para virtualizar desktops. Normalmente demanda uma infra-estrutura específica para isto, chamada de Virtual desktop Infrastructure (VDI)

b. Para quem quiser saber mais sobre esta tecnologia do lado Microsoft basta acessar o link (http://www.microsoft.com/virtualization/products/desktop/default.mspx#VDI)

4. Virtualização de servidores

a. Este é o principal cenário de virtualização corporativo, pois é a princípio o mais rápido de ser implantado.  Aqui a virtualização demanda uma camada responsavel pelo “ambiente” para as maquinas virtuais, mais conhecido como Hypervisor.

b. Os principais fabricantes de solução de virtualização possuem seus próprios Hypervisors, e no caso da Microsoft é conhecido como Hyper-V (http://www.microsoft.com/hyper-v)

A virtualização de servidores demanda um capítulo especial dedicado a ela. Gostaria de detalhar mais a fundo como funciona o Hyper-V da Microsoft.

Fabio Hara

Fabio Hara - Um dos primeiros MVPs (Most Valuable Professional) de infra-estrutura do Brasil, além de MCTS, MCITP, MCSA, MCSE, MCITP e MCT, com mais de 14 anos de experiência no mercado de infra-estrutura de redes Microsoft. Atuou em muitos cases da Microsoft e hoje ocupa a posição de Especialista em Infra-estrutura e Virtualização no time do TechNet Brasil. Sua missão é contribuir com os profissionais e comunidades de IT Pros a explorar as funcionalidades e recursos da plataforma Microsoft.

Blog:
http://fabiohara.spaces.live.com
Twitter: http://Twitter.com/fabiohara